terça-feira, abril 27, 2010

NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

COM UM BOCADINHO DE NÓS TODOS...


Uma final de uma Taça de Portugal, uma primeira vez e por isso um marco na história de cada uma das atletas, de cada um dos treinadores, de cada um dos directores, de um Clube com quase 90 anos de vida e de um Departamento de Voleibol com apenas nove.

Um prémio colectivo para as ATLETAS, sobretudo do presente mas também do passado, para TREINADORES sobretudo do presente e do passado, para DIRECTORES também do presente e do passado e para os pais, mães, avós das atletas do presente e do passado.

O reconhecimento pelo trabalho dedicado de muitas ATLETAS do presente e do passado, DAQUELAS que desde tenra idade se apaixonaram pelo Voleibol e que vivem ou viveram para o Voleibol. São sobretudo ELAS as grandes obreiras desta final. São sobretudo ELAS a razão de ser e o futuro deste Departamento. Começaram meninas...são hoje mulheres...

E para que conste da história, ELAS (as do presente) são: Catarina Dias (distribuidora e capitã), Bárbara Julião (central); Vânia Lages (oposta); Alexis Rodrigues (central); Sara Barata (central); Bruna Rodrigues (libero); Joana Teixeira (ponta); Filipa Castro (ponta); Mariana Falcão (ponta); Mariana Filipe (oposta) e Marina Costa (distribuidora). Rita Matos (do futuro). E não esquecemos muitas do passado. O Voleibol corre-nos no sangue".

Um prémio colectivo para os TREINADORES, o reconhecimento pelo trabalho dedicado dos treinadores, dos “setores” e das “setoras”, dos “profes” e “profas”: sobretudo da Mina, do Dias e do Lucas. Três vidas dedicadas ao Voleibol, com funções, preocupações e responsabilidades que vão muito para além do treino desportivo. Principais responsáveis pela propagação na juventude feminina bracarense da epidemia “amor ao voleibol”, que se alastrou já a quatro gerações de jogadoras. Grandes responsáveis por esta final e pelos títulos já conquistados e por aqueles que ainda vamos conquistar.

Um prémio colectivo para os TREINADORES mais jovens que nos acompanham ou acompanharam no dia a dia destas nove épocas: António Martins e João Pedro. Sempre leais. Sempre connosco nos bons e nos maus momentos. Que nos aturam nas derrotas e nos maus treinos e nos silêncios. Especialistas em estatísticas e scoutings e filmagens e conselhos e serviços e mais serviços e bolas mortas e ataques e passes e...em ler os olhos das atletas...

Para a nossa amiga, talentosa, paciente, fisioterapeuta, Emília Soares e para os do passado: Vera e Luís. Que nos tratam as tendinites, as entorses, as contracturas e as outras coisas todas... E para os assessores de imprensa: Nuno Gonçalves (o melhor fotógrafo de Voleibol) e para a Filipa e para o pequenino (que não me lembro do nome) e para o Filipe que nos trata do blog e agora do site e que nos faz a mesa. E para as "gajas" com pêlos nas pernas que treinam connosco: Meira, Pedro, Luís, Malveiro e outros... e para os nossos patrocinadores...e para os que nos aturam na U.Minho (Parente, Pedro, Alexandre, Pinto, Luís e outros...

E para os DIRECTORES do Voleibol, Nádia, Mina e Nuno (do presente) e para os do passado que deixaram saudade, Maria do Céu.

COM UM BOCADINHO DE NÓS TODOS...

Mas para além de prémio colectivo, esta final, é também uma bofetada (apenas uma) de luva branca para aqueles que há dois anos ao saírem, vaticinaram para esta data o fim do Departamento de Voleibol. Como se pode verificar, afinal, a nossa saúde está óptima e recomenda-se.

quinta-feira, abril 22, 2010

ACABAR O CAMPEONATO COM VITÓRIA

Começámos o campeonato com vitória e acabámos com ela. O último dos 24 jogos realizados para o campeonato 09/10. A última das 5 visitas esta época à capital: 3 para a Taça mais duas para o campeonato e fomos felizes à beira Tejo, fizemos por ser felizes, nunca perdemos.



Um autocarro, um motorista (a horas e direitinhos até ao pavilhão e até Braga), duas equipas, 4 treinadores, dois avós (sempre connosco), uma mãe libero, mais pai, mãe, irmã e muleta Barata à espera, com mais sol que chuva, pouco GPS alexiano, muito esparguete e dureza da febra.

As 3 Juniores passaram-se para o outro lado do rio e também ganharam 3-0 e porque o Voleibol foi, é e será, só para quem quer (SEMPRE) e para quem pode (SEMPRE), não fomos nove (não senhor) nem oito (não senhor) mas sim SETE MAGNIFICAS. E porque a Julião quer e pode SEMPRE lá teve que mudar de sitio e de funções, porque a equipa merece, porque a equipa merece tudo.


Tínhamos pedido em primeiro lugar uma VITÓRIA e ela aconteceu; em segundo pedimos 3-0 e também aconteceu. Equilibrado? Foi sim senhor. Mas nos momentos de decisão lá estivémos para decidir cada um dos sets. 27-25; 25-23; 25-22.

Uma palavra para o CV Oeiras. Uma equipa que em todos os 5 jogos connosco, nunca baixou os braços até ao apito final do árbitro. Uma equipa que foi evoluindo em cada um dos jogos e que foi ganhando a experiência de jogar na A1. Ao treinador e às atletas do CV Oeiras o SC Braga deseja um rápido regresso à divisão maior do voleibol português.

E agora vamos lá para Baião. Que o sonho continue... vamos lá continuar a sonhar meninas. O pavilhão será vermelho. Apoio não faltará, daqueles que acreditam em nós, daqueles que nos vão empurrar, que nos vão dar mais força e que esperam muito de nós. Impossível desiludi-los. Impossível não os sentir.

Vamos lá equipa.

sexta-feira, abril 16, 2010

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Vamos encher o multi-usos de Baião.

A Final da Taça de Portugal de Seniores Femininos, a realizar pelas 11h30 do dia 25 de Abril (Dia da Liberdade), será disputada pelo Clube Atlético da Trofa e pelo Sporting Clube de Braga, no Pavilhão Multiusos de Baião, organizada sob a égide da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), com a colaboração da Associação de Voleibol do Porto e o apoio da Câmara Municipal de Baião.
A entrada é livre, prevendo-se casa cheia nesta 38.ª edição da prova-rainha do Voleibol nacional.O jogo será transmitido em directo pelo canal televisivo Sport TV e poderá ser seguido ainda através do sistema de live score na página oficial da FPV: www.fpvoleibol.pt.

Nos jogos das meias-finais, as trofenses venceram, por 3-1 (25/16, 25/19, 10/25 e 25/13), as açorianas do Clube Kairós, enquanto as bracarenses derrotaram, pela margem mínima (25/23, 23/25, 11/25, 25/22 e 15/9), as madeirenses do Centro Social e Desportivo da Câmara de Lobos.
Nos quartos-de-final, o CA Trofa venceu, em Gondomar, a Ala Nun’Álvares por 3-0 (25/23, 25/18 e 25/16), enquanto o SC Braga derrotou, no recinto do seu adversário, o Clube de Voleibol de Oeiras por 3-2 (19/25, 25/19, 25/13, 17/25 e 15/9).
Na época passada, igualmente no Multiusos de Baião, o Clube Desportivo Ribeirense inscreveu o seu nome, pela primeira vez, no historial dos vencedores da prova-rainha do Voleibol nacional, ao vencer, por 3-1 (25/14, 18/25, 25/17 e 25/16), o GDC Gueifães.
No total das 37 edições da Taça de Portugal, os títulos estão assim distribuídos: Castelo da Maia GC e Leixões SC (8); Boavista FC (7); AC Portugal e CA Trofa (3); Sporting CP e SL Benfica (2), CD Ribeirense, CS Madeira, CDUP e E. Avenida (1). [Ver Vencedores da Taça de Portugal]
Recorde-se que, no dia 3 de Abril, o Castelo da Maia GC ergueu a sua 5.ª Taça de Portugal – seniores masculinos ao vencer, por 3-1 (26/24, 21/25, 25/18 e 25/23), o SL Benfica, na Final disputada no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

terça-feira, abril 13, 2010

DESPEDIDA COM VITÓRIA

3-1 SOBRE O ALA

Terceira vitória nesta 2ª fase. Despedimo-nos dos adeptos com vitória justa e merecida. Ficam a faltar dois jogos para o fim da época competitiva: Oeiras no próximo fim de semana lá e depois a final da Taça em Baião no 25 de Abril. Acabar a época numa final com Sport Tv não é nada mau, mesmo que seja de manhã.

Mais um jogo sem as Marianas, que andaram com a Selecção pela Suíça. Portaram-se muito bem bem as nossas internacionais pelo que mostraram as estatisticas dos 5 jogos. Vão lá ver à CEV...

A Federação esqueceu-se (?) que elas jogavam na A1, pelas seniores do SCB (ele sabe lá...ele quer lá saber...) e como tal só interrompeu o campeonato das juniores. Alguém se admirou? Fomos prejudicados? Foi a primeira vez? Será a última? Os clubes do voleibol feminino aguentam com todos os maus planeamentos federativos. Haja estrangeiras...

A Selecção Nacional, essa, já não esteve tão bem...infelizmente é claro. As estatisticas dizem isso. Vão lá ver. 5 jogos, 5 derrotas, 2 sets metidos, 15 sofridos, últimos da série. Falhámos a qualificação para o Europeu da categoria, falhámos o apuramento para a 3ª fase que poderia qualificar. É verdade que pouco foi diferente relativamente a anos anteriores e em outras "poules" e a D. Gilda que me perdoe, pois a escola cubana está bem à frente da escola portuguesa, mas como é possível permitir ou tolerar que a sua (nossa) Selecção possa ter ido para uma poule de um Europeu sem fazer uns joguitos treino ou sem fazer um torneiozito de preparação tal como os rapazes fizeram? A D. Gilda que me perdoe mas nesta altura já deverá ter concluído que o murro na mesa do presidente da Federação tem que ser dado ontem se quiser que a nossa Selecção e o voleibol feminino tenham futuro melhor.

Em Braga, aqui na Universidade do Minho, até ficámos surpreendidos e desconfiados, com a facilidade sentida nos dois primeiros sets. 25-12 e 25-16 com bom serviço e excelente ataque. E no 3º set o Ala é certo que acordou, jogou mais perto do seu valor mas também é certo que tirámos cedo o pé do acelarador.

O set foi mais equilibrado e levámos com um 25-23. No 4º manteve-se o equilibrio até aos 18-16 para nós, altura em que uma alegada falta de formação levou o resultado para 17-17. A partir daqui passámos novamente para a frente e fechámos o set e o jogo com 25-22.
Boa despedida dos adeptos com vitória justa. Fomos muito melhores no ataque, no side-out, no bloco e no serviço. Melhores na recepção e na defesa. E sobretudo falhámos muito pouco o que é um bom indicador para os próximos 2 jogos.

A Filipa esteve muito bem. Bateu o record dos pontos. 27+, nada mais nada menos, é obra e prova que a Castro consegue chegar ao final da época num excelente momento de forma. Quem treina assim não engana...

Também bem esteve a Barata com 12 pontos +, depois a Alexis com 9+, Vânia com 8+, Julião a ponta com 5+, Catarina e Joana com 3+, sem esquecer a libero Bruna e a distribuidora Marina.

Para a semana nova corrida nova viagem a Lisboa. É a 5ª esta época. Preparem os GPS's. Pela primeira vez temos que acertar à primeira no pavilhão de S. Julião da Barra.
Meninas só faltam dois.
Vamos lá equipa.