segunda-feira, fevereiro 15, 2010

ESTAMOS NAS MEIAS FINAIS

VITÓRIA GELADA SOBRE O OEIRAS
Fica para a história: porque vamos onde nunca fomos (meias finais da Taça de Portugal).
Fica na memória: por tudo o que passámos.

Chegámos em cima da hora do jogo. Ai ai sr. Luís... Sem GPS nunca mais. Fomos primeiro pelo IC 17, dar uma volta até Mem Martins, que é sempre um lugar bonito e turistico.
Depois já dentro de Oeiras encontrámos um santo que nos levou ao pavilhão da ADO e não ao do CVO.
E o relógio sempre a andar.
Equipar que é uma pressa, entrada, uma a uma na arca frigorifica, qual pé direito qual quê, uma corrida"ópralá" e outra "ópracá", uma diagonal sem defesa para ser mais rápido, um minuto de "bate bola" e o árbitro apita para o sorteio.
"Se a equipa adversária concordar podem aquecer"-diz o árbitro... mas a equipa adversária, pela voz do seu treinador, não concordou.

E vai sorteio.

E esperávamos nós aquecer um bocadinho à rede depois, mas também não houve concordância.
E vai apito para começar o jogo às 18H10.
Batemos recordes pessoais e de equipa. Muito geladinhas pois claro, como convém.

As placas de publicidade do patrocinador, que no último jogo em Oeiras estavam ao pé das balizas, avançaram até 3 metros da linha final.

Somos os únicos culpados pela situação. Pedimos desculpa ao público e ao CVO pelo atraso.

Mas felizmente que o espirito dominante no Voleibol português não é este.
Sempre mostrámos e sempre encontrámos alguma tolerância e espirito desportivo nestas situações imprevistas e a prova disso é que concordámos, sem hesitações, que este jogo fosse alterado para as 18H00.

Prontos vamos lá ao jogo. Entrámos muito mal.
Mãos geladas mais o resto do corpo, nervosas, desconcentradas, a servir por baixo e a perdoar no ataque.
Muito mal no kill (21%), no ataque (8%) e no side-out (18%). Desvantagem no marcador desde o início do set e assim foi até aos 19-25.

Mas aquecemos um bocadinho.
No 2º set um bocadinho melhores, obrigado.
Passámos o kill para 35%, o side-out para 56% e o serviço para 55% e sem jogar bem lá deu para ganhar (25-19).

E aquecemos mais outro bocadinho.

No 3º set, um bocadinho melhores,obrigado.
O kill já foi para os 50%, o ataque para os 46%, o side-out continuou nos 56% e a recepção ao longo destes 3 sets foi também sempre subindo e lá deu para ganhar mais um set agora por 25-13.

Conseguimos dar a volta ao jogo.

Mas (no Voleibol há muitos mas) no 4º set, quando pensávamos que o jogo e a eliminatória estavam decididos, eis que o CVO, agora sim com todo o mérito, entra muito bem neste set e quando acordámos já tínhamos muitos pontos para anular.

A nossa recepção que tinha estado sempre a subir foi repentinamente abaixo e com ela lá foi o side-out, o kill e o ataque. 17-25 e jogo novamente empatado a 2-2.

Lotaria da negra pois claro.
Entrámos bem na negra. Explorámos bem a recepção adversária, estivémos melhores na recepção, no side-out, no ataque, no kill e no serviço e ganhámos uma vantagem de 4/5 pontos que conseguimos gerir até ao fim.
15-9. 3-2. Objectivo cumprido.

Passagem às meias finais onde também já estão Trofa (3-0 ao Ala), Clube K (3-0 ao Vitória) Câmara de Lobos (3-0 ao S. Tirso) e Braga. A final da Taça de Portugal está marcada para 25 de Abril.
É sempre bom jogar no dia da liberdade e de Portugal.
Continuamos a sonhar.

As meias finais estão marcadas para 13 de Março e o sorteio afinal é já no dia 18 de Fevereiro, próxima 5ª feira.

Se calhar nesta altura somos a equipa pretendida pelas outras 3.
Mas nós só queremos uma e queremos que seja em nossa casa.
Qual será o santo ou santa padroeira dos sorteios das meias finais da Taça de Portugal? Alguém sabe?

Urgente investigar. Temos 33% de hipóteses. Há que pôr muitas velinhas.
O sonho continua.
Vamos lá meninas!!!

terça-feira, fevereiro 09, 2010

A MELHOR PRIMEIRA FASE

A melhor 1ª fase nestes 3 anos de A1, a melhor entre as melhores equipas e entre as melhores jogadoras.
No 1º ano, só com nove equipas, tivémos 2 vitórias na 1ª e zero na 2ª fase. Na Taça fomos até à 2ª eliminatória onde já tínhamos ido quando estávamos na A2 (Académica, lembram-se?).
No 2º ano já foi melhorzinho: com 10 equipas, 3 vitórias na 1ª fase+4 na 2ª. Foram 7. Ficámos em 8º lugar à frente do Leixões e do Belenenses. Na Taça fomos logo à vida com o Trofa na 1ª eliminatória. Não foi?
No 3º ano já temos 6 vitórias na 1ª fase e mais algumas conseguiremos na 2ª. Vamos procurar a melhor classificação de sempre do SC Braga? 7º lugar? Na Taça chegámos aos quartos, onde nunca tínhamos chegado e temos hipóteses de chegar às meias ganhando Sábado em Oeiras. E sonhamos com a final da Taça. "O sonho comanda a vida". Porque não? Sem tirar o pé do acelerador nos treinos para que o sonho possa durar. E do Trofa? Não falamos no jogo? Um bocadinho vá lá...
1º set: serviço delas, 4 ataques nossos, 4 blocos delas, 4-0 para elas. Começou mal mas foi melhorando. Jogámos de igual para igual. Serviço 5 estrelas, recepção com 4, ataque com 11 kills, fomos equilibrando, perdendo a "vergonha" e o "respeito" por que afinal elas são as campeãs nacionais e por que afinal elas já vão à frente esta época e fomos equilibrando até aos 25-19.
No 2º set continuámos sem vergonha e sem respeito. 5 estrelas no serviço, 3 na recepção, ataque com 6 kills (menos 5 que no 1º) e fomos equilibrando até aos 25-19 mais uma vez. O jogo valeu por estes dois sets. Depois, no 3º, quando acordámos já estava 10-0 e como já era tão tarde... voltámo-nos para o outro lado e adormecemos outra vez até aos 25-11. E foi assim o jogo.

Parabéns ao Trofa que fez (como sempre) um jogo sério e não facilitou. Ainda bem que no site da FPV apareceu o aviso ao Trofa (eles poderiam não saber...) "Embora seja claramente favorito a vencer esta primeira fase do Campeonato, o CA Trofa não pode ceder diante do SC Braga (domingo), pois corre riscos de ser apanhado pelo CD Ribeirense. Curiosamente, se as trofenses perdessem por 2-3 e as açorianas vencessem os dois jogos que lhes falta disputar (Ala Nun’Álvares, no sábado, e GDC Gueifães, no domingo) pela margem máxima, as duas equipas ficariam igualadas em pontos e em sets ganhos e perdidos, respectivamente, 34 pontos e 50/11 em sets, havendo, nesse caso, necessidade de desempatarem (*) pelo rácio entre pontos ganhos e pontos perdidos…"
A FPV também nos podia ter avisado (caso não soubéssemos) que ganhando ao Trofa estaríamos na fase final dos primeiros...mas...esqueceu-se...não vinha a propósito...
Não se esqueceu foi de avisar o Ala de Gondomar: "Por outro lado, e com hipóteses matemáticas, o SC Braga ainda corre o risco de perder o 6.º lugar (último de acesso à Série dos Primeiros) para a Ala Nun’Álvares de Gondomar.Caso as gondomarenses vençam os dois jogos (CD Ribeirense, no sábado, e Clube K, no domingo), independentemente do resultado do jogo SC Braga-CA Trofa, ou caso vençam apenas um jogo e as bracarenses percam com o CA Trofa."
Afinal o sexto classificado foi o surpreendente Leixões que deu 3-0 às 2 equipas da Madeira e passou à frente da concorrência no set-average.
Vamos lá meninas...

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Mais uma vitória...

No domingo, em casa, averbámos a nossa sexta vitória nesta 1ª fase do Campeonato Nacional Feminino da I Divisão – A1. Vencemos o Leixões por 3-1, com os parciais de 27-25, 22-25; 25-20 e 25-13.
Jogo entre 2 equipas muito jovens, constituídas quase exclusivamente por atletas portuguesas oriundas das “canteras” e ambas em condições e com ambições de se classificarem nos seis primeiros lugares da tabela classificativa. Recorde-se que na 1ª volta, em Matosinhos, já tinhamos vencido por 3-2.
Muito equilibrado o 1º set, "só" falhámos 7 serviços neste set, mas estivémos muito eficazes no ataque (16 pontos) e no bloco (4 pontos) e conseguimos fechar o set nas vantagens por 27-25. No 2º set o Leixões comandou o resultado, ganhou vantagem apreciável com 21-16 e apesar da nossa reacção tardia, o Leixões conseguiu fechar com 25-22.

A partir daqui, o Leixões não mais conseguiu equilibrar o jogo, fomos melhorando em termos de serviço, criando mais dificuldades à recepção e à construção do ataque adversário, obrigando a veterana e talentosa distribuidora do Leixões a muito trabalho para poder servir razoavelmente as suas atacantes. No 3º set comandámos sempre o resultado, jogámos sem pressão e fechámos este 3º set aos 25-20. No 4º set as leixonenses deixaram muito cedo de acreditar que poderiam mais uma vez empatar a partida e uma série de erros na recepção fizeram com que neste set quase nos limitámos a bem servir (Julião, pois claro) e a assegurar novamente uma vantagem tranquila e uma vitória por 25-13 neste último set.Analisando globalmente este encontro, podemos afirmar que fomos justos vencedores: estivémos muito melhor na recepção, muito melhor no ataque (com 51 pontos de ataque) e muito melhor no bloco (11 pontos) e mesmo falhando 15 serviços ao longo de todo o jogo, contra 6 do Leixões, conseguimos ligeira vantagem na eficácia global de serviço.
A Falcão (5 pontos de bloco) e a Filipa, estiveram bem e foram elas as melhores pontuadoras com 12 pontos (18+ /6-) cada uma e atingiram o melhor score individual desta época.

A Filas, (o fotógrafo engraçou com a 7?) foi regular em todas as acções do jogo e conquistou 9 pontos (14+/5-). O melhor é 11.

A Alexis (3 pontos: 9+/6-) esteve mais viva, falhou 4 serviços (!!!!) e esteve longe do seu melhor score (10 pontos). A Sara (2 pontos: 5+/3-) também longe dos 11 pontos que é o seu melhor. Não atacaram muito, mas atacaram bem e conseguiram algumas vezes contrariar, no bloco, as pontas leixonenses.

A Julião, esteve muito bem no serviço e embora estivesse pouco tempo em jogo conseguiu 4 pontos: 4+ /0-). A Dinamene, esteve bem melhor que no último jogo em Gondomar, tacticamente percebeu o jogo, falhou 4 serviços mas também serviu muito e bem.

A Bruna, esteve regular na recepção ao longo dos 4 sets, no último jogo contra o Leixões tinha tido a melhor eficácia (77%) neste ficou-se pelos 59% mas esteve muito bem na defesa da diagonal.No próximo domingo, teremos o último jogo desta 1ª fase, recebemos o Trofa, não esperamos facilidades mas também não vamos dá-las. Precisamos da equipa no seu melhor, precisamos de cada uma no seu melhor, precisamos de estar todas e todos num dia bom e esperar e acreditar (mesmo) que o Trofa, já há muito classificado, actual campeão nacional, poderá estar num dia mau... ou poderá acreditar nas suplentes... ou poderá... Acreditar é a palavra de ordem... lutar até ao fim... não dar pontos... falhar pouco... até porque um set a mais ou a menos poderá fazer a diferença... e depois com a consciência tranquila... vamos esperar pelos outros resultados. Se ganharmos seremos nós... se perdermos...vamos ver quem é...

VAMOS LÁ MENINAS...