terça-feira, janeiro 26, 2010

TROPEÇÁMOS...

MAS NÃO CAÍMOS...
Era um jogo importante mas o Ala foi mais forte e teve mais sorte nos momentos finais do 1º e 4º sets. Fizemos erros que não costumamos fazer.
No jogo da 1ª volta em Braga ganhámos por 3-0 com 25-07, 27-25 e 25-22 mas não há 2 jogos iguais.
Até entrámos bem no jogo, recebemos bem e blocámos bem e tivémos aos 23-17 uma vantagem de 6 pontos que normalmente daria para ganhar.
Mas não deu e a história do jogo começou a ser escrita neste set com 26-24 para o Ala.

A sentir muito a derrota do 1º, começámos no 2º a receber muito mal, a não atacar nem blocar e ficámos pelos 18 pontos. Mudámos alguma coisa na equipa, reagimos aos 2-0, servimos bem e merecemos o 3º set com 25-23.
No 4º entrámos determinadas para levar o jogo para a negra, foi mesmo o nosso melhor set, atacámos bem, não sofremos nenhum bloco, recebemos bem mas pagámos caro os 7 erros de ataque que cometemos e os 4 serviços falhados e perdemos novamente nas vantagens por 26-24 e o jogo por 3-1.
Os árbitros estiveram bem, o Ala também, só nos podemos queixar de nós próprios.

E as contas? As contas continuam as mesmas. É preciso ganhar ao Leixões no próximo domingo.
Vamos lá?

segunda-feira, janeiro 18, 2010

MAIS UMA VITÓRIA

GRÃO A GRÃO...

Era à partida um jogo complicado. Primeiro porque não estavam todas. Segundo porque as que estavam não estavam todas bem: Alexis com o joelho, Filipa com a coxa, Catarina com o estômago, Joana com 4 exames e 4 treinos para esquecer, Bruna com gripe, Xana a treinar fora do sítio e salvaram-se (?) a Vânia e a Sara só com "bolas" nas costas. O Tó ainda não recuperou a 100% dos galaicos. A Mila está quase.


Bem mesmo, só o homem da mesa, obrigado Filipe, a fotógrafa que não falha, obrigado Filipa, o sr. director Nuno que não perdeu o dedo como as fotos comprovam, os Ruis árbitros, as duas juvenis a ajudar nas bolas, mas... mesmo mesmo mesmo bem só esteve o mais velho (velhote não) que empresta, aluga e vende saúde a quem precisar e que não tem joelho, nem coxa e muito menos estômago ou exames ou gripe. As verdades têm de ser ditas.

À partida um jogo complicado.

No inicio do aquecimento tivémos a boa noticia que a melhor pontuadora delas (lá) não iria jogar...vá lá... vá lá...

E o 1º set foi mesmo complicado com as "Isaltinas" a entrarem muito melhor que nós no jogo. Nós tardámos a entrar... convencidas (?) que o calor delas era sol de pouca dura mas não era. Aqui ficam os parabéns às meninas de Oeiras pela garra e pelo calor de uma equipa que estando numa situação complicada na classificação e não ganhando nenhum jogo até ao momento demonstraram uma grande atitude e nunca baixaram os braços. Não é fácil (nós sabemos bem) o primeiro ano de A1.

E nós tardámos... e tardámos... e só passámos para a frente do marcador aos 22-21. Ufa! Tardámos e quase que não dava mas lá conseguimos fechar o set com 25-21 porque temos mais anos de A1 que elas. Ficou o susto e a certeza que a chave da vitória no jogo foi a vitória neste set.
O 2º set também não foi fácil mas comandámos sempre o resultado e a maior vantagem de pontos foi obtida mais uma vez na parte final do set. Fechámos com 25-17.

O terceiro foi rapidinho. O nosso serviço apareceu finalmente com as "bombas" da Joana e da Sara. Impressionante os 10 pontos de serviço que conseguimos neste set, mais 8 de ataque, mais 2 de bloco, mais 5 dados o que resultou numa vitória expressiva por 25-07. Estava consumada a 5ª vitória o que nos atira para o 6º lugar da classificação e a 1ª fase até podia acabar já... mas ainda faltam 3 jogos: Ala lá, Leixões cá e Trofa cá... e tudo depende de nós, não dependemos dos resultados de ninguém, o que é muito bom e motivante.
Foi este o jogo em que falhámos menos o que é muito bom sinal.

Alexis muito apagadinha (zero pontos) e mais um jogo para esquecer, melhores dias virão...(?) Joana só a começar no 3º set mas foi a melhor pontuadora com 11 pontos, desta vez disse...

A seguir a Sara com 7, esta é a sua cara no ataque, vamos lá Alentejo! Depois a Vânia com 6 pontos, com a 5 (na foto) muito bem a ajudar num bloco triplo (categoria) e com a 14 a fechar (?) falta um bocadinho ...

Filipa com 5 pontos mas foi regular e a coxa portou-se bem
Xana a libero pois claro

Catarina com 1 ponto (2º toque finalmente), a foto está fixe, a central vai ficar lá. Julião no 3º set (o nosso melhor) com 3 pontos
E as contas? As contas são as mesmas da semana passada. Ganhar o próximo jogo.
Vamos lá meninas.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

NA CORRIDA PARA OS SEIS PRIMEIROS

VITÓRIA SOBRE O CÂMARA DE LOBOS

No Sábado, foi um jogo grande sem ser um grande jogo. Foram 5 sets, foram 2 horas e quinze minutos de jogo nem sempre bem jogado, com muitos erros e portanto foi uma vitória suada (são as que sabem melhor) mas justa por 3-2.

Num pavilhão quentinho apesar do frio cá fora. 25-18 no 1º set e fácil e até pareceu que a "coisa" ia ser fácil mas não foi. E não foi fácil muito por culpa da libero dos Lobos, jogadora madeirense veterana que encheu com a sua classe o campo adversário (parecia que estavamos a jogar contra 8 ou 9) e deu lições na arte de bem receber e sobretudo na arte de bem defender.
Foi-se o segundo set nas vantagens longas de 27-29 e empatados outra vez fomos para o 3º set: recebemos melhor, servimos também melhor que nos sets anteriores e fechámos o set com 25-22.
No 4º set tivémos a nossa pior recepção mas estranhamente tivémos neste set o nosso melhor side-out (58%) o melhor kill (45%) e o nosso melhor ataque (26%) e mesmo com estes números não conseguimos vencer o set (22-25).

Os nossos erros de ataque são neste momento o nosso principal "handicap", o nosso principal "senão", a nossa principal desvantagem relativamente às equipas adversárias.

Se conseguirmos melhorar este aspecto, se conseguirmos falhar menos, subiremos um degrau. Só neste jogo foram contabilizados 32 erros de ataque (6, qualquer coisa por set) dos quais 9 são mérito do bloco adversário. O Câmara de Lobos contabilizou 21 (4, qualquer coisa por set) dos quais 10 são mérito do nosso bloco.

Lá fomos para a negra que resultou na nossa vitória mais fácil (15-7). Entrámos fortes, ganhámos rapidamente vantagem apreciável, aproveitámos alguma da desorientação adversária e vencemos pela 1ª vez o Câmara de Lobos e somámos a 4ª vitória o que nos permite voltar a sonhar com a fase final dos primeiros.

No Domingo, reencontrámos o Gueifães na arca frigorifica da Maia e não conseguimos. Metemos o 2º set (25-20) mas depois parece que ficámos contentes com o feito (que não o é) e parámos de jogar... e sobretudo de defender, o que não foi bem feito.
De facto o Gueifães é cada vez mais uma equipa do nosso campeonato. É certo que tem uma equipa mais alta, com bom bloco e boa distribuição, excelentes jogadoras nacionais, a maior parte com grande experiência. É certo que não tiveram 5 sets no sábado mas ficou a sensação que parámos no 3º set.
E agora? Agora precisamos de vencer o Oeiras no próximo Domingo em casa pelas 16H00. E não vale a pena fazer mais contas que estas pois sem estes 2 pontos será o "Ó pra baixo".
Vamos lá meninas...