terça-feira, dezembro 29, 2009

Vamos lá para os Quartos

Seguimos em frente pois claro. Para os quartos de final. Nunca fomos tão longe, pois não?
Cumprimos a obrigação. Éramos favoritos porque somos A1 e o Belenenses A2. E fomos melhores no serviço, na recepção, no kill e no ataque e porque cometemos menos erros.

Em Belém, "onde Jesus nasceu", em tempo de Natal, carimbámos o passaporte, não em gruta mas em pavilhão, Acácio Rosa de seu nome, (nunca o vi tão cheio), sem placas de publicidade porque agora há uma que serve lá de trás, com os árbitros a aguentarem muito bem a pressão do público e principalmente delas.

Bem tentámos adiar para data melhor mas...

Poucas mas boas. "Coitadinho" do SC Braga... Apenas 7 atletas + 3 treinadores. Ex-T.A. connosco sempre. Conseguimos. Apenas 7. Gostamos tanto delas...das nossas. Levaram-nos para os quartos de final.

Mais dificil no 1º set (26-24) e no 2º (29-31). Mais fácil no 3º (25-19) e 4º (25-20) quando começámos a ter bloco duplo ao meio. Tivemos que estrear nova oposta Alexis, que afinal (?) é melhor no meio que lá. As restantes todas nos seus lugares.

Central Barata,(uma) veio do Alentejo e se fosse preciso vinha da China, o SCB corre-lhe nas veias, 3 pontos + Ponta Filipa (duas) regressou da gripe e veio cheia de saúde, os bolinhos da sogra fazem maravilhas, 8 pontos + Distribuidora Catarina (três) não se calou nem dentro nem fora do campo, sentiu-se por que é capitã...SCB da cabeça aos pés e em fase de contágio... Central Alexis (quatro) com kms de tape no joelho, com dores mas a jogar, não o faria por qualquer outra equipa, por qualquer outro treinador, coração SCB, 2 pontos + Libero Bruna (cinco), no seu estilo, na sua equipa, sempre presente... Central Julião (seis) sem lesões (jantar apostado) com primos pois claro, SCB por dentro e por fora Ponta Teixeira (sete) very Smart, foi subindo e ganhando confiança e equipa ao longo do jogo, 4 pontos + Apenas 7.

A Filas e a Falcão estão em Madrid na Selecção ou os erros de planificação da FPV pagos pelo SC Braga, mais uma vez e até quando? No futebol, no andebol, no basquetebol, os campeonatos, as taças, param quando há selecções. No voleibol não. "Tudo ao molhe e fé em Deus..."

A Vânia em Paris, Marina e Xana por Braga.

Notou-se o interregno de Natal. Com estrelinha no 1º set e sem no 2º. Com mais normalidade e bloco no 3º e mais Alexis no meio. Com dificuldade em fechar o 4º, o jogo e a eliminatória.

Mas fechámos... e deu muito gozo ouvir nas bancadas do Acácio "e salta Braga e salta Braga olé... olé". Também eram poucos... mas bons... Fazem parte da FAMÍLIA SCB. A nossa 2ª... E nós saltámos... em FAMÍLIA...

Apuradas estão: SC Braga, Trofa, Câmara de Lobos, Clube K, Oeiras, Guimarães, S. Tirso e Ala (possivelmente). No dia 27 de Janeiro saberemos quem nos saiu na rifa. Até lá fazemos figas para que nos saia o BB (?). Façamos pois figas...
E a FINAL aqui tão perto...

segunda-feira, dezembro 14, 2009

COMPLICÁMOS

Sabíamos que não ia ser fácil e a EQUIPA (NÓS TODOS) não assumiu, nem durante a semana principalmente, nem no domingo, a importância deste jogo. E assim... o que sabíamos que não ia ser fácil tornou-se impossível. Umas por isto... outras por aquilo... outras mais preocupadas com aquilo do que com isto, cada uma com justificações mais válidas que a outra. Na semana em que precisávamos de muitos 5s (cincos) em cada um dos itens da auto-avaliação tivémos (?) de certeza muito poucos...

13 recepções para as "couves" + 17 erros de ataque + 9 serviços falhados = 39.
Mais 7 "block-outs"+ 1 "dois toques"= 47 pontos "dados" em 3 sets o que dá uma média de quase 16 pontos "dados" por set. Pois... "prós" 25 só faltam nove.

Não foi o nosso dia...mas também fizemos pouco para que ele fosse e mais uma vez ficou a sensação que o adversário poderia ter sido do nosso campeonato.

Sem tirar qualquer mérito ao Sports Madeira que provocou alguns destes erros, que foi sempre a melhor equipa, que agradeceu os nossos pontos dados e que ganhou justamente o jogo.
E assim não apetece blogar.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Fim da Primeira Volta

Não foi como queríamos. Perdemos 3-0 contra o Gueifães: 17, 23, 12. Merecíamos o 2º set ou os erros pagam-se caro. Não é uma equipa do nosso campeonato mas cada vez mais é uma equipa do nosso campeonato: mérito nosso (para alguns) ou demérito delas (para outros)?

Um jogo enguiçado: o joelho da Alexis, sem Tó inteiro, sem apanha-bolas, sem Nuno, a rede caiu, o telemóvel da Marina, o 3º set e o resto no fim. Mas também teve coisas boas: o regresso da Xana, o 1º e 2º sets, o nosso serviço, a nossa recepção e acima de tudo o Voleibol (a nossa paixão, o que nos une).

Ninguém gosta de perder. A nós dói-nos... como não dói a mais ninguém. Mas lutámos, tivémos muitos momentos no nosso melhor e portanto estamos de consciência tranquila.

Contas à vida?
Fim da 1ª volta. 9 jogos realizados. Três vitórias.Também com 3 estão Câmara Lobos e Sports Madeira. Ala de Gondomar tem 4, Leixões tem 2 e Oeiras tem zero e parece condenado. Dois lugares em aberto para ficar nos 6 primeiros. A 2ª volta ditará quem. Para já estão 4 galos para dois poleiros. Faremos tudo para conseguir um deles.

4ª Feira sorteio da Taça. Vamos lá ver se desta vez temos sorte. Também é preciso sorte.

Próximo Domingo: Sports Madeira, depois dupla nos Açores com viagem mimosa FPV. 6ª feira: avião Porto/S. Miguel sem Filipa. Sábado: avião S. Miguel/Pico com jogo contra o Ribeirense. Domingo: avião Pico/S. Miguel com chegada às 19H00 e com jogo às 20H00 contra o clube K. Segunda: avião S. Miguel/Porto. Lindo...
Vamos lá equipa.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

VAMOS EM FRENTE

A contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal lá fomos outra vez até Lisboa para defrontar a Lusófona e vencemos por 3-0 com os parciais de 25-23, 25-15 e 25-15.
Receámos que o cansaço do jogo de domingo em Oeiras e das 2 viagens pudessem fazer mossa mas vá lá... vá lá... as perninhas aguentaram e não houve felizmente "tomba gigantes" (modéstia à parte). Também não houve festa da Taça com muito pouco público a assistir (as bancadas também não eram grandes) e se calhar estavam mais adeptos nossos que lusófonos e as nossas meninas suplentes encheram de que maneira o pavilhão. Esta vitória é muito delas. Esta vitória é mesmo da equipa. Foi um encontro em que tivemos que estar sempre ao nosso melhor nível, dado que a Lusófona estava muito motivada, tinha espiado o nosso jogo em Oeiras no domingo e possui um conjunto alto e muito aguerrido que nunca nos facilitou a vida. A Lusófona sem nada a perder e tudo a ganhar fez sentir, logo no início do 1º set, que não íamos ter um jogo fácil e que a eliminatória só poderia ser vencida se estivessemos bem. E estivemos bem.
No 1º tempo técnico do 1º set, perdíamos por 8-4 (que susto) mas aos poucos fomos adaptando-nos ao jogo delas, tacticamente explorámos muito bem os seus pontos mais fracos (Catarina pois claro) o que acabou por resultar numa vitória apertada no 1º set por 25-23. A partir daqui controlámos sempre o resultado, jogámos com garra, com alegria, atacámos bem e por onde tinhamos que atacar, servimos bem e para quem tinhamos de servir, blocámos onde tinhamos de blocar e estivémos sempre em vantagem no marcador, sem nunca “tirar o pé do acelerador” "não fosse o diabo tecê-las" e só assim conseguimos fechar os 2º e 3º sets com confortáveis 25-15.
Boa exibição. Estivémos muito bem no serviço, bem no ataque, distribuição e bloco, cometemos poucos erros o que permitiu carimbar o passaporte para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, a ser jogada no dia 27 de Dezembro (?) que foi o melhor dia que a nossa FPV conseguiu escolher. O que vale é que somos profissionais e nem gostamos da família e muito menos de Natal.
Nesta 1ª eliminatória da Taça destaque para a eliminação do Leixões pelo S. Tirso e destaque ainda para a eliminação do Gueifães pelo Trofa e do Ribeirense pelo K. Ou seja: os finalistas da Taça de Portugal da época passada ficaram já ambos pelo caminho nesta 1ª eliminatória.
E agora? Quem é que nós queremos na 2ª eliminatória?

No próximo domingo o Campeonato Nacional A1 está de volta, recebemos o Gueifães, naquele que será o nosso 3º jogo numa semana. Uma vitória poderá ser um passo em frente importante na classificação, tendo em conta que o Gueifães, pelos resultados que tem feito até agora, poderá ser considerado como o candidato ao título mais acessível.
Vamos lá equipa