segunda-feira, novembro 30, 2009

GANHÁMOS

8 horas da manhã (quase ontem) no sitio do costume. Com autocarro grande SC Braga, com Sr. Luís ao volante, com João e Filipa, com muletas, com os fieis primos da Julião, com os fieis pais e + mais que tudo da Barata e com muitos enganos no caminho que não é nada fácil chegar aos Carvalhos, almoçar nas "Barriguitas do Restelo" e depois ir para Oeiras com estradas estreitas e ainda por cima baixas. Mas lá chegámos, lá jogámos em pavilhão baixo e escuro e lá ganhámos bem por 3-0 com 25-18; 25-15 e 25-21.
Mas os comentaristas que não se acanhem esta semana. É claro que deveríamos ter ganho por mais, deveríamos ter "goleado" e jogado muito melhor...
Estivemos muito bem no serviço com Falcão a inaugurar serviço "Baratão" e a sair-se bem, tal como a detentora da patente. Estivemos muito bem também na recepção com as liberos (Bruna no 1º e 2º sets e Xana no 3º) com 76% e 81% respectivamente. No ataque estivémos bem, jogámos muito e bem pelas pontas Filipa (melhor jogo da época), Falcão (1º e 2º) e Joana (3º set). Centrais e opostas atacaram pouco mas a Alexis safou-se bem e foi a mais eficaz no ataque (42%). A Filas encontrou uma torre à frente no bloco e não foi fácil, nem para ela nem para a Vânia (3º set). A Catarina leu bem o jogo e tomou quase sempre as melhores opções assim como a Marina (3º set) que entrou (mais uma vez) bem no jogo e está-se a fazer "mulher d´armas".

Cumprimos a nossa obrigação, frente a uma equipa recém promovida, ainda sem vitórias, sem estrangeiras, que cumpre, tal como nós há 3 anos, o caminho difícil da adaptação a um novo e mais rápido ritmo de jogo e a novas dificuldades impostas por um nível de competição de qualidade superior, mas que nunca baixou os braços e que lutou bem até ao fim do jogo.

Se tivessem no vosso blog os ensinamentos dos nossos comentaristas anónimos, os Zé do Volei, os Lucianos, melhorariam mais depressa. Nós, sem eles, já estaríamos na 2ª Divisão.

Terceira vitória. Estamos empatados em vitórias com Câmara de Lobos (parece que foram buscar mais 2 brasileiras), Sports Madeira (parece que mandaram 2 embora) e Ala (continuam a chegar jogadoras). O Leixões tem só duas vitórias. E será com estas equipas que vamos lutar para tentarmos conseguir o tal lugar ao sol na 2ª fase pois Ribeirense, K, Trofa e Gueifães, tudo leva a crer, que já o conseguiram.

Uma coisa é certa, uma vitória a mais ou a menos, ou mesmo um set a mais ou a menos, ditarão o lugar ao sol ou à chuva. Ou uma vitória em casa com o Gueifães já no próximo domingo.

O regresso foi muito melhor: 2 GPS de grande qualidade, o Mac mesmo ali ao lado e afinal tão longe, caloiras à frente a encomendar, a doutora a injectar e a vingar-se, sem piscas, carregadissimos com o "farnelzito" da Sara, Carvalhos again, sempre a chover, xixis do Tó um exagero, sempre a parar, a última vez à meia noite. Mas como gostámos tanto, lá vamos amanhã a cantar afinadas e em côro:


Outra vez prá capital
prá Taça de Portugal
Isto não é normal
Quando já cheira a Natal

Repararam na rima da música? Sim... é uma música. Sim... rima.
Vamos lá equipa.

segunda-feira, novembro 23, 2009

DUPLA NA MADEIRA

A contar para as 6ª e 7ª jornadas do Campeonato Nacional da I Divisão A1 lá fomos até à Madeira para disputar a nossa primeira dupla desta época.
Treininho às 17H00 na 6ª feira, Mac depois e avião TP cujas tremuras passaram para a Filipa e para a Vânia (ou terá sido delas para o avião?), Catarina e Julião ao Cockpit, sem Xana (já estás boa?), sem Mila (já estás boa?) e sem farmácia (ai ai ai), acompanhados pelo Trofa e pelos homens do Vitória.

Funchal sem luzes de Natal (se calhar não sabiam que nós íamos), sem sol (quase sempre), sem as carrinhas do Câmara de Lobos (valeu-nos a simpatia do Sports Madeira) com chuva (devia ser proíbido) com ingleses, espanhóis, sem-abrigo e bananas em abundância, tal como as frutas exóticas no mercado, mas a ilha mesmo assim continua linda e mais linda vai ficar com o "tesouro" da Irina e do João Pedro.
No sábado, em Câmara de Lobos, perdemos 3-0 com os parciais de 25-22; 27-25 e 25-22 e no Domingo, frente ao Sports Madeira, perdemos 3-1 com os parciais de 27-25; 25-20; 19-25 e 25-19.
No sábado, equilibrámos cada um 3 dos sets, como se pode ver pelos resultados, mas na parte decisiva dos sets, a partir dos 20 pontos, o Câmara de Lobos mostrou ser uma equipa mais madura, mais experiente (será que podemos dizer?) e as suas 2 pontas, uma brasileira e sobretudo a ucraniana, conseguiram decidir os sets a seu favor. A nossa recepção oscilou mais uma vez e disso se ressentiu a distribuição e o ataque, mas no geral, não estivemos bem, cometemos demasiados erros. Ficou no entanto provado que o Câmara de Lobos é um conjunto do nosso campeonato e com quem poderemos e teremos de competir pelo tal 6º lugar.
No Domingo estivemos melhor que no jogo anterior, mas mais uma vez trememos na decisão dos sets a partir dos 20 pontos. No 1º set tivemos uma vantagem de 21-13 mas uma série de erros de recepção e ataque fizeram com que o Sports Madeira conseguisse fechar o set aos 27-25 (mais um). A história do jogo poderia ter sido bem diferente se tivessemos conseguido gerir a vantagem confortável de 8 pontos.

Sentimos a derrota do 1ºset e entrámos muito mal no 2º, reagimos lá para o meio e recuperámos até aos 21-19, mas mais uma vez uma série de erros de recepção e de ataque deitaram a perder a recuperação realizada. O 3º set era o nosso tudo ou nada. Conseguimos novamente uma vantagem confortável aos 20-12 e desta vez conseguimos fechar o set com 25-19. O último set também era o nosso tudo ou nada e foi sempre equilibrado, no 2º tempo técnico até tinhamos uma vantagem de 16-14 mas mais uma vez uma série de erros de recepção e ataque comprometeram a possibilidade de podermos empatar o jogo e discutir a vitória. Ficou igualmente provado que temos equipa para discutir o resultado com este Sports Madeira. Mas...é importante reflectir nos nossos erros e mais importante ainda é aprender com eles...mas... tem que ser hoje...porque amanhã...as decisões da classificação já foram... Tanto o Câmara de Lobos como o Sports Madeira têm mérito nas respectivas vitórias, são conjuntos mais altos com alguma superioridade em termos de ataque e de bloco e nestes jogos equilibrados as equipas vitoriosas são sempre aquelas que cometem menos erros nas fases decisivas dos sets. Nós, se quisermos chegar aos primeiros 6 lugares da 1ª fase teremos necessariamente que cuidar deste aspecto, teremos que ter a capacidade de suportar e ultrapassar a pressão imposta pelos finais de sets.Treinemos pois... O 10/6 serve para isto...

E desta vez para não ferir as susceptibilidades dos leitores, não falaremos em Juvenis e Juniores, nem em atletas amadoras, nem em brasileiras e ucranianas, até por que isso não tem importância nenhuma nos resultados dos jogos. E fica o aviso que o blog das tácticas do SC Braga é mais ao lado, basta clicar mais ao lado e está lá tudo. Aqui é o blog das e para as atletas e adeptos da equipa sénior do SC Braga.

E cá chegámos a casa às 3 e meia da manhã, com as malas todas e com as nossas meninas a terem aulas ou a trabalharem às nove da manhã, algumas com frequências outras com entrega de trabalhos e no Domingo lá vamos para a bela cidade de Oeiras e porque vamos gostar muito da viagem, fazemos questão de regressar a Lisboa logo na 3ª feira seguinte para a festa da Taça com a Lusófona.

segunda-feira, novembro 16, 2009

NÃO CONSEGUIMOS

A contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão A1, não conseguimos contrariar o favoritismo da equipa açoriana do Clube K. Tentámos, lá isso foi, e no 2ºset foi nas vantagens, foi por pouco mas o que fica para a história é a derrota por 3-0 com os parciais de 25-19; 26-24 e 25-18.

O Clube K veio a Braga com uma equipa mais forte relativamente à época anterior, nova passadora e mais 2 estrangeiras contratadas de bom nível, o que lhes tem permitido vencer mais jogos esta época, o Gueifães que o diga.

As "Kapas" que jogaram contra nós eram todas estrangeiras, 6 brasileiras mais precisamente, o treinador também é, a libero não é, mas a equipa joga sem, mas o que é mesmo é que o Clube K possui uma excelente equipa e uma altura de ataque (mais no aquecimento) e de bloco que fazem inveja.

Mesmo assim e logo desde o início do jogo, sentimos que poderíamos equilibrar "a coisa" se o nosso serviço se mantivesse "esgalha pessegueiro" (uma nova técnica bracarense bem demonstrada por Barata, Joana e Julião e para lá caminham a Mariana e a Falcão) e se a nossa recepção actuasse em bom nível durante todo o encontro.

Nem começámos mal o jogo, blocámos nos 2 primeiros sets mais do que o habitual, com destaque para a Alexis que conseguiu parar muitos ataques das "mininas".
O serviço do Clube K foi sempre muito agressivo e o nível da nossa recepção teve altos e baixos ao longo dos 3 sets disputados. Sempre que esteve em alta equilibrámos, quando esteve em baixa elas fugiam. Para nossa desgraça as liberos Bruna e Xana receberam poucas bolas.

No 1º set o Clube K venceu com alguma facilidade por 25-19, mas no 2º set reagimos muito bem, chegámos a ter uma vantagem de 24-23, o pássaro na mão e uma bola de set, mas 2 erros nossos na parte final deste 2º set ditaram a derrota por 26-24. Como teria sido o jogo se tivéssemos metido este set? Nunca o saberemos.

No 3ºset, a intermitência (acendia e apagava) da nossa recepção não permitiu, mais uma vez equilibrar o marcador e o Clube K conseguiu jogar desinibido e vencer com algum conforto por 25-18. Neste jogo começámos com a Bruna a libero, Catarina a passar, Sara e Alexis nos meios, Vânia oposta, Filipa e Joana nas pontas. A Xana e a Julião jogaram no 3ºset.

A Marina, a Falcão e a Mariana jogaram pouco tempo. Ficam a saber que estas 3 meninas, no sábado, ajudaram a "dar" 3-2 às júniores do Vitória e em Guimarães. Uma equipa 1º ano de Júnior (com todas as atletas orgulhosamente"made in Braga") conseguiu vencer uma equipa 2º ano de Júnior. E não esquecemos o responsável, nem as consequências da "partida" das nossas 3 (três) atletas "made in Braga" para Guimarães...

Na próxima 6ª feira fazemos as malas e viajamos até à ilha da Madeira, para disputarmos a nossa primeira dupla desta época: no sábado o Câmara de Lobos e no domingo o Sports Madeira. Também vamos aproveitar para matar saudades do "quase pai" João Pedro (nosso T.A. vitalício) e "quase mãe" Irina.
Parece que a crise nacional, infelizmente, também chegou este ano à ilha da Madeira e que as equipas madeirenses, ao contrário das açorianas, sofreram alguns cortes nos subsídios do governo João Jardim, não conseguindo contratar tantas estrangeiras de qualidade.
As duas equipas madeirenses têm assim obtido resultados abaixo do que era esperado.
O Sports Madeira, que nos últimos anos tem sido um crónico candidato ao título, tem 2 vitórias em 5 jogos e o Câmara de Lobos apenas uma. Por aquilo que o Sporting de Braga tem feito e pelos resultados obtidos anteriormente pelas madeirenses, estas 2 equipas parecem estar ao nosso alcance, e esperamos por isso 2 jogos equilibrados que poderão ser decididos nos pormenores, nomeadamente na frescura física que cada uma das equipas conseguir apresentar em cada um dos jogos. Uma dupla vitória na Madeira, poderá ser um passo muito importante na manutenção.

Vamos lá equipa.

segunda-feira, novembro 09, 2009

Sempre um prazer


defrontar as equipas favoritas ao titulo.
A semana passada foi o Trofa. Esta foi o Ribeirense. Para a semana o Clube K que parece que também é candidato e por isso ganhou ao Gueifães. Sempre um prazer porque fica sempre no pavilhão um cheirinho bom do melhor voleibol praticado em Portugal. Por nós também, pois claro.
4ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão A1. Não conseguimos contrariar o favoritismo das açorianas(???) do Ribeirense e perdemos por 3-0 com os parciais de 25-14; 25-20 e 25-14.
O Ribeirense apresentou-se em Braga com uma equipa muito renovada relativamente à época anterior, em que foram vice-campeãs nacionais.

A equipa da ilha do Pico, pelo que mostrou, é neste momento um forte candidato ao titulo nacional, possui uma estrutura profissional começando nos seus 2 treinadores brasileiros e contando com um apoio directivo que deverá ser único no voleibol português, quer masculino quer feminino.

É um conjunto recheado de atletas estrangeiras, 6 brasileiras e 3 cubanas, todas profissionais (deu-se ao “luxo” de contratar e não utilizar neste jogo a olímpica cubana Indira Mestre), todas com excelente capacidade física e técnica e que neste jogo fizeram a diferença em termos de ataque e de bloco.E foi precisamente nestes dois sectores do jogo que o Ribeirense se superiorizou ao Braga. Pode-se dizer que em termos de altura de ataque e de bloco o Ribeirense “joga no andar de cima” e essa superioridade só não é mais manifesta porque a distribuição e recepção da equipa dos Açores não acompanha a excelente qualidade do seu ataque e bloco.
No entanto, nunca nos intimidámos nem baixámos os braços e estivemos melhor que o Ribeirense em termos de serviço, recepção e distribuição, mas no Voleibol, como se sabe, o ataque, quase sempre, decide os pontos e a respectiva vitória. Importa sempre salientar o facto de sermos um Clube com outros objectivos e com outro orçamento e que jogamos “apenas” com atletas nacionais, com atletas muito jovens provenientes da sua formação e que somos atletas 100% amadoras que lutamos pela manutenção na principal divisão do voleibol feminino português. Depois de nas duas jornadas inaugurais termos vencido, sofremos assim a nossa segunda derrota mas o nosso objectivo de ficar no “top 6” na 1ª fase deste campeonato continua intacto.

Vamos lá equipa!!!

terça-feira, novembro 03, 2009

NÃO CONSEGUIMOS...AINDA...

DERROTA NA TROFA POR 3-0

Na Trofa, a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional, levámos no "pêlo", primeira derrota frente às campeãs nacionais em título e logo por 3 sêcos, com os parciais de 25-13; 25-20 e 25-16. O forte serviço da Trofa, logo no inicio do 1º set não teve a devida resposta da nossa parte. Não conseguimos atacar nas melhores condições fruto das dificuldades sentidas na recepção, limitámo-nos ou a colocar bolas fáceis do lado de lá ou a esbarrar ataques contra as torres da Trofa. Tinhamos combinado tentar colocar alguma pressão na equipa da Trofa nos momentos iniciais do jogo, instalar algum nervosismo e alguma intranquilidade para fazer relembrar a derrota sofrida na jornada anterior, mas essa estratégia foi imediatamente por água abaixo já que o Trofa conseguiu logo no inicio uma vantagem apreciável no marcador e não nos deu quaisquer hipóteses de recuperação. Com a derrota no 1º set, optámos por dar minutos preciosos de jogo às que tinham sido menos utilizadas nos jogos anteriores e elas responderam muito bem à chamada, conseguindo equilibrar o marcador nos 2º e 3º sets. A tarefa não era fácil, não foi por acaso que o Académico da Trofa foi Campeão Nacional, conseguiu praticamente manter a equipa da época passada, tem uma equipa muito mais experiente que a nossa e tem no seu plantel boas jogadoras nacionais e boas jogadoras brasileiras, que fazem a diferença, principalmente, quando as deixam jogar sem pressão, como nós deixámos. Ninguém gosta de perder, mas nós neste Campeonato vamos tendo consciência que estamos mais fortes relativamente à época passada, temos portanto mais equipas do chamado nosso campeonato e menos do outro e vamos tendo consciência que é possível ficarmos entre os seis primeiros nesta primeira fase. Temos consciência que as equipas do outro campeonato, do campeonato do título, investiram muito mais que nós, contam com atletas profissionais e como tal têm a responsabilidade e o dever de nos ganhar. Tudo bem. Nenhuma crise.
Mas também temos consciência que estes jogos, contra as melhores equipas, são muito importantes para a nossa evolução como equipa e em termos individuais, já que nestes jogos, os erros, as indecisões, as más opções se pagam muito mais caro.É principalmente por esta razão que vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para tentar ficar entre os seis primeiros da 1ª fase pois isso garante-nos não só a manutenção entre as melhores equipas portuguesas mas a possibilidade de repetirmos estes jogos na 2ª fase contra as melhores equipas. Jogámos aqui com todas as nossas meninas, jogámos com 2 juvenis, com 2 juniores e 8 seniores e tenho a certeza que cada uma delas retirará as devidas ilações e as devidas aprendizagens do que lhes falta, do que necessitam fazer para evoluir até aos níveis de jogo destas adversárias e destas equipas.
Sabemos que a evolução da nossa equipa tem que ser feita quase exclusivamente à custa do nosso trabalho, da nossa humildade, da nossa dedicação e da nossa evolução. Não contratámos nem contrataremos brasileiras ou cubanas milagrosas para reforço da equipa. Essa não é a nossa perspectiva de desenvolvimento para o voleibol do Sporting de Braga e orgulha-nos muitíssimo o facto de sermos a equipa mais jovem da A1 e de sermos a equipa com mais atletas oriundas da nossa formação: 11 das nossas 12 atletas são "made in Braga". Neste aspecto como noutros, somos um excelente exemplo.
Na próxima jornada, vamos receber outra das principais candidatas ao titulo, a equipa açoriana do Ribeirense, vencedora da Taça de Portugal de 2009 e que mais uma vez este ano se hiper reforçou, de modo a alcançar o titulo nacional que lhes vem fugindo há muitos anos. Parece que vêm cubanas e brasileiras. Vai ser um prazer defrontá-las.