segunda-feira, outubro 26, 2009

2ª VITÓRIA JÁ CÁ CANTA

3-2 frente ao Leixões em Matosinhos
Um encontro entre equipas do mesmo campeonato, entre duas jovens equipas (a nossa é mais jovem) só com atletas portuguesas. Um jogo que marca o regresso da Xana à competição e uma vitória dedicada à Marina que não esteve com a equipa em Matosinhos.

Vitória suada, em 2 horas e tal de jogo com os parciais de 22-25, 25-23, 23-25, 25-6 e 15-9. Um jogo equilibrado nos 3 primeiros sets com as duas equipas a evidenciarem a sua juventude, permitindo que vantagens confortáveis conquistadas fossem perdidas nos finais dos sets. Assim aconteceu no 2º set em que conseguimos recuperar de uma desvantagem de 21-15 e assim aconteceu no 3º set onde não conseguimos confirmar uma vantagem de 23-17. Nos 4º e 5º sets comandámos sempre o resultado e ganhámos com alguma facilidade.

Foi uma vitória justa. Fizemos + 32 pontos (110/88) que o Leixões e sem termos realizado um bom jogo no bloco e no ataque estivemos muito bem no serviço e bem na defesa e na recepção e por isso merecemos os 2 pontos da vitória.

TOP SCORERS

Sara Barata - 11 pontos (16+/5-) Mariana Falcão - 11 pontos (14+/3-)

E agora apresentamos a prova da agressão sofrida pela Mariana Falcão durante este jogo e que passou despercebida à equipa de arbitragem e ao próprio público presente no pavilhão. Apenas a objectiva atenta da jornalista SCB Filipa Gonçalves conseguiu fixar o tresloucado acto. O SC Braga Voleibol Senior na defesa da sua atleta agredida e na defesa do fair-play reafirma a sua intenção de entregar estas provas aos orgãos disciplinares competentes da FPV e anuncia que o processo de averiguações interno foi prontamente accionado pela Direcção e será levado até às últimas consequências.

segunda-feira, outubro 19, 2009

ENTRÁMOS A GANHAR

Primeiro jogo, primeira vitória, primeiros 2 pontos, zero set´s sofridos, primeiros passos na longa caminhada da 1ª fase do Campeonato Nacional A1, primeiros passos rumo ao objectivo de por cá ficarmos (entre os seis primeiros?), estreia oficial e apresentação da equipa 2009/2010 aos
adeptos, estreia oficial das "caloiras" na A1 e uma data para recordar, uma boa exibição de uma equipa que foi equipa, que teve alegria, que teve ambição, que teve prazer em jogar, que foi unida. Dissemos hoje a TODOS os nossos adversários que têm que contar connnosco.

Um 1º set excelente, praticamente sem erros (ao contrário do Ala) que nos levou rapidamente a uma vantagem de 10-2 e de 18-7 e lembrando-nos do que tinha acontecido no Torneio, dissemos "Ala que se faz tarde" e fechámos o set numa fervurinha de 25-9.
No 2º set o Ala reagiu, equilibrou o set desde o inicio e em nenhum momento nenhuma das equipas conseguiu ganhar vantagem e a prova deste equilibrio fica no resultado de 27-25 com que conseguimos fechar este 2º set. No 3º set o equilibrio manteve-se, o Ala apostava tudo na vitória, mais agressivo no serviço e com ataques colocados mas conseguimos preservar uma ligeira vantagem obtida aos 22-20 e conseguimos fechar o set aos 25-22.

É sempre bom ganhar!!! No principio... como agora... cheios de fome... pois claro que é muito bom, género prato favorito ou comida da mãe. Mas no meio... ai no meio... também tem um sabor especial. E então no fim... tem um sabor único de especiaria exótica nunca provada. Com a grande vantagem de este sabor a vitória nunca enjoar, mesmo que procurado e renovado em diferentes cozinhas com diferentes ingredientes.

É importante agora saborear a vitória mas com humildade. Saborear a vitória tendo consciência que queremos e podemos ser colectivamente e individualmente muito melhores. Este sabor

bom, tão efémero, só é importante se nos levar a acreditar e a tentar ser melhores no próximo treino e no próximo jogo, se nos levar a acreditar e a tentar ser melhores hoje que ontem.

PARABÉNS FILIPA

Número 2 2º ano connosco, 2ª época SCB, 25 anos, 16 de Outubro de 1984, também é... de Mel(o) e também é Castro sem ser Fidel e será Bemveiro ou Malveiro? Ponta, a tal que caiu do céu, a tal que ainda não sabemos até onde pode ir, nova adepta do "andorinha", muito ainda para dar ao Voleibol, sorrisinho encantador e à flor da pele, Braga/Carvalhos/Lagoa de S. André ou vice-versa. Gostamos todos dela. Com abraços de todas e de todos.

segunda-feira, outubro 12, 2009

NO TORNEIO “GONDOMAR CORAÇÃO DE OURO”

SPORTING DE BRAGA FAZ ÚLTIMAS “AFINAÇÕES”

O Sporting de Braga apresentou-se nestes 2 jogos do Torneio “Gondomar Coração de Ouro”, com a seguinte equipa:
Em cima:
Prof. Tó Martins, Alexis Rodrigues, Sara Barata, Joana Teixeira, Mariana Filipe, Mariana Falcão, Vânia Lages e Prof. João Lucas. Em baixo:
Drª Emília Soares, Bruna Rodrigues, Catarina Dias, Bárbara Julião, Filipa Castro e Marina Costa.
Com o Campeonato Nacional Feminino da I Divisão A1 a ter o seu inicio já no próximo fim de semana, Sporting de Braga, Ala de Gondomar, Gueifães e Trofa ultimaram os últimos pormenores na “afinação” das equipas, no Torneio organizado precisamente pela equipa gondomarense.
No Sábado, no excelente pavilhão multiusos de Gondomar, (parabéns ao Major) o Braga defrontou e derrotou a equipa da casa por 3-2, com os parciais de 24-26; 23-25; 25-11; 25-19 e 16-14 apurando-
se assim para no Domingo disputar a final do Torneio com o Gueifães, vencedor por 3-1 do seu confronto com a equipa da Trofa, actual campeã nacional.
Equipamentos novos, pois claro, a atirar para o curto ,com as meninas a puxá-los para baixo durante todo o jogo. Com uma equipa muito jovem, com 2 Juniores e uma Juvenil no 7 inicial, o Sporting de Braga neste 1º jogo, entrou bem, mostrou alguma superioridade atacante desde o inicio do jogo, alcançou uma vantagem apreciável no final do 1º set (23-19) mas não conseguiu segurar essa vantagem, perdendo mesmo o set por 26-24.

No 2º set o equilíbrio foi maior, sem nenhuma equipa a conseguir afastar-se no marcador, mas mais uma vez o Ala conseguiu garantir a vitória na parte final do set por 25-23. No 3º e 4º sets o Braga comandou sempre o resultado, ganhou vantagens confortáveis e desta vez não permitiu a aproximação das gondomarenses, vencendo por 25-11 e 25-19 e empatando a partida a 2-2.
Na negra, mais uma vez o Braga comandou o resultado e com uma vantagem de 14-11 apenas conseguiu fechar o set aos 16-14, garantindo assim a vitória no jogo por 3-2 e o apuramento para a final.

Na final, frente ao Gueifães, o Sporting de Braga apenas conseguiu equilibrar o 1º set, perdendo por 25-22, mas nos outros 2 sets as bracarenses nunca conseguiram pôr qualquer pressão na equipa do

Gueifães que jogou à vontade, confiante e sem cometer erros vencendo por 25-17 e 25-19, alcançando a vitória no jogo por 3-0 e a vitória no Torneio.

O saldo final do Torneio é positivo. Tivemos na final. Temos ainda muito trabalho pela frente, mas temos "ovos para fazer a omeleta", temos capacidades e potencialidades para evoluir.
As nossas miúdas do "Amor de Voleibol" competiram pela 1ª vez com as equipas do nosso campeonato, defrontaram pela 1ª vez algumas das melhores e mais veteranas jogadoras nacionais e demonstraram que têm valor e capacidades para estar ao lado delas. Nas que estão há mais tempo na equipa, nota-se em algumas, o longo interregno e a contabilidade dos pontos mostra isso mesmo.
No jogo para atribuição do 3º/4º lugar o Académico da Trofa venceu com facilidade o Gondomar por 3-0, alcançando assim o último lugar do pódio.

No próximo domingo, pelas 16 horas, o Sporting de Braga estreia-se no Campeonato A1 2009/2010, recebendo em casa o Ala de Gondomar. Espera-se que em casa, no pavilhão da Universidade do Minho, o Sporting de Braga possa alcançar a sua 1ª vitória nesta 1ª fase do Campeonato Nacional A1 e relançar esta jovem equipa para mais uma época que vai ser difícil mas que poderá confirmar mais uma vez a sua presença entre as 10 melhores equipas do voleibol português.

sexta-feira, outubro 09, 2009

SC Braga no Torneio de Gondomar

A equipa do SC Braga estará presente no próximo fim de semana no "Torneio "Gondomar Coração de Ouro" que se disputará no Pavilhão Multiusos de Gondomar, numa organização do ALA de Nun’Álvares de Gondomar.

O Departamento de Voleibol do SC Braga agradece à Direcção do Ala de Gondomar o honroso convite formulado e expressa aqui os desejos do Torneio se constituir como mais um sucesso organizativo e desportivo de um clube que muito tem contribuído para o desenvolvimento do voleibol feminino português.


Servirá também o Torneio como um ensaio geral ou como um limar de arestas para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão - A1, que se inicia no próximo dia 18 de Outubro, com o SC Braga, curiosamente, a receber a equipa do Ala no pavilhão da Universidade do Minho, pelas 16H00.

Depois de já ter realizado e vencido os jogos-treino com 2 equipas da A2: S. Tirso e Lusófona, este torneio proporcionará o primeiro medir de forças com equipas da A1: Ala de Gondomar, Gueifães e Trofa, actual campeão nacional. Será pois uma óptima oportunidade para avaliar o trabalho realizado nestas 6 semanas de treino e para avaliar o comportamento colectivo e individual das atletas em condições muito semelhantes às que vamos encontrar no Campeonato Nacional.

Para os adeptos que sempre nos acompanham e para todos os interessados em apoiar a equipa no Torneio, fica o aviso que o Torneio tem lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar e aqui deixamos o respectivo calendário de jogos:

Dia 10 de Outubro (sábado)

15H00 - CA Trofa - Gueifães

17H00 - ALA - S.C. Braga


Dia 11 de Outubro(domingo)

15H00 - 3º e 4 lugar
17H00 - 1º e 2º Lugar

quinta-feira, outubro 08, 2009

2009/2010 - TERCEIRA ÉPOCA NA A1

Estamos vivos. Na A1 pois claro: onde a vida é melhor... É bom viver em Braga e na A1.
Trabalhamos desde 1 de Setembro depois de um demasiado longo interregno.



A época passada ficámos no oitavo lugar. Este ano queremos mais e melhor.

MAIS VITÓRIAS e MELHOR VOLEIBOL


QUEREMOS...


1 - Acima de tudo permanecer entre as 10 melhores equipas do voleibol português.


2 - Muito que essa permanência possa ser decidida logo na 1ª fase do Campeonato Nacional.

3 - Ir mais longe na Taça de Portugal.


4 - Mais adeptos e mais público no pavilhão da Universidade do Minho.


5 - Que a Comunicação Social compreenda que Futebol não é sinónimo de DESPORTO e que possa, queira e saiba dar relevo à participação das equipas minhotas que também estão nas divisões mais altas das respectivas modalidades: Vitória SC (voleibol masculino), SC Braga (voleibol feminino), ABC (andebol masculino), HC Braga Sad (hóquei em patins masculino).



6 - Que seja a melhor época para cada uma das nossas atletas e que sejam muito felizes no Voleibol, no SC Braga, na equipa e sobretudo na VIDA. Que a ambição de cada uma delas, dos treinadores e da direcção possa ser traduzida em suor e que seja visivel em cada treino, em cada jogo, em cada dia.


7 - Lançar na A1 novas atletas da nossa formação.


8 - Honrar o protocolo com a Universidade do Minho: rumo ao TETRA e rumo ao Campeonato Europeu de Roma de 2010.


PLANTEL 2009/2010


RENOVAÇÕES
(só temos renovações)
Nº1 - XANA Fernandes



Posição: Libero; Idade: 23 (02-03-1986); 1ª geração SCB (9ª época de Braga ao peito); Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e prepara-se para ser mestre. Devota de S.to Adrião. Advogada de defesa da equipa. Precisamos de ti Xaninha: no principio, no meio e no fim.

Nº2 - FILIPA Castro



Posição: Ponta; Idade: 24 (16-10-1984); 2ª época de Braga ao peito mas já da "casa"; Caiu do céu. Licenciada em Design de Comunicação-Artes Gráficas pela faculdade de Belas Artes do Porto . A profissão atirou-a para Braga, o passado desportivo para o SCB. Ligada ao voleibol também pelo coração: faz dupla com o João. Serviço andorinha é uma complicação mas vai lá. Até onde poderá ir?

Nº3 - Bárbara JULIÃO



Posição: Central; Idade: 24 (25-01-1985); 1ª geração SCB (9ª época de Braga ao peito); Licenciada em Terapia da Fala pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Já a trabalhar no que gosta. Um exemplo de persistência, dedicação, determinação e de saber estar dentro da equipa. Atrai as lesões: jantar prometido se a época for sem. Irmão jogador. Pai e sobrinho adeptos de longa data. Queremos o salto. Queremos mais e melhor.

Nº4 - BRUNA Rodrigues

Posição: Libero; Idade: 17 (12-12-1991); Ainda Júnior; 3ª geração SCB (5ª época de Braga ao peito); Caloira da faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho . Tão nova e já um exemplo de atitude e responsabilidade dentro da equipa. A mais assídua e a mais pontual de 08/09. Resistiu ao rapto e o SCB não esquece nem esquecerá a sua fidelidade e está na A1 e jogou e joga e ajudou a equipa sempre que tal lhe foi pedido. Esta época já subiu um degrau e como tal terá mais responsabilidades na "guerra" do Campeonato.


Nº5 - VÂNIA Lages

Posição: Oposta; Idade: 20 (20-04-1989); 2ª geração SCB (7ª época de Braga ao peito); 3º ano da faculdade de Medicina da Universidade do Minho. Lages com G. Também Vanessa. A mais alta. Sempre sorrisinho nos lábios. Todos gostamos dela e temos militares sem guerra no seu caminho e sentados no muro à espera. Transparente, honesta. Decide pela cabeça dela e como tal não entra nas indecisões traiçoeiras de "hoje não-amanhã sim" ou "hoje sim-amanhã não". A sua inteligência permite-lhe ser uma blocadora temível. A mesma inteligência mudará a sua relação com o chão e a sua agressividade competitiva, agora que a sua carreira desportiva de alto nível está apenas a dar os primeiros passos.
Nº7 - MARIANA Filipe

Posição: Oposta; Idade: 16 (14-02-1993); Ainda Juvenil; 4ª geração SCB (3ª época de Braga ao peito); 11º ano. Esquerda. Nível técnico acima da média e ainda por cima é completa. Pertenceu à Selecção Nacional de Cadetes e agora de Juniores. Integrou-se muito bem com as mais velhas e tem feito por merecer estar onde está. A sua adaptação ao nível de treino e ao nível de jogo da A1 tem sido notável. Tem ambição e luta por um lugar ao sol entre as melhores jogadoras do voleibol português. Até onde poderá ir?

Nº9 - MARINA Costa

Posição: Distribuidora; Idade: 16 (08-06-1993); Ainda Juvenil; 4ª geração SCB (3ª época de Braga ao peito); 11º ano. Também Thérèse. Nível técnico acima da média numa posição que é a mais dificil no voleibol e aquela que requer maior adaptação e experiência. Mudou quase tudo e este nível não se compadece, nem perdoa más decisões ou trajectórias de bola irregulares. Tem ambição e tem intuição e será imprescindível continuar humilde e falar, sonhar até, ver e ouvir a experiência da 13.

Nº10 - SARA Barata



Posição: Central; Idade: 20 (10-11-1988); 1ª geração SCB (6ª época de Braga ao peito); 3ºano ano do curso de Educação Básica da Universidade do Minho. Esquerda. Também é Barata. Alentejana de Giz. Chegou há 6 anos, gostou e ficou para nosso encantamento. Trajectória desportiva sempre ascendente. Talvez com o melhor serviço da A1 e nossa melhor pontuadora na época anterior. Sempre disponivel, sempre bem disposta, mesmo com o rapaz, os caracóis e os figos ali tão longe. Apaixonada pelo voleibol? Todas as épocas. Apaixonada por esta equipa? Todos os dias. Nós apaixonados por ela? Todos os minutos. Esta época vai continuar a brilhar no céu (seu) SCB? Todos os treinos. Todos os jogos.


Nº13 - CATARINA Dias



Posição: Distribuidora; Idade: 23 (04-04-1986); Capitã; 1ª geração SCB (9ª época de Braga ao peito); 4ºano ano do curso de Ensino Básico da Universidade do Minho. Também Dina. Resistiu aos assédios. Perdeu dinheiro mas ficou connosco e ficará na história do departamento de voleibol e do SCB. Advogada de defesa da equipa, das companheiras (ai de quem queira prejudicar a equipa). Já em estágio junto das crianças do 2º ciclo. Amiga da sua amiga. Cultiva a amizade. Competitiva. Guerreira. Lider natural. Ganhou experiência e maturidade na distribuição. Boa leitora de jogo, com a entrada na A1 ganhou o estatuto de grande distribuidora e ainda a procissão vai no adro. Imprescendível.



Nº14 - JOANA Teixeira



Posição: Ponta; Idade: 19 (26-05-1990); 3ª geração SCB (5ª época de Braga ao peito); 2ºano ano do curso de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Também não se deixou raptar e também está a jogar na A1, pelo SCB pois claro e não esquecemos a fidelidade. Foi para Guimarães mas só para a Universidade. A época passada correu de lesão em lesão o que afectou a sua evolução e o seu apuramento técnico. Esta época, ainda sem lesões, poderá ser a sua época. Grandes potencialidades. Forte no serviço e no ataque e tudo estaria bem se o voleibol fosse só serviço e ataque mas... felizmente... não é só isto. O trabalho não a assusta e conseguirá, se realmente quiser, também ser forte no resto.

Nº15 - Mariana FALCÃO



Posição: Ponta; Idade: 17 (01-06-1992); Ainda Júnior; 4ª geração SCB (3ª época de Braga ao peito); 12º ano. Pertenceu à Selecção Nacional de Cadetes e agora à de Juniores. Uma força da natureza que vai voar alto no voleibol. Apostamos que vai ser uma revelação deste Campeonato. Tem ambição, tem cabeça, tem competividade e tem humildade e portanto tem quase tudo o que é necessário para crescer. Adaptação rápida e notável à A1 e à equipa. Basta dizer uma vez e ela faz logo... ou tenta fazer. Contamos e confiamos no vôo do Falcão.


Nº17 - ALEXIS Rodrigues



Posição: Central; Idade: 20 (28-03-1989); 2ª geração SCB (6ª época de Braga ao peito); 2ºano ano do curso de Educação Básica da Universidade do Minho. Foi à Trofa mas voltou. Pertenceu à Selecção Nacional de Cadetes, de Juniores e à absoluta. É a nossa atleta mais internacional. Talvez a mais dotada. Talvez a de maior potencial. Ainda nos lembramos levemente daquele jogo na Póvoa. Precisamos de outros jogos parecidos com aquele para que a memória daquela Alexis perdure para sempre. Mais que na memória precisamos daquela Alexis confiante, alegre, determinada, guerreira, competitiva e decisiva em todos os nossos jogos. Temos saudades dela. Queremos voltar a sentir o prazer de a ver jogar assim.