quinta-feira, junho 04, 2009

Europeu Universitário

O SC Braga em Hamburgo com:

Tó Martins (Scb), João Lucas (Scb), Andreia Silva (ex-Scb), Daniela Campos (ex-D. Póvoa), Alexis Rodrigues (Scb),Sara Barata (Scb), Hugo Freitas (U.M.) Catarina Ramoa (ex-Scb), Ana Pinto (ex-Esmoriz), Filipa Vilaça (ex-Scb), Sara Sá (D.Póvoa), Catarina Dias (Scb), Joana Teixeira (Scb).

Uma cidade lindissima e acolhedora, uma intensidade comercial deslumbrante, um rio, um lago, jardins e zonas verdes a transbordarem, uma flor em cada janela de casas diferentes, nascer do sol às 4 e o pôr às 22, enchurrada de comboios e autocarros, meninos do FCDEF e muitos outros para escolher, cartão para elevador, corredor e quarto, malas que não aparecem, uma guia Tânia para noites compridas, jogos só à tarde foi mesmo bom.


No nosso grupo ficaram:

Polónia - Campeã Europeia; Alemanha - Vice-campeã; Rússia - 5ª classificada e Portugal (Universidade do Minho) - 6ª classificada.

A vitória sobre a Estónia (3-1) garantiu-nos a melhor classificação de sempre neste 3º Campeonato da Europa em que participámos depois de sermos esta época tri-campeãs nacionais universitárias. Um Europeu de alto nivel, nivelado por cima, que nos garantiu a realização de 5 jogos de excelente nível. Pena que as datas este ano não tivessem permitido que as médicas fossem a Hamburgo. Barata e Alexis tiveram que dar muito ao pedal e foram as nossas melhores pontuadoras, Andreia foi segurando o que podia no bloco e esteve bem no serviço "esgalha pessegueiro", com a raça da Sá na defesa e com a libero Vil a adaptar-se melhor em cada jogo aos mísseis adversários. Com os dias não e sim da Pinto, com a Joana a melhorar nos finalmente, com a Catarina a ter que simplificar o jogo e com Dani e Ramoa a darem o que podiam, lá ficámos para a história do voleibol universitário minhoto ao conseguir a melhor classificação de sempre. Não foi fácil jogar contra as torres polacas, russas e alemãs que até tinham uma Eiffel.
Na memória ficará a qualidade da libero e central polacas. A noite no bar dos amigos da Tânia. A vitória contra a Estónia. A Vanessa fez falta. A bola Molten. O preço das coisas. O massagista português. Os problemas de extintor. O telemóvel da Sá. As 500 viagens de autocarro. Íamos perdendo o avião. A reciclagem alemã.

Depois do Europeu da Croácia, S. Marino e Alemanha segue-se para o ano o europeu de Roma. A não perder, a cidade e o europeu. Com o Papa à nossa espera.

Uma última palavra para assinalar o cumprimento integral, por parte das duas caloiras, da praxe minhota. Com assinalável sentido de responsabilidade as caloiras cumpriram a tarefa de ao almoço e ao jantar levantarem a mesa às doutoras e doutores...

Quem tem boca vai a Roma...