quinta-feira, fevereiro 26, 2009

SCBraga vence Belenenses na luta pela manutenção



Belenenses e SCBraga defrontaram-se este fim-de-semana no pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, com um único objectivo em mente: a manutenção. As bracarenses entraram melhor na luta pelo seu lugar na A1, impondo-se mais uma vez ao Belenenses (terceira vez esta época) por 3-2, com os parciais de 25/23, 25/12, 15-25, 25/27 e 15/11. Leixões e Ala iniciaram esta fase já na semana passada e a vitória sorriu à equipa de Matosinhos por 3-2.

Sporting de Braga, Belenenses, Ala de Gondomar e Leixões são as equipas que nesta 2ª fase do Campeonato Nacional A1, irão tentar fugir ao último lugar da classificação, que é aquele que garante a despromoção à A2 e o consequente afastamento da divisão maior do voleibol português.

O embate entre “alfacinhas” e bracarenses foi extremamente emotivo, tendo sido decidido apenas na “negra”. O SCBraga depois de estar a vencer por 2-0, permitiu que o Belenenses reagisse, empatasse o jogo e conseguisse levar a partida para o tudo ou nada do 5º set.

Com uma entrada muito má no 3º set, cometendo erros de serviço e de ataque que não tinha cometido até aí, o Sporting de Braga permitiu que o Belenenses se motivasse e entrasse novamente num jogo que tinha sido claramente dominado pelas bracarenses.

Com tudo empatado, a maior qualidade técnica das bracarenses que tinha sido decisiva nos dois primeiros sets, voltou a ser o factor chave no desfecho da contenda.

Em termos individuais, as jovens centrais bracarenses, Alexis Rodrigues (14 pontos) e Sara Barata (10 pontos) estiveram em destaque. Catarina Dias esteve quase sempre bem na distribuição e foi o fio condutor durante toda a partida. A ponta Sara Bernardo (7 pontos) esteve bem a receber e muito bem a defender e Filipa Castro (3 pontos) apesar de ter jogado lesionada não comprometeu e foi importante. Xana Fernandes, a libero, foi a principal responsável pela boa recepção e boa defesa que o Sporting de Braga evidenciou no Restelo e após uma longa paragem por lesão volta a mostrar que é uma das melhores jogadoras nacionais neste posto. Vânia Lages (3 pontos), a oposta bracarense intimidou no bloco e foi pontuando regularmente no ataque.

A vitória neste jogo vem demonstrar que as bracarenses continuam a crescer como equipa e que terão uma palavra a dizer nesta luta pela manutenção na A1. No próximo domingo, dia 28, pelas 16H00, o Braga vai receber a equipa do Leixões no pavilhão da Universidade do Minho, num jogo que será mais uma final para as duas equipas e que poderá começar a definir alguma coisa da tabela classificativa.

Com a arbitragem da dupla dos Açores Hélio Ormonde e J. Eloy, o Sporting de Braga frente ao Belenenses alinhou com o seguinte sete inicial:

Xana Fernandes (libero), Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bruna Rodrigues, Bárbara Julião e Joana Teixeira.