A contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão A1, não conseguimos contrariar o favoritismo da equipa açoriana do Clube K. Tentámos, lá isso foi, e no 2ºset foi nas vantagens, foi por pouco mas o que fica para a história é a derrota por 3-0 com os parciais de 25-19; 26-24 e 25-18.
O Clube K veio a Braga com uma equipa mais forte relativamente à época anterior, nova passadora e mais 2 estrangeiras contratadas de bom nível, o que lhes tem permitido vencer mais jogos esta época, o Gueifães que o diga.
As "Kapas" que jogaram contra nós eram todas estrangeiras, 6 brasileiras mais precisamente, o treinador também é, a libero não é, mas a equipa joga sem, mas o que é mesmo é que o Clube K possui uma excelente equipa e uma altura de ataque (mais no aquecimento) e de bloco que fazem inveja.
Mesmo assim e logo desde o início do jogo, sentimos que poderíamos equilibrar "a coisa" se o nosso serviço se mantivesse "esgalha pessegueiro" (uma nova técnica bracarense bem demonstrada por Barata, Joana e Julião e para lá caminham a Mariana e a Falcão) e se a nossa recepção actuasse em bom nível durante todo o encontro.
Nem começámos mal o jogo, blocámos nos 2 primeiros sets mais do que o habitual, com destaque para a Alexis que conseguiu parar muitos ataques das "mininas".
O serviço do Clube K foi sempre muito agressivo e o nível da nossa recepção teve altos e baixos ao longo dos 3 sets disputados. Sempre que esteve em alta equilibrámos, quando esteve em baixa elas fugiam. Para nossa desgraça as liberos Bruna e Xana receberam poucas bolas.
No 1º set o Clube K venceu com alguma facilidade por 25-19, mas no 2º set reagimos muito bem, chegámos a ter uma vantagem de 24-23, o pássaro na mão e uma bola de set, mas 2 erros nossos na parte final deste 2º set ditaram a derrota por 26-24. Como teria sido o jogo se tivéssemos metido este set? Nunca o saberemos.
No 3ºset, a intermitência (acendia e apagava) da nossa recepção não permitiu, mais uma vez equilibrar o marcador e o Clube K conseguiu jogar desinibido e vencer com algum conforto por 25-18. Neste jogo começámos com a Bruna a libero, Catarina a passar, Sara e Alexis nos meios, Vânia oposta, Filipa e Joana nas pontas. A Xana e a Julião jogaram no 3ºset.

A Marina, a Falcão e a Mariana jogaram pouco tempo. Ficam a saber que estas 3 meninas, no sábado, ajudaram a "dar" 3-2 às júniores do Vitória e em Guimarães. Uma equipa 1º ano de Júnior (com todas as atletas orgulhosamente"made in Braga") conseguiu vencer uma equipa 2º ano de Júnior. E não esquecemos o responsável, nem as consequências da "partida" das nossas 3 (três) atletas "made in Braga" para Guimarães...
Na próxima 6ª feira fazemos as malas e viajamos até à ilha da Madeira, para disputarmos a nossa primeira dupla desta época: no sábado o Câmara de Lobos e no domingo o Sports Madeira. Também vamos aproveitar para matar saudades do "quase pai" João Pedro (nosso T.A. vitalício) e "quase mãe" Irina.
Parece que a crise nacional, infelizmente, também chegou este ano à ilha da Madeira e que as equipas madeirenses, ao contrário das açorianas, sofreram alguns cortes nos subsídios do governo João Jardim, não conseguindo contratar tantas estrangeiras de qualidade.
As duas equipas madeirenses têm assim obtido resultados abaixo do que era esperado.
O Sports Madeira, que nos últimos anos tem sido um crónico candidato ao título, tem 2 vitórias em 5 jogos e o Câmara de Lobos apenas uma.
Por aquilo que o Sporting de Braga tem feito e pelos resultados obtidos anteriormente pelas madeirenses, estas 2 equipas parecem estar ao nosso alcance, e esperamos por isso 2 jogos equilibrados que poderão ser decididos nos pormenores, nomeadamente na frescura física que cada uma das equipas conseguir apresentar em cada um dos jogos. Uma dupla vitória na Madeira, poderá ser um passo muito importante na manutenção.
Vamos lá equipa.