segunda-feira, dezembro 22, 2008



Na ultima partida de 2008 da A1 feminina, o SCBraga recebeu e venceu por 3-1 (25-15; 25-18; 13-25 e 25-21) o Belenenses. As bracarenses que entraram de forma decidida na partida, tendo vencido sem dificuldade os dois primeiros sets, tiveram depois que suar para evitar que a decisão fosse para a “negra”.

Foi no passado dia 20 de Dezembro, que decorreu mais uma jornada deste campeonato (A1) que reúne as dez melhores equipas portuguesas de voleibol feminino e onde a formação do Sporting de Braga luta pela manutenção naquela que é a divisão maior do voleibol português.

Com uma equipa constituída por jovens jogadoras, em que apenas uma não foi formada no Sporting de Braga, sem atletas estrangeiras e com um orçamento muito inferior às das restantes equipas da A1, o Braga procura a manutenção na divisão de elite do voleibol feminino português.


A vitória frente ao Belenenses por 3-1 mostrou essa vontade da equipa se manter na A1 e o Braga demonstrou que tem reais hipóteses nessa manutenção.

As bracarenses entraram muito bem no jogo e exploraram as fragilidades da recepção adversária que não conseguia nem distribuir nem atacar nas melhores condições. Conseguiu alguns “ases” com o seu serviço agressivo e muito táctico, ao contrário do que é costume esteve sempre por cima no resultado, não deu pontos e com o seu bloco a conseguir anular as duas melhores atacantes adversárias, foi com naturalidade e com inesperada facilidade que conseguiu vencer os dois primeiros sets por 25-15 e 25-18.

Tudo indicava que o Braga poderia vencer a partida por 3-0, mas o Belenenses teve uma reacção muito forte. O seu treinador alterou a formação inicial azul, de modo a libertar do bloco a sua melhor atacante Ana Freches e acima de tudo deu ordens para as jogadoras de Belém apostarem no serviço. A partir dai, no 3º set, o Braga não conseguiu ter a qualidade de recepção que tinha evidenciado nos sets anteriores e nunca neste set atacou nas melhores condições.

Inesperadamente, o Belenenses comandou sempre o resultado fechando o set com uns pesados 25-13.

O 4º set acabou por ser o único em que houve equilíbrio e a vantagem do Braga só foi cimentada no final do set, após o tempo técnico solicitado pelo treinador bracarense João Lucas, quando o resultado era desfavorável ao Braga por 21-20. A partir daqui as bracarenses não permitiram mais nenhum ponto ao Belenenses e venceram o set por 25-21 e o jogo por 3-1.



Foi uma vitória justa. O Braga repetiu o resultado que tinha feito no jogo da 1ª volta no Restelo e alcançou assim uma vitória importante perante um adversário directo que também luta pela manutenção somando assim a sua segunda vitória no campeonato.

No final do encontro o técnico João Lucas expressava assim o seu contentamento: “foi a nossa prenda de Natal mais saborosa porque foi alcançada com muito empenho e garra e perante as muitas dificuldades e adversidades que temos vivido neste período. Foi uma vitória importante, porque nos dá alento e motivação para continuar nesta luta pela manutenção, em que cada vitória nos faz ficar mais perto deste nosso grande objectivo.”

Frente ao Belenenses, o Sporting de Braga alinhou com as seguintes jogadoras:
Bruna Rodrigues (libero), Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bárbara Julião e Joana Teixeira.