terça-feira, novembro 11, 2008

SCBraga conquista a Capital


O SCBraga foi este domingo a Lisboa vencer por 3-1 (25-20; 22-25; 25-23 e 25-17) o Belenenses, naquela que foi a sua primeira vitória da época na A1. Com este triunfo a equipa arsenalista ocupa agora o oitavo lugar da geral, à frente do Clube K e da equipa de Belém.


Num embate 100% lusitano – ambas as equipas contam apenas com atletas portuguesas – o Braga evidenciou alguma superioridade nos quatro sets disputados. As bracarenses podiam ter mesmo resolvido o encontro com um 3-0, já que no 2º set deixaram fugir uma vantagem de 21-13 (mérito para as jogadoras de Belém que nunca baixaram os braços) e permitiram ao Belenenses virar o set a seu favor (22-25).

Ao longo de todo o encontro, o Braga comandou sempre o resultado, obrigando o Belenenses a jogar sob pressão e a correr sempre atrás do prejuízo. A equipa bracarense esteve melhor ao nível da recepção, o que lhe permitiu desenvolver com normalidade o seu ataque e no bloco conseguiu perturbar as atacantes azuis e alcançar alguns pontos neste sector do jogo.



No final da partida, o técnico bracarense, João Lucas, comentava assim o encontro: “Penso que não foi um jogo muito bem jogado por parte de ambas as equipas, mas foi um triunfo inteiramente justo dado que comandámos sempre o resultado em todos os sets e na minha opinião fomos melhores durante mais tempo.


No final dos 3 primeiros sets permitimos que o serviço do Belenenses nos causasse alguma perturbação e ansiedade e a este nível de competição nunca poderemos perder um set com uma vantagem tão considerável como aquela que dispúnhamos no 2º set.

Foi uma vitória muito importante para nós, já que foi conquistada no terreno de um adversário directo na luta pela manutenção. Foi uma vitória que nos tira do último lugar da classificação e que nos enche de motivação para o muito trabalho que ainda temos pela frente.


Neste momento ainda não temos todas as atletas ao seu melhor nível, a Alexis e a Bernardo não tiveram férias, porque estiveram no mês de Agosto ao serviço da Selecção Nacional e acusam já neste momento alguma sobrecarga, a Catarina ainda não recuperou completamente de um entorse, mas de uma forma geral as minhas jogadoras estão de parabéns.

Tivemos neste jogo uma atitude muito positiva, um espírito de grupo e de entreajuda assinaláveis, actuámos como equipa e sem realizarmos uma exibição por aí além, provámos que deste modo poderemos ser bem sucedidos e que estamos determinados em permanecer entre as melhores equipas do voleibol português”.


Frente ao Belenenses, o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Alexis Rodrigues e Sara Barata (centrais), Sara Bernardo e Filipa Castro (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Joana Teixeira (ponta), Bruna Rodrigues e Bárbara Julião (central).


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves