quinta-feira, junho 19, 2008

BERNARDO e ALEXIS na SELECÇÃO NACIONAL

Passou completamente despercebida da comunicação social e dos portugueses a presença da Selecção Nacional feminina nas poules de apuramento para o Campeonato da Europa e nem mesmo o site da Federação Portuguesa de Voleibol divulgou esta participação que marcou a estreia do treinador cubano Juan Diaz à frente da Selecção Nacional Feminina.



**ALEXIS **BERNARDO



A estreia de Juan Diaz, em termos de resultados, não foi nada feliz, mas o mais lamentável é que o seleccionador nacional apenas conseguiu levar 8 atletas às 2 poules de apuramento. Parece-nos urgente que a FPV reflicta sobre o facto de tantas atletas portuguesas estarem desmotivadas com a Selecção Nacional. O Blog está atento à presença das atletas SCB que muito nos orgulha e divulgamos os resultados e classificações.


RESULTADOS

30.05.2008UKRAINE/PORTUGAL (3:0)25:11;25:21;25:13
31.05.2008PORTUGAL/SLOVAKIA(0:3)16:25;16:25;17:25
01.06.2008BOSNIA/PORTUGAL(3:1)22:25;25:18;25:23;25:23
06.06.2008BOSNIA/PORTUGAL* (3:0)25:10; 25:14; 25:15
07.06.2008PORTUGAL/SLOVAKIA(0:3)10:25; 11:25; 7:25
08.06.2008PORTUGAL/UKRAINE (0:3)8:25; 15:25; 7:25

SLOVAKIA qualificada para a Fase Final. UKRAINE qualificada para a 3ª fase. 1º torneio: UKRAINE (30/05-01/06/2008). 2º torneio: BOSNIA-HERZEGOVINA (06-08/06/2008).

domingo, junho 08, 2008

ENTREVISTA À CAPITÃ

2007/2008 marca o regresso do Sporting de Braga à divisão maior do voleibol português. Agora que a época terminou e em jeito de balanço consideras positiva esta subida à A1?Catarina Dias: Claro que sim. Apesar dos resultados que tivémos, foi muito importante a experiência na A1. O nível do voleibol praticado é muito mais elevado, jogamos contra as melhores jogadoras nacionais e contra grandes jogadoras estrangeiras o que serviu para que a equipa evoluísse individual e colectivamente, aprendendo com as mais experientes e isso será muito importante para que na próxima época possamos ter melhores resultados. Foi o 1º ano que a equipa teve que viver com as muitas derrotas. Neste aspecto não foi nada fácil, mas continuamos unidas, com os mesmos objectivos e com mais vontade de voltar a competir na A1.


Consideras pois que existem muitas diferenças entre a A2 e a A1?


Catarina Dias: A diferença competitiva é bem visivel. O nível na A1 é muito superior ao da A2. Uma jogadora de A1 tem que se dedicar muito ao voleibol, pois para estar neste nível tem que ser boa jogadora e é preciso treinar muito e bem. Os erros na A1 pagam-se muito caro e dificilmente se conseguem recuperar.



Esta época correu conforme esperavas?
Catarina Dias: Sabia que ia ser uma época difícil e que tinhamos que lutar muito para não descer de divisão. Felizmente que isso não aconteceu mas tivemos uma série de lesões que não nos deixaram jogar o voleibol que podíamos ter jogado.

O que correu mal?

Catarina Dias: Penso que a vida pessoal de algumas atletas afectou, em parte, a equipa. As lesões foram outro motivo que impossibilitou que a equipa rendesse o seu normal. Também creio que a nossa inexperiência neste nível competitivo poderá ter decidido muitos sets e alguns jogos.



Como será a época 2008/2009?

Catarina Dias: Temos a vantagem de já conhecer as equipas e já não vamos entrar em jogo com aquele receio inicial. Vamos entrar no campeonato com outra atitude e sempre com o objectivo de fazer o melhor possível. Queremos permanecer na A1, trabalhámos muito para cá chegar e tudo faremos para por cá continuar.




sexta-feira, junho 06, 2008

A1 - 2008/2009 (Parte 10)

Não é qualquer um que é recomendado pelo João Pedro para ser treinador do Braga. Tinha que ter muitas qualidades e realmente depois de uma época dificil podemos dizer que o JP acertou em cheio. Aos poucos foi-se integrando num grupo de trabalho já formado o que não é fácil. Apesar da sua juventude é respeitado por todas e por todos e considerado como amigo.
TÓ MARTINS
Sempre solidário o que é muito muito importante. Vestiu a camisola do Braga e nunca a tirou. Vestiu a camisola da Universidade do Minho e também nunca a tirou. Sempre dísponivel, mostrou este ano que sabe assumir responsabilidades e que está pronto a aceitar mais.
Quase a acabar o curso, este famalicense vem estagiar para Braga na próxima época e o seu futuro passa por aqui. "Tem sangue na guelra". Incansável nos treinos. Excelente profissional. Homem da estatistica e sempre a horas. Entrou na carreira de treinador com o pé direito. A equipa necessita da sua juventude e das suas ideias.
Abraço Tó.

quarta-feira, junho 04, 2008

A1 - 2008/2009 (Parte 9)

Não joga mas faz jogar. Não treina mas faz treinar. Não se vê em campo mas ela está lá. Actua escondida em cubiculos médicos, funciona entre a fidalguia das marquesas e as necessidades das princesas. Entre massagens e tapes, diagnósticos, tratamentos, curas, contracturas e muitos entorses e gelo. Uns estragam, ela arranja. Ou o dia a dia de uma equipa.
MILA
Maria Emília de mãe. Soares de pai. Mila para nós. De aluna para doutora e amiga. Ou a importância de uma fisioterapeuta desportiva nas equipas. Ou o apoio e confiança que as atletas e treinadores sentem. Imprescindível para quem vive da boa forma física de todas as atletas. Imprescindível para quem não pode prescindir de ninguém. Cada vez mais experiente. Cada vez mais claque e mais craque.
Será a sua 3ª época no voleibol do Sporting de Braga. Para prevenir muito e tratar pouco, desejamos nós. O seu sorriso abre portas, outras farmácias e os nossos braços. O nosso sucesso depende do dela.
Abraço Mila.

terça-feira, junho 03, 2008

A1 - 2008/2009 - (Parte 8)

Adivinhem quem está de regresso?
Adivinhem lá quem é?
Nasceu em Lisboa para a vida, mas em Braga para o Voleibol. Saiu a época passada para uma equipa da zona do Porto, foi estudar para lá, é central, é internacional, foi esta época campeã nacional sénior. Foi Sporting de Braga muitos anos, ajudou-nos a subir à A1, é Rodrigues, é altinha e jovem com grande futuro à sua frente. Vem estudar para o ano para a Universidade do Minho e regressa à sua casa no voleibol.
Quem é? Quem é?

Alexandra Rodrigues, pois claro. Mais conhecida por:

ALEXIS

Ainda com grande margem de evolução à sua frente, a Alexis foi cobiçada por vários clubes mas decidiu aceitar o convite para regressar ao Sporting de Braga. O coração falou mais alto sem dúvida e também falaram mais alto as pessoas que irá reencontrar nesta equipa. Explosiva, excelente técnica individual, ficará sempre na nossa memória um jogo que ela fez na Póvoa de Varzim em 2006/2007. Um serviço demolidor, um ataque eficaz, um bloco que só ela consegue fazer e sobretudo um querer e uma atitude que quando a acompanham em jogo fazem dela uma jogadora de eleição.

Nº17. Os fatos de treino nunca lhe servem. Sorriso malandro. Telemóveis última geração. Música sempre nos ouvidos. Joga mais quando é picada por melga. Presença regular na Selecção. É desta Alexis que estamos à espera na próxima época. Aquela que pode e deve fazer a diferença.

Desejamos-te todo o sucesso académico na Universidade do Minho e todo o sucesso desportivo no Voleibol e no teu SCB. BOM REGRESSO A CASA.

segunda-feira, junho 02, 2008

A1 - 2008/2009 (Parte 7)

Chegou há um ano. Com experiência de A1. Vinda do AVC. Foi uma grande aposta do Braga e nela depositámos muita esperança e confiança. Estagia em Viana. Estuda em Braga. Uns dias mora em Viana outros em Braga, o que não torna fácil a vida. Treinadora do voleibol de recreação da Universidade.


LUÍSA

Esta época não correu como ela e como nós esperávamos. Foi dificil a adaptação a uma equipa diferente daquela que foi sua muitos anos. Aqui e ali um cheirinho da grande jogadora que foi e que poderá ser. Tem que estar bem fisicamente para poder render. Bate como homem (quando está bem). Um prazer vê-la treinar e jogar (quando está bem). Excelente atitude (quando está bem). Esta época, o azar bateu-lhe à porta e tudo lhe aconteceu, sobretudo lesões, que a impediram de treinar e jogar com regularidade.Nº9. Não podia ser outro... Gosta de ser LU. Está finalmente integrada e adaptada à realidade da sua nova equipa e gosta de nós... Nós também gostamos dela e por isso ficámos contentes com a renovação e temos a certeza que irá provar que tínhamos razão quando apostámos nela e quando depositámos nela esperança e confiança. Isto de ser boa atleta e boa jogadora é como andar de bicicleta: nunca se esquece. E a nova época começou ontem a ser preparada. E temos tão pouco tempo.
Abraço Luísa. Abraço Lu.

domingo, junho 01, 2008

A1 - 2008/2009 (Parte 6)

Assinou sem pestanejar, sem perguntar ou pedir nada. Ela é assim. Quando gosta...gosta. E ela gosta muito... muito... de voleibol e gosta muito muito do seu Braga. Nunca a vimos protestar com nada ou com alguém. Nunca a vimos criar problemas. A única coisa que pede, e sabe quando pedir, é que a deixem ir ter com o mar, com o Barra, com a família por alguns dias. Central ou oposta conforme as necessidades da equipa e está sempre tudo bem.

SARA

Humilde. Jogadora de equipa. De malas feitas, partiu do Alentejo para o voleibol do Braga há 3 anos. E por cá ficou e por cá vai ficar. Para o ano cumpre a sua 4ª época no Sporting de Braga e foi fundamental nesta ascenção do Braga à A1. Esta época foi muito importante para ela, em termos de evolução técnico-tactica e sobretudo em termos de atitude perante o jogo. Campeã Nacional Universitária presente em todos os opens. Finalmente nº10. Finalmente perigo na estrada. Finalmente no curso certo. Finalmente chamada à Selecção. Já perdeu o sotaque. Adora raínhas. Nós gostamos muito dela. Admiramos e não esquecemos a sua coragem e a sua dedicação. Tudo faremos para que seja feliz connosco. Ela merece. Abraço Sarinha.