terça-feira, janeiro 29, 2008

SCBraga perde 3-1 na deslocação aos Açores


O SCBraga foi derrotado por 3-1 (25-15, 25-12, 19-25 e 25-14) pelo Ribeirense na sua deslocação aos Açores. Perante um dos melhores conjuntos da A1, com um orçamento 10 vezes superior ao seu, a equipa bracarense deu boa conta de si, tendo mesmo no inicio do 4º set deixado no ar a sensação que poderia ter levado a partida para a negra.

Se na teoria esta partida era um duelo entre David e Golias, na prática, as diferenças não foram assim tão visíveis como seria de esperar. Apesar do resultado enganador dos dois primeiros sets (25-15 e 25-12), estes foram sempre muito disputados, tendo havido alguma sustentação de bola.

No 3º parcial, as jovens arsenalistas mostraram que a sua presença na A1 não é um acaso do destino, e impuseram-se de uma forma esclarecedora às suas rivais insulares. 19-25 foi o resultado final deste Set.

No 4º parcial, a mais-valia e experiência do conjunto açoriano fez-se sentir, e foi com alguma naturalidade que o Ribeirense fechou o set (25-14) e a partida (3-1) a seu favor.

O Sporting de Braga esteve bem durante todo o jogo em termos de serviço e de recepção e no ataque foi alternando entre o muito bom e o razoável. O bloco bracarense também tardou a acertar com as marcações ao ataque das insulares e teve dificuldades em parar, quer o jogo rápido das centrais adversárias, quer o ataque alto das pontas.

Em termos de destaques o primeiro vai para a garra e o espírito de equipa das bracarenses que nunca desistiram e nunca baixaram os braços, do princípio ao fim do jogo. Em termos individuais, destaque para a distribuidora Catarina Dias e para a libero Xana Fernandes e ainda para as duas pontas Sara Bernardo e Kariny Silva. Em bom plano estiveram ainda as duas centrais Sara Barata e Bárbara Julião que substitui no 3º set a Telma Nunes.

Frente ao Ribeirense o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Alexandra Machado e Bárbara Julião.

No próximo sábado, dia 2 de Fevereiro, realiza-se a última jornada desta 1ª fase, com o Braga a receber pelas 15H00, no pavilhão da Universidade do Minho, a outra equipa açoriana do Clube K, conjunto também maioritariamente constituído por atletas brasileiras e que se encontra também já apurado para a fase dos primeiros.

Texto: Nuno Gonçalves

segunda-feira, janeiro 21, 2008

SCBraga na Fase dos Últimos


O SCBraga ao perder por 3-0 (25-22, 25-20 e 25-18) frente ao Gueifães no passado domingo viu confirmada a sua presença na Fase dos Últimos. Leixões e Ala de Gondomar vão ser as outras duas equipas que irão acompanhar a turma bracarense nesta recta final da A1 feminina.

Frente ao Gueifães, o Sporting de Braga, e apesar de ter repetido a derrota da 1ª volta por 3-0 com 25-23, 25-20 e 25-18, demonstrou ter andamento para a A1, tendo estado mesmo a um passado de vencer o 1º set (onde comandou até aos 20-22). Nos restantes parciais, as jovens arsenalistas tornaram porem a quebrar mentalmente em alturas chaves, fruto da sua inexperiência nestas andanças.

Nos diversos aspectos técnicos/tácticos do jogo as bracarenses estiveram muito bem no serviço, colocando grandes dificuldades na recepção e construção ofensiva do Gueifães. A recepção esteve igualmente em plano de destaque. Por sua vez, nos restantes gestos técnicos, os 20 ataques falhados ao longo dos 3 sets e a quase inexistência de pontos no bloco, falam por si.

Com a tabela classificativa praticamente definida e quando faltam 2 jogos para o final desta 1ª fase do Campeonato Nacional, sabe-se já que as equipas que irão disputar a fase final dos primeiros serão as equipas insulares do Sports Madeira, C.D. Ribeirense, Câmara de Lobos e Clube K e as equipas do continente C.A. Trofa e Gueifães. A luta pelo título estará reservada, na nossa opinião, às equipas do Sports Madeira, C.D. Ribeirense e C.A. Trofa (que em Dezembro se reforçou com mais duas atletas brasileiras, entrando assim na luta pela renovação do título). Como curiosidade, podemos dizer desde já, que independentemente do que se passar nesta fase final dos primeiros, o Gueifães ganha desde já o título de melhor equipa nacional, já que é aquela que juntamente com Sporting de Braga, Leixões e Ala de Gondomar, é constituída apenas por atletas portuguesas.

A fase final dos últimos será composta pelas equipas do Leixões, Sporting de Braga e Ala de Gondomar, sabendo-se de antemão que nenhuma destas equipas descerá de divisão, dado que a A1 esta época ficou apenas com 9 equipas, após a desistência, no inicio do campeonato, das lisboetas da Lusófona.

Ao Sporting de Braga, nesta sua estreia na A1, resta-lhe lutar pela melhor classificação possível na 2ª fase e procurar lutar pelo apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, tendo que para isso eliminar em Matosinhos a equipa do Leixões, num jogo a contar para os quartos de final da prova e que se disputará a 9 de Fevereiro.

Frente ao Gueifães o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Luísa Rocha, Alexandra Machado, Bárbara Julião e Marta Silva.

No próximo sábado, dia 26 de Janeiro, o Braga desloca-se aos Açores, mais precisamente à ilha do Pico, para defrontar a equipa do Ribeirense.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

terça-feira, janeiro 15, 2008

SCBraga volta a perder na “negra”

Num encontro marcado pelo equilíbrio o Leixões repetiu o resultado da 1ª volta em Matosinhos, vencendo no pavilhão da Universidade do Minho, o Sporting de Braga por 3-2 (27-25, 19-25, 25-23, 29-31 e 8-15). Tal como os parciais indicam, foi uma partida muito disputada e na qual só ao final de mais de 2 horas de jogo é que se conseguiu encontrar um vencedor. O Leixões acabou por ser mais feliz, aproveitando a maior experiência de algumas das suas atletas que se revelaram determinantes nos 4º e 5º sets.

O Sporting de Braga e Leixões protagonizaram aquela que foi porventura a mais electrizante partida de voleibol desta 13ª jornada da A1 feminina.

Entrando algo nervosas no jogo, as arsenalistas só a meio do 1º set conseguiram impor o seu voleibol. Com um bloco muito forte, em grande parte graças ao acerto evidenciado pela central Telma Nunes, o SCBraga acabou mesmo por virar o resultado e vencer este parcial por 27-25.
No 2º set o SCBraga esteve a vencer por 14-13, mas uma série consecutiva de erros na recepção e no ataque, permitiu ao Leixões destacar-se no marcador e fechar o set a seu favor por 19-25.

No 3º parcial, as arsenalistas comandaram sempre a marcha do marcador, tendo vencido por 25-23.

O 4º set foi sem dúvida alguma o mais emotivo das bracarenses esta época. O SCBraga teve “o pássaro na mão” por diversas vezes, mas deixou-o sempre fugir, tendo desperdiçado 3 bolas de set e de jogo. Como a este nível os erros se pagam caro, a maior experiência do Leixões veio ao de cima, e tendo tido na veterana Sandra Castro a sua mais-valia e tábua de salvação.



Na “negra”, as leixonenses entraram melhor e mais confiantes, gerindo até ao fim a vantagem de quatro pontos conquistada inicialmente. O resultado final de 15-8 é demonstrativo da quebra anímica sofrida pelas bracarenses no 4º e decisivo set.

Apesar desta derrota, as melhorias da equipa relativamente ao último jogo frente ao Ala de Gondomar são evidentes. O bloco conseguiu “arrancar” 16 pontos e o serviço esteve mais certeiro. No ataque, a equipa continua a “dar” demasiados pontos ao adversário.

Em termos individuais a central Telma Fernandes realizou a sua melhor exibição ao serviço das arsenalistas, com 18 pontos conquistados. A zona 4 Sara Bernardo, teve algumas dificuldades em ultrapassar o bloco leixonense, mas mesmo assim conseguiu pontuar por 24 vezes. Kariny Silva regressou às boas exibições e conseguiu 17 pontos. Sara Barata facturou 13 pontos. Mais apagada neste jogo esteve a oposta Vânia Lages (4 pontos), que foi substituída em determinados momentos da partida por Luísa Rocha (1 ponto), que vem de uma paragem mais prolongada devido a lesão.
Frente ao Leixões o Sporting de Braga alinhou com o seguinte “sete inicial”:
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).

Jogaram ainda: Luísa Rocha, Alexandra Machado, Bárbara Julião e Marta Silva.

No próximo domingo, dia 20 de Janeiro, o Braga desloca-se à Maia, para defrontar a equipa do Gueifães.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

terça-feira, janeiro 08, 2008

SCBraga x Leixões - Alteração na hora da partida


O Departamento de Voleibol do SCBraga vem avisar os seus sócios e adeptos que a hora da partida entre o SCBraga e o Leixõs foi alterada das 17h00 para as 15h00. Pedimos desculpa por mais esta alteração e apelamos ao vosso apoio neste importante embate frente ao Leixões.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Alteração do Jogo SCBraga x Leixões


O Departamento de Voleibol do SCBraga vem por este meio informar que a Federação Portuguesa de Voleibol alterou a data que estava prevista para a realização a da partida entre o SCBraga e o Leixões. Inicialmente marcado para o dia 6 às 15h30, este encontro, e contra nossa vontade, vai-se realizar dia 12 pelas 17h30.