segunda-feira, outubro 29, 2007

SCBraga sofre derrota por 3-0 às mãos do Sports Madeira


O SCBraga recebeu este domingo em sua casa o Sports Madeira, um dos mais fortes candidatos à conquista do título da A1 feminina. Numa partida marcada por momentos de grande espectacularidade, o Sports Madeira como seria de esperar demonstrou a sua superioridade e levou de vencida a aguerrida equipa bracarense por 3-0 (25-12; 25-19; 25-14).

À 3ª jornada da A1 feminina, o SCBraga defrontou um dos mais sérios candidatos à vitória final nesta competição: o Sports Madeira. Com um lote de atletas muito experientes, das quais se destacam cinco estrangeiras de elevado nível técnico (fazem a diferença), a equipa insular demonstrou em Braga ter as armas necessárias para atacar o tão ambicionado ceptro.

No início de cada um dos parciais disputados, o SCBraga jogou “taco a taco” com a equipa madeirense, mas após este equilíbrio inicial, inexplicavelmente, as arsenalistas como que “entregavam” o set, fruto de erros de recepção e de ataque, permitindo que as madeirenses ganhassem uma vantagem confortável no resultado e jogassem sem pressão, à vontade.

Com o score final a ficar num esclarecedor 3-0 favorável à equipa forasteira, ficou-se com a sensação que o desequilíbrio no marcador, principalmente nos 1º (25-12) e 3º (25-14) sets, aconteceu mais por demérito do SCBraga, que por mérito do adversário. O 2º set foi muito equilibrado, e houve momentos em que quem estava a assistir poderia pensar que as arsenalistas poderiam causar sensação. No final este parcial foi encerrado pelas madeirenses com um 25-19.

A justiça da vitória do Sports Madeira é inquestionável. Possui um conjunto muito equilibrado, com 2 centrais fortes no jogo rápido, uma distribuidora que municia e acelera muito bem o jogo e uma ponta fortíssima e completa, quer a atacar (fez miséria com os seus ataques de 2ª linha) quer a defender, quer a servir, quer a receber.

Foi uma partida de um recorte técnico elevado, com excelentes momentos de parte a parte, e que apesar da derrota bracarense, foi certamente do agrado do público que acorreu ao excelente pavilhão da Universidade do Minho.

No final do encontro ouvimos o técnico da equipa bracarense, Prof. João Lucas, que nos disse que “os jogos são sempre momentos de avaliação do nosso trabalho e que apesar da derrota por números, que penso que serem exagerados, digo-lhe que de uma forma global avalio positivamente o trabalho da minha equipa neste jogo: em todos os 3 sets, tivemos momentos muito bons, em que conseguimos acelerar o jogo, jogar de igual para igual e equilibrar o resultado. Relativamente ao jogo anterior com o Gueifães, estivemos bem melhores. Mas o Sports Madeira, para além de ser uma equipa muito experiente, mostrou aqui, que é uma grande equipa, pois capitalizou a seu favor alguns momentos nossos menos bons. É claro que estou preocupado com esses momentos menos bons, mas também registo com satisfação esses momentos muito bons do Braga. Tenho a certeza que a equipa, com o acumular dos treinos e dos jogos, continuará o seu processo normal de entrosamento e de crescimento, pois acredito que esses tais momentos bons, serão cada vez mais estáveis, mais duradouros e mais consistentes. Já sabíamos que o Sports Madeira não fazia parte do nosso campeonato. É uma equipa com responsabilidades, com orçamento e objectivos muito diferentes dos nossos. E portanto esta derrota tem que ser rapidamente ultrapassada pois já na próxima 5ª feira, teremos um jogo em Matosinhos do nosso Campeonato e que naturalmente queremos ganhar.”

O Sporting de Braga frente ao Sports Madeira alinhou com o seguinte “sete inicial”:

Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Bárbara Julião (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Luísa Rocha, Vânia Lages, Marta Silva, Xana Silva e Xana Machado.

Na próxima semana, o SCBraga desloca-se dia 1 (5ª feira) a Matosinhos para defrontar o Leixões e no fim-de-semana terá jornada dupla, recebendo sábado pelas 17H00 na Universidade do Minho a equipa açoriana do Ribeirense e no Domingo, também pelas 17H00, a equipa madeirense do Câmara de Lobos. Enquanto as equipas portuguesas de futebol se vão queixando de terem que fazer 2 jogos numa semana, no Voleibol, as equipas são obrigadas a realizarem 4 jogos numa semana. É apenas e só, o dobro.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

terça-feira, outubro 23, 2007

GDGueifães vence SCBraga por 3-0


A jogar em casa, e frente à experiente equipa do GDGueifães, o SCBraga não teve capacidade de resposta para levar de vencida o conjunto maiato. A vitória por 3-0 (25-15; 25-15 e 25-22) sobre as arsenalistas não oferece contestação, tendo ficado demonstrado que apesar de todo o potencial da equipa bracarense, esta tem que trabalhar mais se quiser ombrear com equipas como o GDGeifães.

Frente a conjunto que na época transacta ficou em 4º lugar e foi finalista vencido da Taça de Portugal, o SCBraga tinha um difícil teste nesta sua recepção ao GDGueifães.

Entrando muito bem na partida, as arsenalistas estiveram bem até ao primeiro tempo técnico (6-8 no marcador). Lutando de igual para igual, nada fazia esperar o que veio a acontecer. As atletas comandadas pelo Prof. João Lucas começaram a demonstrar algum nervosismo e ansiedade, o que se veio a reflectir em inúmeros erros não forçados. Errar desta forma frente a uma equipa como o Gueifães, que já joga junta há muito tempo, possui um maior entrosamento entre as distribuidoras e as suas atacantes e para além disso tem no seu “sete inicial” a melhor distribuidora nacional e a melhor atacante portuguesa, é fatal. Este parcial foi fechado com um pesado 15-25 favorável às maiatas.

O 2º set foi um pouco à imagem do primeiro, tendo ido também ele para as forasteiras, e pelos mesmos números (15-25).

No 3º e último parcial, e com o técnico do Gueifães, Tó Ferreira, a fazer descansar algumas das habituais titulares, o Sporting de Braga equilibrou o set, mas mesmo assim a equipa da Maia foi mais forte e fechou o set, e a partida, com um 22-25.

É de referir que as bracarenses não puderam alinhar com um dos reforços para esta temporada 2007/08, a Ex-AVC Luísa Rocha. A lesão desta atleta forçou o técnico bracarense a mexer no xadrez da equipa, o que se reflectiu no rendimento da equipa.

Apesar da derrota, o SCBraga deixou uma boa imagem de si, mas é notório que tem de haver mais trabalho e concentração se deseja alcançar o seu objectivo para esta época: ficar entre as seis primeiras equipas. Na próxima jornada, domingo dia 28, o Braga recebe na Universidade do Minho pelas 17H30 a equipa do Sports Madeira, uma das candidatas ao título nacional.

Pelo SCBraga alinharam:
Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Bárbara Julião (centrais); Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas); Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).

Pelo GDGueifães alinharam:
Filipa Marques (libero); Elsa Machado e Ana Cruz (centrais); Joana Félix e Ana Maia (pontas); Juliana Antunes (oposta) e Francisca Esteves (distribuidora).

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

segunda-feira, outubro 15, 2007

SCBraga promete mas perde na sua estreia na A1

O SCBraga estreou-se com uma derrota por 3-1 (21-25; 25-22; 26-24 e 25-23) nos Açores frente ao Clube K, neste seu regresso à A1. Numa partida pautada pelo equilíbrio, as arsenalistas entraram bem, venceram o 1º set, mas depois acusaram a sua inexperiência nestas andanças, cometendo alguns erros infantis nos momentos decisivos dos 3º e 4º sets.

Frente a um Clube K que conta com, nada mais, nada menos, do que seis estrangeiras no seu sete inicial (apenas a distribuidora é portuguesa), o SCBraga fez alinhar um sete inicial todo ele português, sendo que cinco dessas atletas são produtos das suas escolas de formação.

A partida teve início com as bracarenses a surpreenderem as insulares com um serviço agressivo, colocando sempre muitas dificuldades à recepção adversária. O primeiro set foi averbado pelas arsenalistas por 21-25.

No segundo set, as açorianas estiveram melhor e conseguiram restabelecer a igualdade no marcador, vencendo pelo parcial de 25-22. Os restantes dois sets foram muito equilibrados, como os parciais indicam – 26-24 e 25-23 – com a equipa de Ponta Delgada a fazer valer a sua maior experiência e maturidade competitiva. O final dos 3º e 4º sets ficou marcado pelos erros cometidos pelas arsenalistas, fruto da sua menor experiência, e que se revelaram decisivos nas contas finais.

O Clube K perante o seu público demonstrou uma atitude defensiva acima da média, conseguindo por diversas vezes recuperar bolas “impossíveis”, um pouco à custa de alguma felicidade, mas sobretudo à custa da grande exibição em termos defensivos da sua libero brasileira (que não esteve tão bem na recepção ao serviço bracarense).

No final da partida, e em conversa telefónica, o técnico arsenalista, Prof. João Lucas, dizia-nos estar “naturalmente triste pela derrota, tanto mais que tivemos uma vantagem importante nos 3º e 4º sets e poderíamos ter saído daqui com uma vitória”. Por outro lado estava satisfeito com o desempenho da equipa neste 1º jogo pois “provámos que temos uma equipa para a A1, que somos uma equipa com argumentos que nos permitem lutar pela vitória com qualquer uma das equipas do nosso campeonato. Não temos, nem teremos estrangeiras, não temos, nem teremos vedetas, temos sim um grupo que vale pelo seu todo. A nossa equipa é uma equipa muito renovada e muito jovem, e hoje, em certos momentos do jogo, pagou um pouco a factura dessa juventude e dessa menor experiência. A maior parte destas novas jogadoras ainda estão numa fase de adaptação, outras ainda não se encontram no seu melhor momento de forma e eu sei que o processo de construção de uma equipa necessita de tempo de treino e de jogos, mas as indicações que a equipa e as atletas deram aqui hoje, foram muito positivas. Tenho muito orgulho pelo que hoje as minhas miúdas aqui fizeram”.

O Sporting de Braga frente ao Clube K alinhou com o seguinte sete inicial:
Xana Fernandes (libero); Telma Fernandes e Sara Bernardo (centrais), Kariny Silva e Luísa Rocha (pontas), Sara Barata (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Vânia Lages, Marta Silva, Bárbara Julião, Xana Silva e Xana Machado.

Na próxima jornada, 21 de Outubro, o SCBraga recebe na Universidade do Minho pelas 17 horas a equipa do Gueifães, que este fim-de-semana surpreendeu nos Açores batendo a equipa do Ribeirense por 3-1. O outro jogo desta 1ª jornada decorreu na Madeira, com a equipa do Ala de Gondomar a ser batida pelo Câmara de Lobos, também por 3-1.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

sábado, outubro 06, 2007

SCBraga em destaque no Infordesporto


Com a A1 masculina a ter inicio ontem, e o campeão em titulo, o Espinho a somar um triunfo por 3-0 frente ao Esmoriz, o SCBraga tem hoje o destaque na secção de voleibol do infordesporto, bem como na página principal do site.
-
Visualize a noticia na integra aqui

3 Equipas - 1 Sonho - 1 Realidade




Obrigado a todas vós pelo contributo que deram para que isto tudo fosse possivel.

SCBraga de novo entre os melhores!


O SCBraga escreveu esta sexta-feira no Porto mais uma página na história do voleibol nacional ao bater por 3-1 (25-15; 21-25; 25-22 e 25-23) o Boavista na 2ª mão do Play-Off. Com este triunfo, o emblema arsenalista garantiu 25 anos depois da sua última presença na A1, um lugar entre as melhores equipas do voleibol nacional feminino.

Na Invicta, e com a bancada do Pavilhão Fontes Pereira de Melo completamente cheia, o Boavista ainda acalentava a esperança de causar surpresa e levar de vencida o jovem e compacto conjunto arsenalista.

Ao SCBraga, após ter derrotado por 3-0 as axadrezadas na 1ª mão do Play-Off, bastava-lhe apenas vencer um set nesta 2ª mão para assegurar desde logo a sua subida ao escalão maior do voleibol feminino nacional: a A1.

Entrando no 1º set com o propósito de arrumar logo ali com a contenda, as atletas bracarenses impuseram o seu voleibol mais rápido e técnico. Com Catarina Dias (distribuidora) a canalizar muito do jogo de ataque para a Zona 4, as entradas Kariny Silva e Luísa Rocha “bombardearam” autenticamente o conjunto axadrezado. Foi então que com alguma naturalidade o SCBraga venceu este parcial por 15-25, e assegurou logo ali a sua tão almejada subida à elite do voleibol nacional.

A partir daqui, o conjunto orientado pelo Prof. João Lucas limitou-se a gerir o esforço e o resultado. O técnico arsenalista aproveitou os sets seguintes para dar minutos de jogo às atletas menos utilizadas neste início de época. O Boavista por sua vez nunca baixou os braços, e mantendo sempre uma atitude aguerrida, ainda conseguiu vencer o 2º set por 25-21, mas não teve “pedalada” para o SCBraga quando este acelerou outra vez o ritmo de jogo e fechou os 3º e 4º sets por 22-25 e 23-25.

25 anos depois das equipas femininas do Sporting de Braga terem andado durante muitos anos entre as melhores equipas do voleibol português, e seis anos após o clube ter reeditado o voleibol em Braga com uma equipa de Juvenis provinda da escola de Lamaçães, elas aí estão de novo entre as melhores. É o culminar de uma longa marcha que torna a colocar o emblema arsenalista e as suas atletas no patamar mais alto do voleibol de competição nacional.

Ficam agora aqui para a história do clube e da cidade, os nomes dos grandes responsáveis por este regresso do voleibol bracarense ao palco principal do voleibol português:
Xana Fernandes e Marta Silva (liberos), Bárbara Julião, Telma Fernandes e Sara Bernardo (centrais), Kariny Silva, Luísa Rocha e Xana Silva (pontas), Sara Barata e Vânia Lages (opostas), Catarina Dias e Xana Machado (distribuidoras), João Lucas e Tó Martins (treinadores), Mila Soares (fisioterapeuta), Nuno Gonçalves (delegado e assessor de imprensa), Céu Faria (Vice-Presidente), Mina Rodrigues e Daniel Caridade (directores).

É importante assinalar que esta equipa é essencialmente um produto das escolas de formação do Sporting de Braga, constituída por atletas muito jovens, habituadas ao sucesso desportivo, todas campeãs nacionais nos vários escalões de formação e com três atletas de Selecção Nacional A. Mas não se pense que o sucesso deste grupo só se vê dentro das quatro linhas. De um lote de 12 atletas, 11 são estudantes universitárias, todas elas com aproveitamento escolar positivo, fruto de uma gestão adequada entre o trabalho que se exige para o sucesso académico, e o trabalho que se exige para o sucesso desportivo.

E agora? Que futuro para esta equipa?

Confidenciava-nos o treinador desta equipa, Prof. João Lucas, “que a aposta esta época e a partir do momento que estamos na A1, é claramente na manutenção. Dada a recente desistência da Lusófona, o Campeonato da A1 irá ficar apenas com 9 equipas o que quer dizer que pelos actuais regulamentos federativos, na próxima época nenhuma das equipas descerá de divisão. Assim sendo, penso que o nosso objectivo para esta época deverá ser o apuramento na 1ª fase, para a série dos primeiros, o que equivale a dizer que teremos que classificar-nos nos seis primeiros lugares. Não será fácil mas é absolutamente possível. Na minha opinião e não tendo neste momento muitas indicações sobre a maioria das equipas adversárias penso que Ribeirense, Câmara de Lobos, Trofa e Sport Madeira lutarão mais uma vez pelo titulo nacional e depois pelos dois lugares que ficarão em aberto para a série dos primeiros teremos certamente uma luta entre Gueifães, Clube K, Leixões, Ala de Gondomar e Braga.

Sei que tenho uma equipa muito jovem, apenas 2 atletas já têm experiência de A1 e necessitaremos de algum tempo para nos adaptarmos ao nível e ritmo de jogo das melhores equipas. Ao contrário das principais candidatas ao titulo, só temos atletas nacionais e o nosso orçamento será certamente o mais baixo da A1 e será certamente mais baixo que o de muitas equipas da A2.

As nossas ambições são e serão sempre realistas e não poderemos colocar em causa ou sequer em risco a continuidade do voleibol nos vários escalões do clube, mesmo que isso nos custe a perda de algumas atletas para clubes que pagam ou prometem pagar ordenados significativos. Bastará estar atento à longa lista de clubes que têm acabado nestes últimos anos, fruto muitas vezes da ambição irrealista de directores e treinadores. Tenho consciência que o grande capital do Sporting de Braga é o muito trabalho e a grande dedicação de todos os directores, treinadores e atletas do clube e os nossos grandes investimentos terão sempre de ser feitos na formação de qualidade que fazemos e por outro lado teremos de continuar a cultivar activamente, sentimentos e valores que parecem arredados da competição desportiva como a amizade, o “amor à camisola” e a solidariedade.

O Campeonato começa já no próximo dia 13 com uma deslocação aos Açores para defrontar o Clube K e parece-nos que esta pode ser uma das equipas do “nosso” campeonato. Sabemos apenas que possuem algumas atletas brasileiras, que já têm alguma experiência da A1 mas como equipa estreante que somos vamos naturalmente tentar surpreender e vencer este 1º encontro o que nos daria uma forte motivação para o longo campeonato que se aproxima.”

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

quarta-feira, outubro 03, 2007

SCBraga no Infordesporto.pt

Mais uma vez o voleibol do SCBraga tem o seu lugar de destaque no maior site nacional de desporto, o Infordesporto. Clique na imagem para a visualizar no seu formato original.
-
Visualize a noticia na integra aqui

segunda-feira, outubro 01, 2007

SCBraga a caminho da A1


Sporting de Braga e Boavista disputaram este domingo em Braga, o primeiro jogo do Play-Off que vai determinar qual destas equipas disputará o Campeonato Nacional Feminino da A1, temporada 2007/08. Ao vencer sem grandes dificuldades por 3-0 (25-19, 25-14 e 25-15) as axadrezadas, as arsenalistas orientadas pelo Prof. João Lucas deram um passo de gigante em direcção à A1.

SCBraga e Boavista reeditaram no passado domingo um dos maiores duelos do desporto nacional, que desta vez não teve como palco o relvado no Municipal de Braga, mas sim as bem emolduradas bancadas do pavilhão da Universidade do Minho.

Com uma vaga por preencher na divisão maior do voleibol português, arsenalistas e axadrezadas, disputam entre si um Play-Off a duas mãos que irá determinar então qual destes dois históricos emblemas vai ocupar a tão ambicionada vaga na A1.

Para esta primeira mão do Play-Off, o SCBraga apresentou-se com um 7 inicial bastante renovado relativamente ao que actuou na época anterior. Kariny Silva, Sara Bernardo (ex-juniores), Luísa Rocha e Telma Nunes (ex-atletas do AVC) foram as caras novas que alinharam ao lado das “veteranas” arsenalistas, Catarina Dias (capitã), Sara Barata e Xana Fernandes.

Com a dupla de arbitragem a dar o apito inicial, o 1º Set viria a ser o único em que o Boavista incomodou o SCBraga, chegando mesmo a dispor de uma vantagem de 5 pontos (11-16). Nesta altura, um desconto de tempo pedido pelo técnico bracarense João Lucas, serviu para corrigir alguns erros e fazer alguns acertos. No reinício do Set, as arsenalistas viraram a marcha do marcador, acabando por vencer pelo parcial de 25-19. A partir dai, o SCBraga comandou de uma forma imperial, jogando sempre em vantagem no marcador. Era por demais evidente a superioridade física, técnica e táctica das arsenalistas face às boavisteiras. Estas nunca conseguiram contrariar o bom desempenho do serviço bracarense ao longo de toda a partida, bem a maior eficácia de ataque e de bloco. Os parciais de 25-14 e 25-15 evidenciam bem esta superioridade. O Boavista no jogo da 2ª volta terá que produzir muito mais se ainda sonha com o apuramento para a A1.

Pelo SCBraga há a destacar as boas estreias de Kariny Silva e Sara Bernardo que estiveram em excelente nível, quer na rede quer no fundo do campo, confirmando os créditos com que vinham rotuladas. Quem também esteve em plano de destaque foi a oposta Sara Barata, que mais uma vez demonstrou ser um muro de betão no que toca ao bloco.

Após este importante triunfo, tudo aponta pois para que a cidade de Braga possa voltar a ter uma equipa feminina no escalão mais alto do voleibol português, seguindo o que já acontece ao nível do masculino com outras modalidades, como o andebol do ABC ou o futebol do SCBraga. Tudo se encaminha então para que o departamento de voleibol do SC Braga se possa sentir de alguma forma recompensado por todo o trabalho que tem desenvolvido nos últimos seis anos, quando decidiu reactivar a modalidade no clube com uma equipa de Juvenis.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves