terça-feira, setembro 25, 2007

SCBraga prepara embate com Boavista


A uma escassa semana do embate SCBraga/Boavista que irá decidir qual destes emblemas vai disputar o campeonato da A1, foi uma renovada equipa arsenalista aquela que se apresentou no Torneio Prof. Costa Pereira organizado pelo Leixões. Defrontando dois dos maiores e mais carismáticos emblemas do voleibol nacional, Leixões SC e CA Trofa, as atletas minhotas deixaram boas indicações, augurando assim um bom espectáculo de voleibol para a eliminatória a duas mãos frente às boavisteiras.

Após uma época recheada de vitórias, e em que liderou a A2 desde a primeira até à ultima jornada, o SCBraga tem a oportunidade de vir a disputar o tão ambicionado campeonato nacional de voleibol feminino da A1. Entre esta tão ambicionada meta, delineada há já 2 anos atrás, e o SCBraga, encontra-se um obstáculo que dá pelo nome de Boavista.

Ciente da importância destas duas partidas (30 de Setembro pelas 18H00 na Universidade do Minho e 5 de Outubro no Bessa) para os objectivos de crescimento do clube, a equipa técnica do SCBraga comandada pelo Prof. João Lucas, que este ano vai ser coadjuvado por António Martins, aceitou participar no Torneio Prof. Costa Pereira de modo a dar rodagem competitiva à nova equipa arsenalista.

No primeiro dos dois jogos efectuados neste triangular, as bracarenses defrontaram a equipa da casa, o Leixões, equipa da A1, que na época passada logrou o apuramento para a fase final dos primeiros. O SCBraga conseguiu equilibrar o 1º set do encontro, jogando de igual para igual, apesar de ter denotado alguns erros de bloco e de recepção que vieram a ser fatais no final do set.

O Braga apresentou em campo um 7 base quase completamente renovado, com a distribuidora e capitã Catarina Dias, a libero Xana Fernandes e a oposta Sara Barata a transitarem da época anterior, as ex-juniores Sara Bernardo (central) e Kariny Silva (ponta) e com as 2 contratações desta época, Telma Nunes (central) e Luísa Rocha (ponta).

A equipa, nesta recta inicial, tal como seria de esperar, está longe do que pode vir a render tudo aquilo que pode render. A maior parte das jogadoras ainda necessita de algum tempo e jogos para se adaptar a um nível e a um ritmo de competitivo mais elevado, como é o da A1. Este SCBraga versão 2007/2008 tem no entanto um conjunto mais forte relativamente à época anterior, quer em termos físicos quer em termos técnicos. Outro dado adquirido é a qualidade do seu banco, onde figuram atletas como Bárbara Julião (central) que também transita da época passada e as ex-juniores Vânia Lages (oposta), Alexandra Silva (ponta), Fátima Machado (distribuidora) e Marta Silva (libero).

Depois da derrota frente ao Leixões por 3-0, o SCBraga defrontou logo de seguida as Campeãs Nacionais em título, a poderosa equipa do CA Trofa. Neste jogo o bloco bracarense mostrou-se mais atento e fruto de um serviço agressivo conseguiu equilibrar o 1º e o 3º set’s, não evitando contudo a derrota por 3-0. No final deste torneio o técnico bracarense, Prof. João Lucas, mostrava-se agradado com a performance da equipa afirmando que “o SCBraga realizou neste torneio 2 excelentes treinos de preparação com vista aos jogos decisivos frente ao Boavista. Espero que no próximo domingo consigamos brindar a nossa massa associativa e o público, que tantos nos apoiaram ao longo da época transacta, com uma apresentação vitoriosa”.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves