sábado, março 31, 2007

SÉNIORES ajudam JUNIORES no jogo do tudo ou nada



Há semelhança do que se passou na época transacta, quando a equipa sénior cedeu as suas duas melhores atacantes (Raquel Costa e Sara Barata) à equipa junior para a conquista do titulo nos jogos decisivos da Fase Final, mais duas atletas séniores irão representar as juniores no jogo do tudo ou nada.

Após a inesperada derrota em casa por 2-3 face ao Boavista, as juniores do SCBraga tem de obrigatóriamente vencer as suas adversárias boavisteiras para se manterem em prova. O jogo ir-se-á realizar este domingo, dia 1 de Abril, pelas 16h00.


As atletas que irão representar as juniores serão as centrais Sara Barata e Alexis Rodrigues. Esta dupla forma provavelmente o melhor bloco da A2.

quarta-feira, março 28, 2007

CONTRATAÇÕES
AH! POIS É!
Referenciada pelo técnico da Universidade do Minho desde o Europeu Universitário realizado em Braga em 2004, foi contratada em Vigo, em Setembro de 2006, após um curto período experimental em que a atleta eslovena treinou e integrou a equipa bracarense no Torneio Internacional Cidade de Vigo. A possibilidade de jogar em Portugal foi desde logo encarada com muito agrado por parte da atleta, já que a sua vinda para Braga, ao abrigo do "Programa Erasmus"estava confirmada.

Tadeva Veit é uma internacional eslovena de 23 anos, com 1,83m, joga na posição 2 ou 4 e o seu antigo clube Sloving Vital compreendeu perfeitamente a situação e não colocou quaisquer entraves à cedência da atleta. Esperada em Braga no dia 8 de Abril a jogadora tem treinado e alinhado regularmente pelo Sloving Vital, encontrando-se portanto em actividade e pronta a reforçar o Sporting de Braga nesta fase final da A2.


Durante o Europeu Universitário e durante o Torneio de Vigo, a jovem atleta eslovena impressionou pela sua eficácia e potência no ataque de 1ª e de 2ª linhas (apesar do nulo entrosamento com a passadora) e mostrou ser uma jogadora completa, com escola de voleibol, de excelente nível técnico e possuidora de uma impulsão invulgar.

A segunda contratação do Sporting de Braga, também da responsabilidade do técnico da equipa universitária da Universidade do Minho, chama-se Irina Marques, esteve ao serviço do S. Madeira durante o período de aulas e goza agora em Braga um curto período de férias onde procurará reforçar e melhorar a alegria de viver de metade da equipa técnica.

segunda-feira, março 19, 2007

TABELA CLASSIFICATIVA


SCBraga acaba com as esperanças Azuis


Na última jornada desta 2ª fase da A2, o SCBraga bateu por 3-2 o Belenenses, deitando por terra qualquer esperanças que a equipa da Cruz de Cristo ainda tivesse de passar à Fase Final. Na outra partida desta 6ª jornada, o Ala de Gondomar bateu como seria de esperar o CDPóvoa por 3-0.

Decorreu sem surpresas, esta última jornada da 2ª fase, com o Sporting de Braga a bater o Belenenses por 3-2 e com a equipa do Ala de Gondomar a garantir a presença na fase final, após vencer em casa por 3-0, a equipa da Póvoa. Saem pois, do palco das decisões do título nacional, mais duas equipas (Belenenses e Póvoa) e continuam em cena as 2 primeiras classificadas desta 2ª fase continental (Sporting de Braga e Ala de Gondomar). O lote final de equipas que irão disputar o titulo e a subida à A1 na Fase Final só ficará completo quando terminar a série dos Açores e se finalmente souber quem será o representante das ilhas.

Relativamente ao jogo com o Belenenses, que era apontado no inicio da época como grande candidato ao título nacional, o SCBraga fez alinhar o seu 7 habitual com Catarina Dias na distribuição, Cátia Faria e Alexis Rodrigues na Zona 3, Bárbara Julião e Raquel Costa na Zona 4, Sara Barata na Zona 2, e finalmente, Xana Fernandes como libero.

Iniciando muito bem esta partida, as arsenalistas venceram o 1º set por 25-22. O Belenenses ripostou, e ao vencer o 2º set por 20-25 empatou a partida.

Pedindo mais concentração às suas atletas, a dupla João Lucas/João Silva, pediu mais colocação no serviço (agora já sem placas a 3 metros, o serviço do vermelho tornou a causar estragos) e foi com alguma naturalidade que o set ficou fechado em 25-15 favorável à equipa da casa.

Quando tudo apontava para que o resultado final fosse 3-1 para o SCBraga (19-16 no marcador), o cansaço de uma semana intensa de treinos (já a pensar na Fase Final) e de aulas (todas as atletas arsenalistas ou estão no ensino superior ou prestes a entrar neste) fez-se sentir. A desconcentração provocada pelo cansaço revelou-se nefasta, e as de azul aproveitaram de bom modo esta, levando a partida para a negra (22-25 foi o resultado deste 4º set).

Se na primeira parte da parte a arsenalista Raquel Costa (15 pontos) foi a figura em destaque, nesta recta final, Alexis Rodrigues (12 pontos) assumiu as despesas do ataque. Sempre na liderança do marcador, as jovens atletas bracarenses demonstraram uma enorme capacidade de sacrifício e no final bateram as suas rivais por 15-10. 3-2 favorável ao SCBraga, foi o resultado mais que justo deste duelo norte/sul.

De registar que o Braga termina esta 2ª fase, tal como a iniciou, isto é, na situação de líder, provando inequivocamente que foi a equipa mais regular, mais equilibrada e mais forte, ao longo dos 22 jogos já efectuados. Fica igualmente provada a validade e a qualidade do projecto de formação do Sporting de Braga, que consegue no seu sexto ano de vida, colocar a sua 1ª equipa a lutar pela subida à A1. Estamos em presença de um conjunto muito jovem, com atletas oriundas na sua maioria do clube de voleibol da Escola de Lamaçães (7), atletas formadas já no Sporting de Braga (2) e com atletas vindas de outros clubes (3) e que têm ainda uma grande margem de progressão.

quarta-feira, março 14, 2007

FOTOREPORTAGEM


Sara: Fecha lá isso Alexis!
Alexis: Tem calma!
Sara: Despacha-te senão ela entra outra vez pelo balneário dentro a comemorar qualquer coisa.
Alexis: Pois é, tens tens razão! Eu acho que ela agora até está a pensar fazer-se sócia do Ala...

segunda-feira, março 12, 2007

TABELA CLASSIFICATIVA


SCBraga vence e confirma Fase Final


A uma jornada do encerramento desta 2ª fase do Campeonato Nacional da A2, o Sporting de Braga ao vencer em casa, no Domingo, a equipa do CDPóvoa por 3-0, conquistou os 2 pontos que confirmaram a sua passagem à Fase Final.

Após ter deixado escapar no dia anterior em Gondomar (3-2 numa espectacular partida de voleibol com a “negra” a ir aos 15-13) a hipótese de ter reservado desde já o bilhete para a Fase Final, o SCBraga tinha obrigatoriamente de vencer o CDPóvoa para não deixar para a última jornada a decisão relativamente ao apuramento.

Apesar dos 5 sets disputados a um ritmo alucinante no dia anterior, a equipa comandada pela dupla técnica João Lucas/João Silva, apresentou-se com uma surpreendente frescura física e mental frente ao CDPóvoa.

Exibindo um voleibol sempre espectacular ao longo da partida, as arsenalistas “despacharam” as poveiras com um contundente e esclarecedor 3-0 (25-16; 25-22 e 25-13).

No pavilhão da UMinho, o SCBraga mostrou mais uma vez que é uma equipa mais equilibrada, com um ritmo de jogo superior e com níveis técnicos e tácticos superiores nos diferentes sectores do jogo. As bracarenses estiveram sempre em vantagem no marcador, controlando o resultado, perante um adversário naturalmente desmotivado, afastado há já algum tempo do apuramento e que soma por derrotas todos os jogos efectuados nesta 2ª Fase da A2.

O destaque deste jogo vai para a exibição da jovem Sara Barata, que provou mais uma vez, que na rede, quando fisicamente está bem, é uma verdadeira máquina de fazer pontos. Destaque ainda para as traves mestras desta equipa, Xana Fernandes a receber e a defender, e Catarina Dias na distribuição a “escrever”. Vice-Capitã e Capitã respectivamente, elas encarnam como ninguém a mística, o poder e o querer deste grupo de jovens atletas.

O Sporting de Braga é assim a 1ª equipa com lugar marcado na fase final e terá na luta pelo título uma equipa dos Açores (ainda a determinar). O outro lugar na Fase Final, tudo leva a crer que seja ocupado pela equipa do Ala de Gondomar, à qual basta vencer na última jornada a equipa da Póvoa, o que não se afigura como uma tarefa difícil.

Na última jornada desta 2ª fase, o Sporting de Braga recebe no sábado pelas 17H00, no pavilhão da Universidade do Minho, a equipa do Belenenses.

Pelo SCBraga alinharam de início: Barbara Helena, Cátia Faria (C), Raquel Costa, Sara Barata, Catarina Dias, Maria Alexandra e Xana Fernandes (libero)
Jogaram ainda: Filipa Costa, Vera Silva e Andreia Silva.

Pelo CDPóvoa alinharam de início: Maria Carlos, Daniela Campos, Maria Marques, Odete Patrício, Diana Brito, Vera Pereira e Neuza Graça (libero).

segunda-feira, março 05, 2007

Belenenses adia apuramento do SCBraga


Em Lisboa, frente ao Belenenses, o Sporting de Braga averbou a segunda derrota no Campeonato Nacional (3-1), perdendo assim a 1ª hipótese das 4 que tinha ao seu dispor para carimbar o passaporte para a fase final.

No pavilhão Acácio Rosa no Restelo, o Belenenses jogava uma cartada decisiva, num jogo em que a equipa de Belém jogava o “tudo ou nada” com vista ao seu apuramento para a fase final.

Entrando bem na partida, o SCBraga conseguiu vencer o 1º set por 24-26. Sempre muito equilibrado, este parcial revelou um Belenenses muito concentrado e que trazia a lição muito bem estudada.

Nos 2º e 3º sets, o maior acerto defensivo e ofensivo das atletas da Cruz de Cristo fez toda a diferença. Com o bloco em destaque, as azuis travaram quase todas as tentativas de ataque das atletas arsenalistas, que se mostraram particularmente desastradas na hora de finalizar. Fruto disto, foi com alguma naturalidade que o Belenenses fechou estes dois sets a seu favor (25-16 e 25-18), colocando a pressão do lado do SCBraga.

Naquele que viria a ser o último set desta partida, a equipa de João Lucas e João Silva ainda ameaçou levar a contenda para a “negra”. Perante uma desvantagem de 16-19, o técnico do Belenenses pediu um desconto de tempo que se viria a revelar providencial. Após esta paragem, as atletas de Belém quebraram o serviço das bracarenses, e demonstrando muita determinação, deram a volta ao marcador, tendo fechado o set (25-21) e a partida a seu favor (3-1).

Numa altura em que ficou completa a 1ª volta desta 2ª fase, a derrota frente ao Belenenses em nada compromete as aspirações do SCBraga. Continuando líder isolado da prova, com 2 pontos de avanço sobre a restante concorrência, o conjunto arsenalista encontra-se a apenas uma vitória de garantir a presença na fase final, aquela que decidirá a subida à A1 e o tão ambicionado título de Campeão Nacional.

É de referenciar que mais uma vez as bracarenses se depararam com os placares de publicidade junto às linhas finais do campo, numa tentativa conseguida de condicionar o seu serviço por parte da equipa técnica do Belenenses, que não olhou a meios para conseguir os seus fins. Numa altura em que se fala tanto de Fair-Play, é lamentável assistir a atitudes destas, que em nada beneficiam o voleibol e a própria espectacularidade deste.

Embora não se discuta a legalidade da colocação dos placares de publicidade a 3 metros da linha final, o que é certo é que estas “espertezas”só continuam a acontecer, porque a Federação Portuguesa de Voleibol o continua a permitir.

No próximo fim-de-semana haverá uma jornada dupla, e provavelmente decisiva na questão dos apuramentos. No sábado, o Braga desloca-se a Gondomar, pelas 17H00, noutro encontro que será de tudo ou nada para o Ala. No Domingo, pelas 18H30, receberá no pavilhão da Universidade do Minho a equipa da Póvoa.