segunda-feira, novembro 27, 2006

SCBraga supera teste dificil


Frente à equipa do CVOeiras num jogo que se apresentava complicado, o SCBraga sem a sua capitã e distribuidora, Catarina Dias, mostrou estar à altura dos desafios. Com uma vitória por 3-0 (25-18; 25-20 e 25-16), a equipa arsenalista mantêm-se assim no encalço do líder da A2, o CFBelenenses.

Aguardada com alguma apreensão pela dupla técnica do SCBraga, João Lucas/João Silva, esta partida acabou por se revelar como um bom teste à capacidade de resposta da equipa arsenalista. Após a 1ª derrota da época, e sem poder contar com a sua jogadora chave devido a motivo de lesão, o técnico principal, João Lucas, confessou-nos antes do inicio do encontro estar preocupado com o desfecho do mesmo.

Tendo de recorrer a duas atletas que nunca tinham sido utilizadas como distribuidoras, Filipa Costa e Andreia Silva, o técnico arsenalista foi obrigado a mexer no seu xadrez habitual, o que provocou naturais perdas de rendimento para a equipa.

Logo no início do 1º set, cedo se notou que a equipa de Oeiras, apesar de ser uma equipa com experiência nesta divisão e de se ter reforçado esta época com algumas atletas oriundas do Técnico, não tinha argumentos para contrariar o bom serviço bracarense. A juntar a isto, algumas limitações técnicas/tácticas da sua distribuidora, impediram que as atacantes “alfacinhas” pudessem ser servidas em boas condições, o que se veio a revelar como decisivo, na vitória justa e tranquila (e pela expressão máxima, 3-0) do SCBraga.

Pelo lado bracarense, a ausência da sua habitual passadora alterou completamente o modelo e ritmo de jogo da equipa, com as atacantes e principalmente as centrais a terem que se adaptar a um jogo mais lento, mais previsível, mas também, dadas as circunstâncias, mais seguro. A tarefa das duas distribuidoras utilizadas também não foi nada fácil, mas dadas as condições e o resultado final, ambas acabaram por cumprir com nota alta as funções a que foram “obrigadas”.

Na próxima semana, o Braga desloca-se (sexta-feira) a Gondomar para defrontar a equipa do Ala e no Domingo receberá na Universidade do Minho (16H00) a equipa do Ginásio de S. Tirso num jogo que marca o inicio da 2ª volta desta 1ª fase do Campeonato Nacional da I Divisão – A2.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Alexandra Rodrigues (-2 pontos); Filipa Vilaça (3 pontos); Bárbara Julião (0 pontos); Raquel Costa (5 pontos); Sara Barata (5 pontos) e Filipa Costa (-3 pontos).
Jogaram ainda: Cátia Faria (3 pontos); Andreia Silva (-3 pontos) e Vera Silva.

terça-feira, novembro 21, 2006

SCBraga perde liderança da A2


Partindo para a 7ª Jornada da A2 lider invicto da classificação, o SCBraga sofreu um inesperado revés ao perder no seu terreno por 3-2 (27-25; 18-25; 25-18; 14-25 e 9-15) face à equipa do Clube Desportivo da Póvoa. Num jogo em que as bracarenses cometeram demasiados erros, o Belenses aproveitou o deslize e assumiu a liderança da competição.

As atletas do CDPóvoa surpreenderam tudo e todos, apresentando-se em Braga com algumas alterações na equipa base (após 2 derrotas por 3-0 face ao SCBraga na pré-temporada), mostrarando melhorias evidentes ao nível técnico e fazendo valer a maior experiência competitiva de algumas das suas jogadoras mais influentes.

O 1ºset foi o único que em termos de resultado foi equilibrado (27-25 a favor do Braga). As bracarenses entraram muito mal no jogo e tiveram que correr sempre atrás do prejuízo. As poveiras comandaram quase sempre o resultado até à parte final do set. Nesta etapa o SCBraga mostrou-se mais concentrado e conseguiu fechar o set a seu favor.

No 2º set, a mesma história: o SCBraga entrou novamente muito mal. Com um serviço pouco agressivo permitia que as poveiras atacassem sempre nas melhores condições e no bloco as bracarenses cometeram erros sobre erros, não conseguindo parar os ataques pela zona 3, quer o ataque pela entrada e pela saida. Como se isto não bastasse, as arsenalistas neste 2º set estiveram desastradas na recepção, o que em parte levou a uma quase inexistência do seu ataque. Vitória fácil do Desportivo por 18-25.

No 3º set o Braga melhorou em termos de serviço, de recepção e ligeiramente em termos de ataque e conseguiu uma vantagem apreciável que geriu até ao fim do set, vencendo pela mesma marca do set anterior: 25-18.

No 4º set e quando tudo levava a crer que o SCBraga poderia decidir aqui a partida, assistiu-se a uma reacção poveira muito forte, à qual o Braga não teve (pela 1º vez esta época) nem capacidade anímica nem física para responder. Foi tudo para a “negra” com o CDPóvoa a fechar o set em 14-25.

Na “negra” (5º set), as bracarenses ainda conseguiram trocar de campo a vencer por 8-7, mas a partir daqui o Braga foi a derrocada numa tarde para esquecer (ou relembrar…). O Desportivo da Póvoa venceu por 15-9, arrecadando assim uma justa e preciosa vitória que lhe poderá garantir o desejado passaporte para a 2ª fase.

Esta primeira derrota em nada compromete as suas aspirações das arsenalistas, desde que a equipa colectivamente e individualmente saiba tirar as devidas ilações dos muitos erros cometidos neste encontro e que lhe custaram os dois pontos em disputa, e a consequente liderança da A2 para o Belenenses.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Alexandra Rodrigues (13 pontos); Filipa Vilaça (5 pontos); Cátia Faria (2 pontos); Raquel Costa (8 pontos); Sara Barata (-2 pontos) e Catarina Dias (2 pontos).
Jogaram ainda: Bárbara Julião (1 ponto) e Vera Silva.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Foto Reportagem











SCBraga veste “fato macaco” e vence CCRFermentões por 3-0


Cinco jogos, cinco vitórias. É este o saldo actual desta jovem equipa do Sporting de Braga, após ter vencido em Fermentões a equipa da casa por 3-0, com os parciais de 25-22; 27-25 e 25-17. Os números da vitória do SCBraga não espelham, nem o equilíbrio entre as duas equipas nem o equilíbrio no resultado de cada parcial, já que a equipa bracarense apenas se conseguiu superiorizar nas partes finais de cada set.

Confirmada que está, a “morte” de mais uma equipa do voleibol feminino português (Técnico), o Sporting de Braga beneficiou (?) deste facto e viu a sua jornada dupla deste fim-de-semana ficar reduzida a uma jornada simples, já que o encontro previsto com o Técnico para sábado, não foi realizado.

No 1º set, a equipa arsenalista cometeu muitos erros ao nível do ataque e do serviço, ofereceu muitos pontos e “ajudou” o Fermentões a equilibrar o resultado e a acreditar que poderia lutar pela vitória no set e no jogo. É certo que devido a possuir uma equipa mais alta, o SCBraga dispõe de outras armas ao nível do bloco e do ataque, conseguindo impor sempre uma movimentação atacante mais rápida e variada, mas também é certo que esse maior poder de ataque bracarense foi muitas vezes anulado, ou com erros das suas atacantes, ou com a boa movimentação defensiva do Fermentões. No final deste set, o placar electrónico marcava 25-22 para as bracarenses.

No 2º set a história do jogo não mudou muito. O Fermentões continuou a acreditar e teve mesmo o pássaro na mão. Com o “score” em 23-21 favorável às da casa, e temendo o pior, o Prof. João Lucas pede um desconto de tempo de modo a quebrar o ritmo das adversárias e afinar alguns promenores na sua equipa. Esta pausa havia de se mostrar providencial, pois as atletas arsenalistas ao regressarem a jogo uniram esforços e conseguiram dar a volta ao marcador, fechando este segundo set com um resultado de 27-25.

E foi precisamente aqui, com esta vitória no 2º set, que a vitória no jogo ficou decidida, já que no 3º set, as ateltas do CCR Fermentões cometeram erros que até aí não tinham cometido. Começou-se a notar alguma quebra física e anímica, fruto da derrota nas vantagens no 2º set e fruto, talvez, do jogo de sábado frente ao Belenenses. Quem capitalizou com isto, foram as atletas do SCBraga que acabaram por fechar de uma forma tranquila este set por 25-17.

Com mais esta vitória (3-0), o SCBraga permanece isolado na liderança do Campeonato Nacional da 1ª Divisão – A2 e reforça a sua candidatura a um dos lugares que dão acesso à 2ª fase da prova.

Pelas bracarenses, há que realçar as boas prestações da distribuidora Catarina Dias, da libero Xana Fernandes e da atacante Zona 4, Raquel Costa. Realce ainda para a estreia da jovem central Alexandra Rodrigues, que depois de um longo período de paragem por lesão, está naturalmente longe do nível que a levou até à Selecção Nacional, mas já deu para perceber o que o Braga, com ela, poderá ganhar ao nível do bloco e do ataque. Pelo Fermentões há que destacar a excelente exibição da sua libero de equipa, que em termos defensivos, quer em termos de recepção.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Alexandra Rodrigues; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa; Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Bárbara Julião e Vera Silva.

terça-feira, novembro 07, 2006

SCBraga despede-se da Taça de cabeça erguida


Numa partida a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, o SCBraga sofreu este domingo em sua casa, a primeira derrota (3-0) da época face ao AVC de Famalicão da 1ª Divisão Nacional A1. Apesar do resultado, a equipa arsenalista vendeu cara a derrota, tendo mesmo ameaçado vencer 2 sets, que só se decidiram na recta final.

Entrando no 1º set algo nervosas, as atletas arsenalista cometeram alguns erros ao nível da recepção, o que permitiu ao AVC impôr o seu alto bloco, e de certo modo intimidar e condicionar a prestação atacante das arsenalistas neste primeiro set. O resultado deste parcial foi fixado em 25-16, ao fim de 30 minutos.

O 2º set foi uma história completamente diferente. Com a dupla técnica João Lucas/João Silva a tranquilizar as suas hostes e a realizar os ajustes necessários, a equipa transfigurou-se. Já libertas do nervossismo inicial, as atletas do SCBraga começaram elas a impôr o seu ritmo de jogo, e só na recta final do set, é que o AVC conseguiu distanciar-se e conquistar este 2º set (25-21 ao fim de 27 minutos). A maior experiência das atletas do Académico, bem como a sua maior estatura, acabaram por ser decisivas nos momentos chave deste set.

No último set desta partida, o SCBraga teve o “pássaro na mão” e deixou-o fugir. Explorando muito bem as debilidades da recepção do AVC, a equipa do Prof. João Lucas chegou a ter uma vantagem de 4 pontos (21-17). No entanto, na altura do tudo ou nada (24-23), as atletas arsenalistas, fruto da sua menor maturidade competitiva, não conseguiram concluir duas situações de ataque, permitindo deste modo que as pupilas do Prof. Óscar Barros dessem a volta ao resultado, e acabassem por fechar o set a seu favor (26-24 ao fim de 30 minutos).

Numa partida em que a vitória assenta bem na melhor equipa, o AVC, o SCBraga pelo que fez nos 2º e 3º sets, merecia ter conquistado pelo menos um destes dois.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Bárbara Julião; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa; Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Filipa Costa, Andreia Silva e Vera Silva.

SCBraga vence Juventude Pacense (3-0) e mantém-se invicto na liderança da A2


Numa partida a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional de Séniores Femininos – Divisão A2, o SCBraga deslocou-se ao terreno do Juventude Pacense, onde alcançou mais um confortável triunfo (3-0), mantendo deste modo a sua posição no topo da tabela classificativa, só com vitórias.

Após na última 4ª feira ter batido em Coimbra a equipa da Académica por 3-0, o Sporting de Braga viajou até Paços de Ferreira para defrontar a equipa local. Num encontro em que apesar de as arsenalistas se apresentarem como favoritas, e provavelmente já a pensar no jogo da Taça de Portugal contra o AVC, era imperativo não subestimarem a equipa adversária para que não acontecesse nenhuma surpresa.

Entrando muito bem neste desafio, o SCBraga encontrou facilidades algo inesperadas e defrontou uma equipa igualmente jovem, mas que não possui nem os valores individuais nem os argumentos colectivos necessários para discutir o jogo e o resultado taco a taco.

Realizando aquele que foi provavelmente um dos seus melhores jogos nos diversos capitulos técnicos (recepção, passe, ataque, bloco), as atletas bracarenses foram sempre superiores às suas rivais, que apesar de demonstrarem uma boa capacidade defensiva, nunca foram uma parada à altura.

Vitória categórica do Braga por 3-0, com os parciais de 25-14 em 19 minutos; 25-11 em 19 minutos e 25-12 em 17 minutos, num encontro com boa arbitragem da dupla que se deslocou do Porto e num pavilhão com muito público nas bancadas, que nunca deixou de apoiar a equipa da casa.

No Sporting de Braga, o destaque, no ataque, vai para Raquel Costa e Sara Barata ambas com 12 pontos alcançados; na recepção, Xana Fernandes e Cátia Faria continuam em excelente plano e no serviço o destaque vai para toda a equipa que apresentou uma eficácia acima da média, com 11 ases conseguidos. Uma última palavra para a distribuição de classe de Catarina Dias que vai impondo um ritmo de jogo cada vez mais alto e um conjunto de soluções cada vez mais rico, que fazem com que este Sporting de Braga, neste momento do Campeonato, se afirme definitivamente como um fortes candidatos à passagem à 2º fase da competição, e a equipa a bater na A2 feminina.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Bárbara Julião (7 pontos); Filipa Vilaça (3 pontos); Cátia Faria (1 ponto); Raquel Costa (14 pontos); Sara Barata (11 pontos) e Catarina Dias (3 pontos).
Jogaram ainda: Filipa Costa, Andreia Silva e Vera Silva.

quinta-feira, novembro 02, 2006

SCBraga “passa” no teste à Académica



No feriado de 4ª feira, dia 1 de Novembro, a equipa sénior de voleibol feminino do SCBraga deslocou-se a Coimbra para defrontar a equipa local, a Académica (AAC). Num teste que se apresentava dificil à partida, as jovens atletas bracarenses passaram com distinção, ao chapearem por 3-0 (25-14; 25-13 e 25-10) uma surpreendentemente frágil equipa da AAC.

Partindo para esta 3ª jornada com 2 vitórias sobre dois dos seus mais directos adversários na luta pelo acesso à Fase Final, Ginásio S. Tirso e CF Belenenses, esta partida frente à tradicionalmente forte equipa da Académica (que o ano esteve a um passo de subir à A1), apresentava-se como mais um duro teste à equipa liderada por João Lucas e João Silva.

Apostando forte no serviço, a equipa arsenalista encontrou inusitadas facilidades logo no inicio do 1º set. Com um recepção muito débil, a equipa da academista num conseguiu montar o seu jogo de ataque, permitindo às atletas do SCBraga realizarem o “side-out”, e consequentemente vencerem este primeiro set sem grande esforço (25-14).

Os restantes dois sets foram quase que “tirados” a papel quimico do primeiro: serviço forte do SCBraga, recepção muito fraca da AAC e “side-out” para as arsenalistas. Com este padrão ao longos dos dois sets, é natural que o resultado final destes parciais tenha sido algo desiquilibrado: 25-13 e 25-10.

Pelo SCBraga, à que tornar a destacar a recepção bracarense comandada por Xana Fernandes que continua a facilitar, quer a distribuição da Catarina Dias, quer as tarefas atacantes da equipa do Braga. Ainda uma chamada de atenção para o excelente desempenho do bloco bracarense que conseguiu neste jogo obter inúmeros pontos.

Num jogo com estas características, o realce vai para a atitude de toda a equipa, que conseguiu manter os níveis de concentração e de motivação durante todo o jogo (conseguiu jogar com a determinação e entusiasmo dos grandes jogos de voleibol, o que não foi o caso).

De qualquer maneira registe-se a boa entrada das bracarenses nesta sua estreia na 1ª Divisão A2, contando por vitórias os 3 jogos já realizados nesta prova e lembre-se que os pontos conquistados nesta 1ª fase transitarão a 50% para a segunda fase o que poderá ser um factor importante.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Bárbara Julião; Filipa Vilaça; Cátia Faria; Raquel Costa; Sara Barata e Catarina Dias.
Jogaram ainda: Filipa Costa, Andreia Silva e Vera Silva.

No próximo sábado o Braga desloca-se a Paços de Ferreira num jogo a contar para a 4ª jornada do Campeonato e no Domingo pelas 17H00 no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, receberá a forte equipa do Académico de Famalicão da 1ª Divisão A1, a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal.