segunda-feira, fevereiro 27, 2006

SCBraga forte demais para Secundária de Gondomar


Nesta partida da 4ª jornada do Campeonato Nacional Feminino de Voleibol da II Divisão, Fase 1ªB – Norte, a equipa arsenalista a jogar em casa, não teve qualquer dificuldade em levar de vencida uma frágil equipa de Gondomar que nunca e em qualquer momento, demonstrou ser uma ameaça para as pupilas de João Lucas.

Sendo esta a primeira vez que as equipas do SCBraga e da Escola Secundária de Gondomar se iriam defrontar, era com natural expectativa que o publico presente no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho aguardava o inicio do jogo.

Ambas as equipas técnicas entraram em campo com os seus setes iniciais mais fortes, mas com o decorrer do 1º set, ficou bem claro que a formação inicial do SCBraga era de outro campeonato. O resultado final deste 1º set ficou estabelecido nuns claros 25-8.

O prof. João Lucas ao constatar as fragilidades da equipa adversária, optou por fazer uma adequada gestão do seu plantel, retirando as suas pedras basilares e colocando em campo algumas jogadoras com menos tempo de jogo. Deste modo, a equipa técnica bracarense fez descansar algumas jogadoras já com bastantes jogos nas pernas, e experimentou novas soluções tácticas com algumas jogadoras que tinham sido menos utilizadas até à altura.

Com esta rotatividade ao longo dos restantes dois sets, foi com alguma naturalidade que os parciais se tornassem mais equilibrados (25-14 e 25-20). O 3º set foi o melhor exemplo disso, com o prof. Lucas a colocar as suas jogadoras em novas posições e funções. É de referenciar ainda que do 7 base do SCBraga, apenas a libero, Xana Fernandes, foi totalista nos três sets.

No final da partida, o prof. João Silva, treinador adjunto do Sporting de Braga, dizia-nos que: “o espectáculo não tinha sido muito bom dadas as fragilidades da equipa adversária que cedo deixou de lutar pela vitória face à supremacia evidenciada pelo Braga nos 2 primeiros sets. Estes jogos porém, são importantes, pois permitem-nos dar alguma experiência competitiva, dar confiança e motivação às jogadoras normalmente menos utilizadas mas que dentro duma equipa são tão importantes como aquelas que jogam habitualmente. Sabemos que uma equipa não se faz com 7 jogadoras, sabemos que a evolução da nossa equipa também se deve a essas jogadoras e que a nossa evolução se constrói com a motivação, com as capacidades, com o espírito de sacrifício e empenho de cada uma das 15 jogadoras que constituem o plantel do Sporting de Braga.”

No próximo sábado o Braga desloca-se a Gondomar para defrontar a equipa do Ala de Gondomar, num duelo que colocará frente a frente as duas equipas que perfilam como as mais fortes candidatas à subida de divisão e que neste momento lideram só com vitórias esta 1ª fase B do Campeonato Nacional da II Divisão.

7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Kariny Silva (Entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).
Jogaram ainda: Bárbara Julião; Filipa Vilaça, Andreia Silva, Mariana Águas e Paula Teixeira.

sábado, fevereiro 25, 2006

Noticias na hora






SCBraga venceu a Sec. Gondomar por 3-0, num jogo em que a equipa da terra do Major, nunca foi uma ameaça para a formação orientada pelos Professores João Lucas e João Pedro

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Programa TUTORUM - Catarina Dias


Entrevista publicada no Jornal UMdicas
(www.dicas.sas.uminho.pt)


Catarina Dias, 19 anos, aluna do 1º ano de Eng. Biomédica, capitã da equipa de voleibol senior feminino do SCBraga. Após ter representado as Selecções Nacionais de Cadetes e Juniores em poules de apuramento para os Campeonatos da Europa e do Mundo, esta jovem atleta teve a sua consagração em 2004/05 ao conquistar o Campeonato Nacional de Juniores pelo SCBraga. Vamos conhecer um pouco melhor a Catarina, que é uma de seis atletas do SCBraga, que actualmente fazem parte da equipa de voleibol da UMinho.

UMdicas - Com que idade iniciaste a prática competitiva do Voleibol e onde?
Catarina Dias - Comecei a praticar voleibol com 14 anos na escola EB 2,3 de Lamaçães.

UMd - Achas que Voleibol ajudou no teu desenvolvimento enquanto indivíduo?
CD - Sim, porque fiz grandes amizades, fez-me crescer enquanto pessoa porque fui ganhando responsabilidades e proporcionou-me viagens que me ajudaram a conhecer novos países e diferentes culturas.

UMd - Qual foi o papel da tua familia no teu percurso enquanto atleta de alta competição?
CD - Toda a minha família me apoiou e sempre incentivou a ir o mais longe possível no voleibol, mas sem nunca esquecer o lado académico.

UMd - Quantas vezes treinas por semana, e quanto tempo?
CD - Treino 5 a 6 vezes por semana durante 2 horas.

UMd - A maneira como tu lidas com a pressão e a ansiedade antes dos jogos é algo que tu consegues trabalhar e treinar, ou simplesmente é algo com que apenas lidas na hora de entrar em campo?
CD - Depende muito dos jogos. Quando são jogos importantes ou decisivos entro um bocadinho nervosa, mas vai passando com o decorrer do jogo. Senão, entro como se fosse um treino. Em qualquer dos casos, o estado de espírito é sempre o mesmo: é para ganhar!

UMd - Qual é para ti a grande diferença entre a competição federada e a competição universitária?
CD - Na competição federada há jogos todos os fins-de-semana, por isso temos que ter aqueles treinos certinhos durante a semana. Na competição universitária os jogos decorrem por torneios de apuramento, são alguns dias sempre a jogar. Mas tanto numa competição como noutra o objectivo é o mesmo: sermos campeãs.

UMd - O facto de jogares no SCBraga condicionou a tua escolha de Universidades quando concorreste? Porque?
CD - Também. Apesar de sempre ter querido entrar na UMinho, por ser uma academia de grande notoriedade, o facto de treinar cá em Braga também influenciou a minha decisão.

UMd - Para muitos atletas de alta competição torna-se difícil conciliar os estudos com a prática desportiva. Como é que tu consegues gerir esta nem sempre fácil “relação” ?
CD - É preciso abdicar de muita coisa. Os tempos livres que temos são quase sempre para estudar. Muitas vezes não podemos sair com os amigos porque no dia seguinte temos treino ou jogo.

UMd - A UMinho iniciou em Portugal um programa pioneiro no que diz respeito ao apoio aos atletas de alta competição, o TUTORUM. O que pensas desta iniciativa e do programa em si?
CD - Penso que é uma boa forma de ajudar os atletas de alta competição, pois estes perdem bastante tempo com a prática da sua modalidade, e o tutor acaba por ser um elemento fundamental nesse apoio.

UMd - Em que áreas já recebeste apoio através do Tutorum?
CD - Proporcionou na flexibilidade no prazo de entrega de trabalhos e nas justificações de faltas.

UMd - Os teus objectivos pessoais passam por uma carreira profissional no Voleibol ou os estudos vêm em primeiro lugar?
CD - Ambas são prioridades na minha vida. Quero ir o mais longe possível no voleibol, mas também quero tirar o meu curso.

Entrevista a Sara Barata


Sara Barata é daquelas atletas para quem a palavra voleibol é sinónimo de sonho. O seu desejo de jogar o jogo pelo jogo, apenas pelo prazer que este lhe dá, é algo que se pode ver cada vez que esta miúda de 17 anos tem em suas mãos uma bola de voleibol.

Com que idade é que iniciaste a prática competitiva do Voleibol e onde?
Em Santiago do Cacem quando tinha 9 anos, no Juventude Atlético Clube (JAC)

Achas que Voleibol ajudou no teu desenvolvimento enquanto indivíduo?
Sim. Graças ao voleibol sinto-me uma pessoa mais forte e mais segura de mim mesma. As amizades que fiz através do desporto, na equipa, são algo de grande importância para mim.

Qual foi o papel da tua família no teu percurso enquanto atleta de alta competição?
Apoiou-me sempre em todas as minhas decisões, inclusivamente na de vir cá para Braga jogar. Os meus pais adoraram a ideia de eu poder fazer aquilo que gosto, de perseguir o meu sonho, aliás, eles quase me obrigaram a vir (risos)!

Como é que surgiu a oportunidade de representares o SCBraga?
Tudo começou numa brincadeira da esposa do treinador, o Prof. Lucas, e de uma amiga de minha mãe (com quem actualmente estou a viver). Elas estavam a ver o jogo do meu clube de então, o JAC, com SCBraga, e que acharam que eu era uma boa aquisição para o clube e assim foi!

Relativamente ao processo de adaptação e integração na equipa, como o descreverias?
Acho que foi óptima, tanto a adaptação como a integração. Todas as jogadoras fizeram com que fosse fácil para mim, fui muito bem recebida, só tenha a agradecer a todas elas. Sou a “pequenininha” da equipa, por ser a mais nova.

A maneira como tu lidas com a pressão e a ansiedade antes dos jogos é algo que tu consegues trabalhar e treinar, ou simplesmente é algo com que apenas lidas na hora de entrar em campo?
Nos treinos não preciso tanto lidar com esses factores…mas nos jogos penso que é normal estar nervosa (às vezes demasiado nervosa)! Para lidar com isso nada faço…apenas jogo e com o correr do jogo abstraio-me de tudo deixando também os nervos fora do campo…

Agora que está terminado o Campeonato Regional e se iniciou a 1ª Fase do Campeonato Nacional, que balanço fazes da prestação da equipa e da tua individualmente?
A prestação da equipa tem sido boa, estamos fortes, e temos vindo a evoluir de jogo para jogo. Em termos individuais, desde que vim para Braga evolui bastante tecnicamente e tacticamente devido ao trabalho do Prof. Lucas e do Prof. João.

Quais são as tuas expectativas em termos competitivos para este ano?
Como temos uma boa equipa, espero ganhar o campeonato e subir à A2

Ver-te-ias num futuro próximo a envergar a camisola do SCBraga na A1?
Era bom que me vissem........ Porque eu via-me! E nada é impossível quando existe empenho e dedicação.

Para muitos atletas de alta competição torna-se difícil conciliar os estudos com a prática desportiva. Como é que tu consegues gerir esta nem sempre fácil “relação”?
É uma questão de saber gerir bem o tempo, e aproveitar todos os momentos livres em que não esteja a treinar, na escola ou em explicações, para estudar. Devido a isto basicamente não tenho quase tempo para mais nada

Para o ano vais entrar na Universidade. Quais são as tuas expectativas para esta nova etapa da tua vida, e como achas que o Voleibol irá encaixar nela?
Talvez seja um pouco complicado, porque ainda não sei se ficarei a estudar em Braga ou se irei estudar para o Porto, uma vez que ainda não decidi o curso que irei escolher. Mas, independentemente da escolha que fizer, uma coisa sei…o voleibol irá
fazer parte da minha vida!

Entrevista a Cátia Faria




Cátia Faria é o estereótipo da atleta metódica, sempre consciente das suas responsabilidades e deveres para com a equipa, para com o treinador, e para consigo própria. Formada nas escolas do AVC, esta jovem é um exemplo de como com muito trabalho e dedicação é possível ser-se uma atleta de alta competição e ter sucessos nos estudos.

Com que idade é que iniciaste a prática competitiva do Voleibol e onde?
Foi aos 12 anos, no Académico Voleibol Clube (AVC) de Famalicão, onde fui campeã nacional em juvenis e juniores.

Achas que Voleibol ajudou no teu desenvolvimento enquanto indivíduo?
Sem dúvida que foi um factor determinante no meu desenvolvimento enquanto indivíduo. Tudo o que aprendi, tudo o que me foi incutido no voleibol está sempre presente no meu quotidiano. O voleibol ensinou-me a trabalhar em grupo, a respeitar e ajudar os meus colegas, a traçar objectivos e a lutar por eles, dando sempre o meu melhor, mesmo quando as coisas não correm tão bem. Criei um espírito de sacrifício muito maior. Por todos estes motivos, penso que o voleibol me tornou uma pessoa mais “forte”, muito mais capaz de enfrentar os desafios da vida.

Qual foi o papel da tua família no teu percurso enquanto atleta de alta competição?
A minha família de início não me encorajou e apoiou verdadeiramente, apesar de nunca me ter proibido de praticar do voleibol. Era difícil para eles compreender porquê que era necessário ocupar tanto tempo com o voleibol, já que desde o início sempre tive bastantes treinos. Preferiam que ocupasse o meu tempo com coisas que consideravam mais úteis, e isso é compreensível porque, como nenhum dos meus pais cresceu ou viveu dentro de um ambiente desportivo, não percebiam que o voleibol poderia proporcionar-me todas as coisas boas que até agora me aconteceram. Depois de terem percebido o quanto o voleibol era importante para mim, ai começaram a dar-me apoio, apesar de não ser um apoio incondicional.

Como é que surgiu a oportunidade de representares o SCBraga?
Surgiu este ano, quando decidi que não dava para continuar no AVC, devido há incapacidade em conciliar os estudos com o ritmo da A1. Foi então que surgiu a hipótese de vir para o SCBraga, o que me permitiu conciliar os estudos com o voleibol. Para além disso, este é projecto ambicioso e a equipa técnica actual é um garante de qualidade.

Relativamente ao processo de adaptação e integração na equipa, como o descreverias?
Fiquei surpreendida. Inicialmente estava receosa, porque entre o AVC e o SCBraga sempre houve muita competitividade, e não estava há espera de ser tão bem recebida como fui. Elas foram impecáveis, dando-me sempre apoio, pelo que me integrei muito rapidamente. Agora sou mais uma amiga.

A maneira como tu lidas com a pressão e a ansiedade antes dos jogos é algo que tu consegues trabalhar e treinar, ou simplesmente é algo com que apenas lidas na hora de entrar em campo?
Na verdade, sempre tive alguma dificuldade em lidar com a pressão e ansiedade antes e mesmo durante os jogos, principalmente quando era mais nova. Agora sinto-me bastante mais controlada, acho que sinto uma ansiedade saudável, sinto o nervosismo normal e necessário para a competição. Claro que há jogos e jogos, e quando são muito importantes, tenho mesmo que arranjar estratégias para me controlar mesmo antes do jogo, para que em campo nada interfira na minha prestação.

Agora que está terminado o Campeonato Regional e se iniciou a 1ª Fase do Campeonato Nacional, que balanço fazes da prestação da equipa e da tua individualmente?
Em relação à equipa, penso que estivemos bem. Obviamente que houve certos jogos em que fomos um pouco abaixo, mas acho que isso é normal e até fez bem à equipa, pois fez-nos aperceber onde poderíamos melhorar. Em relação a mim, não estou desgostosa, mas também não estou completamente satisfeita. Penso que sou capaz de fazer mais e melhor, mas se calhar o cansaço também me tem condicionado um pouco.

Quais são as tuas expectativas em termos competitivos para este ano?
Subir à A2 com o título de campeãs nacionais da segunda divisão.

Para muitos atletas de alta competição torna-se difícil conciliar os estudos com a prática desportiva. Como é que tu consegues gerir esta nem sempre fácil “relação”?
Posso dizer que não é nada fácil principalmente quando procuro obter bons resultados, tanto no voleibol como na universidade, o que nem sempre se torna possível, pois o tempo começa a ser escasso para tanta coisa. Penso que é muito difícil obter o rendimento desejado nos dois lados, apesar de dar sempre o meu máximo. Tento gerir sempre o meu trabalho, de forma a compensar os dois lados, lutando contra a exaustão e o cansaço nos momentos de aperto. É preciso determinação, espírito de sacrifício, muita vontade, e claro, muita organização para conciliar a pratica desportiva com os estudos.

Dentro em breve irás concluir a tua licenciatura. Como achas que o voleibol se irá encaixar na tua vida ao entrares no mercado de trabalho?
Apesar de ser um pouco pessimista relativamente a este assunto, gostaria de ter o meu trabalho, e no fim do dia jogar o meu voleibol, embora esteja consciente de que me será muito difícil conciliar ambos se o SCBraga estiver na A1

SCBraga vinga derrota


A equipa feminina de voleibol sénior do SCBraga vingou a sua primeira derrota da época ao vencer por 3-0 em casa, a equipa do CD Póvoa num jogo extremamente emotivo e disputado.

Quem esteve presente nas bancadas do Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, teve a oportunidade de assistir a um duelo entre duas das equipas de ponta deste Campeonato Nacional Feminino da II Divisão.

Para ambas as equipas, apenas a vitória interessava. O SCBraga, perante o seu público, e com uma equipa que se sustenta num voleibol mais técnico/táctico ofensivamente, encontrou no CD Póvoa um adversário à sua altura.

As poveiras, muito fortes no capítulo da recepção, basearam todo o seu jogo numa lógica de parada e resposta, procurando sempre o “side-out”. Este facto levou a que houvessem longas jogadas de voleibol e muita sustentação de bola, o que naturalmente veio dar outro “elan“ ao espectáculo.

A história de cada um dos 3 sets (25-23; 25-21; 25-23) foi muito semelhante: com o CD Póvoa a ganhar vantagem na parte inicial dos sets, o SCBraga a responder, a conseguir equilibrar o resultado e a ganhar ligeira vantagem a partir dos 20 pontos. Para os amantes do motociclismo, neste jogo, o SCBraga fez relembrar o Pentacampeão do mundo em 500cc, Michael Doohan, que iniciava sempre as suas corridas de trás para a frente, estudando os seus adversários. Nas últimas voltas, acelerava a fundo e fazia a sua marcha triunfal para gáudio da sua “aficion”.

Apesar do 3-0 favorável à equipa arsenalista não deixar transparecer a emotividade presente ao longo 77 min. de jogo, este acabou por ser um valiosos teste às jovens atletas comandadas pelo Prof. João Lucas. Nunca quebrando psicologicamente nos momentos chave da partida, souberam sempre lidar com a pressão e dar a volta por cima, mostrando a força do seu colectivo.

A nível do bloco o Braga fez talvez o seu melhor jogo da época, aproveitando da melhor maneira a maior lentidão e previsibilidade do ataque poveiro; a nível da recepção a equipa continua a manifestar grande confiança e eficácia e a facilitar o trabalho da distribuidora Catarina Dias; no ataque ficou provado a maior eficácia ofensiva das bracarenses sobretudo quando tacticamente foram explorados os pontos mais fracos do bloco adversário. Apenas uma palavra de reparo para os muitos serviços falhados pelas bracarenses e para uma distribuição regular e de bom nível mas que na nossa opinião arriscou, combinou e variou pouco.

Outro facto a evidenciar nesta partida, é o de na formação inicial do SCBraga, 3 das 7 atletas serem ainda juniores, o que vem realçar o excelente trabalho de formação que tem sido efectuado nos escalões de formação do clube e na Escola de Lamaçães.


7 Inicial: Alexandra Fernandes (Libero); Kariny Silva (Entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).
Jogaram ainda: Filipa Vilaça e Vera Silva

Em jogo a contar para o Campeonato Nacional Feminino da II Div., Fase 1ªB – Norte, o SCBraga deslocou-se a casa do SC Senhora da Hora onde venceu a equipa local por 1-3, após se recompor do susto do 1º set.

O SC Senhora da Hora que após ter derrotado na jornada anterior uma das equipas mais fortes desta fase (CD Póvoa), apresentava-se como um duro teste à equipa arsenalista. Ciente das dificuldades que esta equipa lhe poderia causar, o Prof. João Lucas pediu sempre muita concentração e calma às suas jogadoras para este embate.

Com um serviço muito agressivo e quase sem falhas, a equipa da casa surpreendeu por completo a sua adversária. Criando muitas dificuldades à recepção e à consequente construção ofensiva, ao que se juntou o desacerto atacante de algumas atletas bracarenses, as jogadoras de Matosinhos alcançaram uma confortável vantagem que souberam gerir até ao final do set. Só na parte final deste é que as comandadas de João Lucas se conseguiram adaptar ao serviço adversário e começaram aos poucos a fazer valer a sua maior capacidade atacante.

Após a derrota no 1º set por 25-22, assistimos no 2º set a um Braga mais agressivo no serviço, mais eficaz na recepção e a conseguir impor o seu jogo de ataque, vencendo facilmente por 16-25.

No 3º set o Senhora da Hora ainda esboçou alguma reacção (22-25), mas no set seguinte o Braga pôs um ponto final na contenda, tendo esmagado as adversárias por uns expressivos 11-25.

Apesar da derrota no 1º set, o SCBraga soube reagir e unir esforços de modo a levar de vencida a equipa do Senhora da Hora por 1-3 alcançando a 2ª vitória nos dois jogos já realizados desta 1ª fase B-Norte do Campeonato Nacional da II Div. Foi mais uma vitória sem contestação e que deixou bem vincada a posição de força da equipa arsenalista.

Destaque para a exibição da estreante Kariny Silva, que não se amedrontou com a passagem para um nível superior de competição e que na rede se cotou como a melhor pontuadora bracarense, mostrando que a grave lesão que a importunou está definitivamente ultrapassada.

7 inicial: Xana Fernandes (Libero); Kariny Silva (Entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).Jogaram ainda: Filipa Vilaça (Entrada)

SCBraga x CD Póvoa

Na próxima jornada o SCBraga vai receber no sábado pelas 16H00 no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho a equipa do CD Póvoa, num jogo que colocará em confronto duas das melhores equipas deste Campeonato Nacional da II Divisão e ambas candidatas à passagem para a fase final da competição.

No início da 2ª fase do Campeonato Nacional da II Divisão de Voleibol Feminino, zona norte, o SCBraga derrotou por 3-0 a equipa do AAS Mamede, repetindo assim o mesmo resultado dos dois jogos da 1ª primeira fase da competição.

Após o SCBraga ter vencido a 1ª Fase A, do Campeonato Nacional da II Divisão, zona norte, coube-lhe em sorte defrontar na ronda inicial desta 2ª Fase, a equipa Vice-Campeã Regional da Associação de Voleibol do Porto, a AAS Mamede.

Este jogo pôs frente a frente pela 3ª vez esta época, duas equipas com legitimas aspirações à conquista do título nacional. Após ter triunfado sobre o seu oponente por 3-0 nos dois primeiros embates, e a jogar em casa, a equipa comandada pelo Prof. João Lucas partia como favorita para mais este confronto.

A superioridade da equipa arsenalista ficou bem vincada desde o apito inicial do árbitro, com as jogadoras bracarenses a efectuarem um 1º set de excelente qualidade (25-13), demonstrando uma grande eficácia na recepção, o que facilitou todo o processo ofensivo e proporcionou um resultado desequilibrado, mas que de certa forma traduz a real diferença em todos os aspectos do jogo entre estas duas equipas.

Nos 2º e 3º sets a AAS Mamede tentou por várias vezes reagir, mas o SCBraga, ainda que sem a supremacia manifestada no 1º set, continuou a explorar as fragilidades da equipa adversária. A excelente qualidade de recepção e distribuição das atletas arsenalistas permitiu-lhes comandar, quer o ritmo do jogo quer a marcha do resultado, acabando justamente por vencerem os últimos dois parciais por 25-19 e 25-23, alcançando assim a primeira vitória desta 2ª fase da competição.

Apesar do conjunto bracarense ter assinado neste jogo uma excelente exibição, temos de destacar a excelente atitude e eficácia da libero bracarense (Xana Fernandes), a boa prestação da oposta (Cátia Faria) quer em termos defensivos quer em termos ofensivos, a regularidade impressionante da distribuidora Catarina Dias e a boa prestação de uma das promessas do voleibol bracarense a da júnior Alexis Rodrigues. Sara Barata continua a afirmar-se como uma das atletas mais valiosas nesta equipa em termos de ataque e bloco. Uma última palavra para a boa adaptação da “entrada” Filipa Vilaça às suas novas funções e para o bom desempenho de Raquel Costa que neste jogo se mostrou melhor fisicamente e mais regular e eficaz em termos ofensivos.

7 Inicial: Xana Fernandes (Libero); Filipa Vilaça (entrada); Cátia Faria (Oposta); Raquel Costa (Entrada); Sara Barata (Central); Catarina Dias (Distribuidora) e Alexandra Rodrigues (Central).

Jogaram ainda: Mariana Águas (Distribuidora) e Bárbara Julião (Central).

SCBraga fecha 1ª Fase com derrota amarga



A equipa feminina do voleibol sénior do SCBraga apesar de ter terminado esta 1ª Fase do Campeonato em 1º lugar, acabou por sofrer uma derrota algo inusitada face a um VCViana que nunca baixou os braços, e arrancou a ferros uma merecida vitória.

Quem estava presente no Pavilhão do Voleibol Clube de Viana decerto não esperaria assistir aquilo a que uma incrédula equipa técnica do SCBraga assistiu.

O SCBraga entrou bem nesta partida, vencendo sem apelo nem agravo o 1º set por 12-25. No 2º set, e já com o adversário revelando uma maior calma, a equipa comandada pelo Prof. João Lucas e Prof. João Pedro, acabaria no entanto por elevar o score para 0-2 (22-25).

À partida para aquele que seria o 3º e último set, e já com alguns espectadores a abandonar o pavilhão, a equipa arsenalista entrou em campo com uma atitude algo displicente, o que lhe haveria de custar bem caro. No final, com o 3 set favorável ao VCViana por 27-25, o jogo estava relançado.

O 4º set ficou marcado pela quebra física das atletas das atletas bracarenses, nomeadamente Raquel Costa, que tem sido uma das atletas mais influentes da equipa, e pelo crescente ascendente de uma equipa vianense que esteve muito bem a defender, e contrariou sempre as intenções adversárias.

No 5º, e último set, deu-se o descalabro. Após a quebra física, veio a quebra anímica. Jogadoras como Bárbara Julião e Marisa Simão, que normalmente não tremem, vacilaram em momentos decisivos, algum nervosismo do resto da equipa. O resultado final ficou nuns bem claros, 15-8.

Após 2h10m de jogo, o VCViana que necessitava desesperada desta vitória para acalentar a esperança de passar á fase seguinte, acabou por vencer (3-2) uma cansada equipa arsenalista para quem este jogo já nada interessava em termos de “contabilidade” (o 1º lugar já estava garantido há 2 jornadas atrás).

Apesar desta derrota não beliscar o mérito do 1º lugar alcançado nesta 1ª Fase, se o SCBraga quiser ser campeão e subir de divisão, jogos como este, com esta atitude e com este nível exibicional, não se podem tornar a repetir.
O sorteio para a próxima fase da competição decorrerá esta 4ª feira na sede a FPV

CA Trofa vence SCBraga em duelo de líderes


A equipa feminina do SCBraga depois de ter causado sensação ao eliminar a Académica, líder da A2, nos 1/16 avos de final da Taça de Portugal, deslocou-se à cidade da Trofa onde foi derrotada por 3-0, num duelo que pôs frente a frente as lideres da A1 e da II Divisão – Zona Norte.

A equipa do CA Trofa, actual detentora do Troféu e Campeã Nacional da A1, apresentou-se perante o seu público na sua máxima força, fazendo alinhar de inicio a formação com que se costuma apresentar em jogos da Liga dos Campeões Europeus de Voleibol.

O SCBraga, neste que é o seu primeiro ano de competição no escalão sénior da modalidade, e com uma equipa em que todas as jogadoras na época anterior estavam a disputar o campeonato de juniores, deslocou-se à cidade da Trofa com o objectivo de lutar ponto a ponto contra um adversário claramente superior.

No conjunto dos 3 sets que foram favoráveis ao Trofa (25-15; 25-15; 25-16), ficou bem patente a diferença de ritmo competitivo entre ambas equipas. A compleição física das jogadoras da casa permitiu-lhes ter sempre um jogo de ataque mais rápido e variado. No aspecto defensivo, com um bloco muito alto, as acções ofensivas do SCBraga esbarravam quase sempre na “parede” do Trofa..

No final, venceu a equipa mais forte e experiente. Apesar da juventude das suas adversárias, as atletas do CA Trofa demonstraram sempre um grande profissionalismo, respeitando as atletas arsenalistas, que apesar da tenra idade demonstraram que quando os processos de formação são bem planeados e estruturados, os resultados acabam por surgir.

SCBraga vence na sua deslocação às Taipas.


Defrontando uma equipa do CART necessitada de uma vitória para acalentar a esperança de se apurar para a 2ª fase do campeonato, o SCBraga, sempre de gás a fundo, venceu e convenceu, fixando mais uma vez o resultado final num claro e contundente 3-0 (14-25; 15-25; 17-25).

A equipa arsenalista nesta recta final da 1ª Fase do Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte, tem-se apresentado sempre muito concentrada em todos os jogos, e aos poucos vem revelando uma notória melhoria no capítulo da recepção.

Frente ao CART, as atletas arsenalistas, que comandadas inicialmente no vértice ofensivo pela capitã e distribuidora, Catarina Dias, e depois pela também distribuidora, Mariana Águas, estiveram acutilantes no capitulo do “side-out” e da transição. Esta acutilância no entanto só se torna possível, e como já foi referido previamente, devido à excelente recepção, que permite variar e acelerar os processos de ataque da equipa.

No final desta partida arbitrada pela dupla Paulo Costa e Paulo Vitorino, da Associação de Voleibol de Braga, a equipa comandada por João Lucas assegurou desde já, e quando ainda faltam 2 jornadas para o término da 1ª Fase do Campeonato, a sua presença na próxima etapa da competição.

Na luta pelos 2 restantes lugares que dão acesso à 2ª Fase, estão as 2 equipas que o SCBraga vai defrontar nos próximos dias 15 e 21 de Janeiro: Custoias FC (casa) e VC Viana (fora).

Após a tradicional pausa do campeonato devido à quadra natalícia, o Braga regressa à competição apenas em 2006, e para compromissos da Taça de Portugal. Fazendo-se deslocar à Trofa, a turma arsenalista irá defrontar no dia 14 de Janeiro a equipa local, actual detentora do troféu, e Campeã Nacional da A1.

SCBraga vence Gueifães B


A jogar em casa, e frente a uma frágil equipa do Gueifães, a equipa sénior do SCBraga alcançou uma vitória fácil. A diferença qualitativa entre as duas equipas ficou bem espelhada no resultado dos 3 sets conquistados pelas atletas arsenalistas: (25-13) (25-15) (25-20).

Fazendo alinhar o 6 inicial que derrotou o 2º classificado no seu próprio terreno, o AAS Mamede, a equipa técnica do Sporting de Braga aproveitou este jogo frente ao Gueifães B para rodar alguns elementos do plantel que não têm jogado com tanta frequência nesta primeira fase do campeonato.

Os dois primeiros sets desta partida ficaram marcados por alguns momentos de bom voleibol, contrastando com o pouco discernimento demonstrado pela equipa bracarense no 3º set. Ainda durante o decorrer do 1º set, o prof. João Lucas fez sair a distribuidora e capitã, Catarina Dias, colocando em Mariana Águas a responsabilidade de comandar o jogo ofensivo da equipa.

Este jogo caracterizou-se também pelo elevado número de serviços falhados pela equipa adversária, e pela boa colocação do serviço por parte das atletas bracarenses.

Quem esteve sempre activa ao longo de toda a partida, foi a claque dosUltras de Gualtar, que de uma forma ordeira (bom exemplo dado por este grupo de jovens), com os seus cânticos e boa disposição, mantiveram o seu apoio incondicional à equipa.

No final da partida, o prof. João Lucas confessou que esta partida apesar do fraco nível competitivo, acabou por ser um bom momento para a descompressão da equipa.

Pelo Braga alinharam de início: Bárbara Julião, Catarina Dias, Sara Barata, Paula Teixeira, Cátia Faria, Raquel Costa e Xana Fernandes.Entraram ainda: Filipa Costa, Filipa Vilaça, Andreia Silva, Mariana Águas e Vera Silva.

Voleibol do SCBraga regressa às vitórias em S. Mamede



Depois da única derrota da época, o SCBraga voltou à senda das vitórias, indo ganhar a casa do segundo classificado, o A.A.S. Mamede, por uns claros e contundentes 3-0, repetindo assim o resultado da primeira volta.

Partindo para a 9ª jornada líder isolada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, a equipa de voleibol sénior do SCBraga demonstrou em S. Mamede que a derrota algo acidental face ao C.D. da Póvoa não beliscou sequer a confiança das atletas arsenalistas.

Fazendo entrar pela primeira esta época, na equipa titular, a atleta Paula Teixeira, em detrimento de Marisa Freitas, o prof. João Lucas procurou deste modo dar mais consistência à equipa no sector ofensivo.

Em plano de destaque neste capítulo, está Sara Barata. A jovem atleta alentejana e recém chegada ao SCBraga, vai deixando a sua marca nas equipas adversárias através um poderoso braço esquerdo, que neste último jogo foi, pura e simplesmente, imparável.
A juntar à sua rápida progressão técnica, e à boa integração pessoal e desportiva no seio da equipa, está o cada vez maior entrosamento com a capitã, e passadora, Catarina Dias.
Em plano ascendente de forma, está também a central, Cátia Faria, que neste jogo, fez a sua melhor exibição da época.

Apesar de algumas dificuldades na recepção, que impediram uma maior rapidez de processos na vertente ofensiva do jogo da equipa, e da dificuldade em por vezes parar os ataques à linha por parte das adversárias, as atletas arsenalista estiveram em bom plano, finalizando todos os sets, pelo mesmo parcial: 25-19.

Pelo SCBraga alinharam de início: Bárbara Julião, Catarina Dias, Sara Barata, Paula Teixeira, Cátia Faria, Raquel Costa e Xana Fernandes.
Entraram ainda: Filipa Costa, Filipa Vilaça, Andreia Silva, Mariana Águas e Vera Silva.
10ª Jornada: SCBraga x GDC Gueifães B
Domingo pelas 17 horas, no Pavilhão Desportivo da UMinho, o SCBraga recebe o Gueifães B, numa partida a contar para a 10ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional da II Divisão.

Taça de Portugal
Depois de ter eliminado a Académica (equipa que milita na A2) nos 16 avos de final da competição, o SCBraga vai defrontar a equipa do CA Trofa, nos oitavos de final. O sorteio da Taça de Portugal ditou que no próximo dia 14 de Janeiro, na Trofa, o SCBraga defrontasse aquela que é apenas, a melhor equipa da A1.
Actuais campeãs nacionais e ainda sem derrotas na época 2005/06, esta equipa recheada de atletas de craveira, sendo algumas internacionais brasileiras e portuguesas, encontra-se neste momento a disputar a Liga dos Campeões.

SCBraga perde primeiros pontos da época face ao CD Póvoa



O SCBraga sofreu a sua primeira derrota da época, face a uma equipa do CD Póvoa que trouxe a lição bem estudada. Num jogo impróprio para cardíacos, a equipa Poveira acabaria por triunfar no 5º e decisivo set.

A equipa arsenalista, que depois de uma primeira volta do campeonato sem sofrer qualquer derrota, ou perder sequer um set, acabou por perder um jogo que poderia, e deveria ter sido seu.

A equipa do CD Póvoa, que se apresentou no Pavilhão da Universidade do Minho, apresentava alterações relativamente à equipa que o SCBraga derrotou por 0-3 na primeira volta do campeonato. Com um serviço sempre muito colocado e uma boa ligação bloco/defesa baixa, as atletas poveiras souberam também explorar muito bem as situações de ataque à linha.

Por sua vez, o jogo de ataque da equipa bracarense passou em demasia por 2 jogadoras, Raquel Costa e Sara Barato, o que o tornou previsível e algo repetitivo (a qualidade da recepção ao longo do jogo, também contribui para este facto). A juntar a isto, a um bloco que tardou em acertar e alguns erros tácticos que foram ocorrendo de forma sistemática, a equipa falhou em 2 momentos cruciais do jogo. O primeiro momento, foi quando se perdeu o 1º set, estando este em 24-24. O segundo momento, foi quando no 5º set, e com um resultado favorável de 14-12, se permitiu a reviravolta no marcador (14-16), e consequente derrota.

Apesar desta derrota, as jogadoras Sara Barato e Raquel Costa, estiveram em plano de destaque ao marcarem respectivamente, 33 e 32 pontos. Em plano de destaque esteve também a capitã, Catarina Dias, que apesar de se ressentir de uma lesão contraída no jogo da taça frente à Académica, procurou sempre servir nas melhores condições as suas colegas.

Um facto curioso a assentar deste jogo, é que o SCBraga fez mais 11 pontos que o CD Póvoa, e no entanto acabou por perder o jogo.

Pela equipa do SCBraga alinharam de início: Sara Barato (33 pts), Raquel Costa (32 pts), Bárbara Julião (8 pts), Catarina Dias (6 pts), Vera Silva, Cátia Faria (12), Xana Fernandes (Libero).
Jogaram ainda: Filipa Vilaça, Marisa Simão (8 pts), Andreia Silva, Mariana Águas e Paula Teixeira.

SC Braga derrota Académica e qualifica-se para os oitavos-de-final da Taça


O Sporting Clube de Braga continua a sua marcha triunfal no ano de estreia em competições do escalão sénior. Desta vez, num jogo a contar para os 1/16 de final da Taça de Portugal, a equipa arsenalista derrotou a equipa da Associação Académica de Coimbra, que milita na A2, por 3-2.

A jogar em casa e com o público a comparecer em força ao Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, estavam reunidas todas as condições para mais uma vez as atletas bracarenses fazerem história.

Frente a uma experiente equipa da Académica que se encontra a disputar o campeonato sénior da A2, a chave para a vitória esteve no tridente Catarina Dias / Sara Barata / Xana Fernandes. Com a distribuidora e capitã sempre a colocar a bola o mais possível fora do bloco, a central Sara consecutivamente a encontrar soluções para o ultrapassar e com a libero, Xana a receber tudo o que era ataque adversário, a equipa encontrou nestas três jogadoras um pilar que jamais estremeceu.

Vencendo o 1º e o 3º parcial (25:17, 25:19), sempre com um serviço muito agressivo e colocado e com boas combinações no meio da rede, a equipa comandada pela dupla técnica, João Lucas e João Silva, haveria no entanto de perder o 2º e o 4º sets (15:25, 14:25). Nestes sets, a qualidade da recepção oscilou, e a ligação bloco/defesa baixa, nem sempre foi a melhor, o que somado ao nervosismo de algumas jogadoras, acabaria por custar os 2 sets à equipa arsenalista, e levar o jogo para o 5º e decisivo set.

Na ‘negra’, mais uma vez a atleta Sara Barata esteve em grande. Tendo já obrigado o treinador da Académica a fazer alterações tácticas na equipa, acabaria por marcar vários pontos em alturas cruciais deste 5º set.Com o resultado em 14-9, favorável à equipa anfitriã, a capitã Catarina Dinamene serviu e no Pavilhão Universitário houve uma explosão de alegria. Com um serviço muito colocado, a capitã marcou o ponto da vitória e colocou a equipa do SC Braga nos oitavos de final da Taça de Portugal.

No final, o Prof. João Lucas acabaria por confidenciar que esta tinha sido uma vitória justa, e que agora o próximo desafio seria tentar chegar aos quartos de final da Taça de Portugal. Neste jogo é também de destacar a estreia da júnior, Xana Rodrigues, em representação da equipa sénior.

Pela equipa do Sporting Braga alinharam de início: Sara Barata, Raquel Costa, Bárbara Julião, Catarina Dias, Marisa Simão, Cátia Faria, Xana Fernandes (Libero).Jogaram ainda: Filipa Vilaça, Vera Silva, Filipa Costa, Mariana Águas e Xana Rodrigues.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Equipa sénior cumpre 1ª volta do campeonato só com vitórias


A equipa sénior comandada pelos professores João Lucas e João Silva, no fim-de-semana de 26 e 27 de Novembro, passou com distinção no teste da jornada dupla, derrotando por 3-0, as equipas do Custoias e do VC Viana.

Custoias x SC Braga
No primeiro jogo, e face a uma aguerrida equipa do Custoias, o Sporting Clube de Braga teve algumas dificuldades em impor o seu estilo de jogo, não devido à oposição das adversárias, mas sim por algo com o qual não contava: o frio.

Num pavilhão com péssimas condições para a prática do voleibol, o principal adversário das atletas bracarenses foi o intenso frio que se fez sentir.Após um 1º set em que o marcador fechava em 15-25, a equipa minhota ressentiu-se da paragem entre os sets e consequente arrefecimento, tendo ganho o segundo set tangencialmente pelo parcial de 25-27. No terceiro, e derradeiro set, as atletas minhotas demonstraram a sua superioridade técnico/táctica e confirmaram o 5º triunfo consecutivo da temporada, ao fechar o set com um esclarecedor 18-25.

Pelo Braga, no sete inicial alinharam as atletas: Raquel Costa (10 pontos), Sara Barata (8 pts), Marisa Simão (7 pts), Cátia Faria (5 pts), Bárbara Julião (5 pts), Catarina Dias (3 pts); Xana Fernandes (Libero).Jogaram ainda: Filipa Vilaça (2 pts); Vera Silva (1 pto). Andreia Silva; Mariana Águas e Paula Teixeira.

SC Braga x VC Viana
No último jogo da primeira volta, o Viana demonstrou que trazia a lição bem estudada. Servindo tacticamente, procurou retirar a bola das melhores receptoras e complicou bastante o “side-out” do Braga.
Ao aperceber-se dos sinais de cansaço em algumas jogadoras, o prof. João Lucas operou as alterações tácticas necessárias, que se vieram a mostrar as mais acertadas. Com as entradas em campo de Filipa Vilaça e a Vera Silva, a equipa ganhou mais consistência e tranquilidade.
Apesar da resistência oferecida pela equipa adversária, e por algum desacerto da capitã e distribuidora bracarense, a equipa arsenalista nunca facilitou, alcançando o que acabaria por ser uma vitória fácil (25-19; 25-17; 25-19), numa partida em que esteve sempre no comando das operações.
Nas bancadas estiveram presentes os Ultra de Gualtar, que para além de apoiarem a equipa, puderam também festejar o final de uma primeira volta em que o Braga venceu todas as seis partidas disputadas por 3-0, alcançado um impressionante “score” de 18-0 em sets.
O sete inicial bracarense foi constituído por: Sara Barata (10 pts), Raquel Costa (6 pts), Bárbara Julião (3 pts), Catarina Dias (1 pto), Marisa Simão, Cátia Faria, Xana Fernandes (Libero).Jogaram ainda: Filipa Vilaça (6 pts), Vera Silva (3 pts), Filipa Costa (1 pto), Andreia Silva e Mariana Águas.

Voleibol Feminino do Braga “cilindra” Gueifães



O SC Braga continua a sua marcha triunfal no Nacional da 2ª Divisão, tendo derrotado no passado domingo, na Maia, a equipa do GDC Gueifães B, por um contundente 3-0.

Este, que foi o terceiro jogo da equipa minhota no seu ano de estreia no escalão sénior, ficou marcado pela boa exibição das atletas bracarenses, que frente a uma aguerrida, mas algo frágil física e tacticamente equipa do Gueifães, nunca facilitaram, demonstrando sempre elevados níveis de concentração.

Ao longo dos três sets, a equipa comanda pelos professores João Lucas e João Silva, demonstrou um voleibol de bom recorte técnico, algo que ficou bem espelhado no resultado dos três parciais: 25-11; 25-15; 25-12.

A equipa do Gueifães demonstrou sérias lacunas ao nível do bloco e do ataque, o que prontamente foi aproveitado pelas atletas do Braga, que selaram esta vitória em apenas 67 minutos (duração algo anormal num jogo desta modalidade)!

Em plano de destaque por parte da equipa bracarense estiveram as atletas Sara Barato e Raquel Costa, que tiveram um elevado índice de aproveitamento na zona de entrada. O sete inicial foi composto pelas atletas: Bárbara Julião (3), Marisa Simão (4), Cátia Faria (6), Raquel Costa (10), Sara Barato (10), Catarina Dias (13) e Xana Fernandes (1 Libero). Jogaram ainda: Filipa Costa (2), Filipa Vilaça (5), Andreia Silva (7), Mariana Águas (8) e Paula Silva (14).

O próximo jogo irá ser disputado no dia 12 de Novembro, pelas 16h00, indo o Braga receber na sua nova casa, Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, a equipa do Taipense.

Nuno Gonçalves